8 de outubro de 2013

Entrevista com Bergoglio

Todos sabemos que na internet tem muita fraude, muita falsa identidade, muito fake, muito texto apócrifo. Alguns até bem redigidos e com boas ideias e abordagens bem feitas.

Pelo remetente, pois recebo muitos destes textos falsos, atribuídos a escritores ou jornalistas conhecidos, faço uma triagem destas mensagens. Se todos fossem verdadeiros, imagino que o Veríssimo e o Jabour, por exemplo, deveriam escrever 1.000 laudas diárias.

Ontem recebi (e mantenho em arquivo) o que seria uma entrevista realizada com o então cardeal Bergoglio, na Argentina, antes de ser eleito papa.

A entrevista não teria sido publicada porque o jornalista (socialista) teria ficado frustrado com as respostas de Bergoglio. Teria sido assim (tudo no condicional, viram?): 
  
"O jornalista, tentando embaraçar o Cardeal, perguntou-lhe o que ele pensava sobre a pobreza no mundo.

O cardeal respondeu:

- Primeiro na Europa e agora nas Américas, alguns políticos têm se dedicado a endividar as pessoas, fazendo com que fiquem dependentes. 

- E para quê?

- Para aumentar o seu poder. Eles são grandes especialistas em criação de pobreza e isso ninguém questiona. Eu me esforço para lutar contra esta pobreza. A pobreza tornou-se algo natural e isso é ruim.Minha tarefa é evitar o agravamento de tal condição. As ideologias que produzem a pobreza devem ser denunciadas. A educação é a grande solução para o problema. Devemos ensinar as pessoas como salvar sua alma, mas ensinar-lhes também a evitar a pobreza e a não permitir que o governo os conduza a esse estado lastimável.

O repórter pergunta:

- O senhor culpa o governo?

- Eu culpo os políticos que buscam seus próprios interesses.
Vocês (socialistas) e suas políticas, são a causa de 70 anos de miséria, e são  culpados de levar muitos países à beira do colapso. Vocês acreditam na redistribuição, que é uma das razões para a pobreza.Vocês querem nacionalizar o universo para poder controlar todas as atividades humanas.  Vocês destroem o incentivo do homem, até mesmo para cuidar de sua família, o que é um crime contra a natureza e contra  Deus. Esta vossa ideologia cria mais pobres do que todas as empresas que vocês classificam de diabólicas. As pessoas dominadas pelos socialistas precisam saber não têm que ser pobres.

Nova pergunta:

- E a América Latina? O senhor quer negar o progresso conseguido?

Responde Bergoglio: - O império da dependência foi criado na Venezuela por Hugo Chávez, com falsas promessas e mentindo para que se ajoelhem diante de seu governo. Dando peixe ao povo, sem lhes permitir pescar. Se na América Latina alguém aprende a pescar é punido e seus peixes são confiscados pelos socialistas. A liberdade é castigada. Você fala de progresso e eu falo de pobreza. Temo pela América Latina. Toda a região está controlada por um bloco de regimes socialistas, como Cuba, Argentina, Equador, Bolívia, Venezuela, Nicarágua. Quem vai salvá-los (a América Latina) dessa tirania?

Acusa o jornalista:

- O senhor é capitalista. 

Bergoglio: - Se pensarmos que o capital é necessário para construir fábricas, escolas, hospitais, igrejas, talvez eu seja capitalista. Você se opõe a este raciocínio?

- Claro que não, diz o repórter, mas o senhor não acha que o capital é retirado do povo  pelas corporações abusivas?

- Não, eu acho que as pessoas, através de suas escolhas econômicas, devem decidir que parte do seu capital vai para esses projetos. O uso do capital deve ser voluntário. Só quando os políticos se apropriam (confiscam) esse capital para construir obras públicas e para alimentar a burocracia é que surge um problema grave.  O capital investido voluntariamente é legítimo, mas o que é investido com base na coerção é ilegítimo.

- Suas ideias são radicais, diz o jornalista.

- Não. Há anos Khrushchev advertiu: "Não devemos esperar que os americanos abracem o comunismo, mas podemos ajudar os seus líderes com injeções de socialismo,até que, ao acordar, eles percebam que abraçaram o comunismo".  Isto está acontecendo agora mesmo no antigo bastião da liberdade. Como os EUA poderão salvar a América Latina,  se eles próprios se tornarem escravos de seu governo?

O jornalista  diz:

- Eu não consigo digerir (aceitar) tal pensamento.

O cardeal respondeu:

- Você está muito irritado porque a verdade pode ser dolorosa. Vocês (os socialistas) criaram o estado de bem-estar que consiste apenas em atender às necessidades dos pobres, pobres esses que foram criados por vocês mesmos, com a vossa política. O estado interventor retira da sociedade, a sua responsabilidade. Graças ao estado assistencialista, as famílias deixam de cumprir seus deveres para obterem o seu bem-estar, incluindo as igrejas. As pessoas já não praticam mais a caridade e  veem os pobres como um problema de governo.  Para a igreja já não há pobres a ajudar,
porque foram empobrecidos permanentemente e agora são propriedade dos políticos.E algo que me irrita profundamente, é o fato dos meios de comunicação observarem o problema  sem conseguir analisar o que o causa. O povo empobrece e logo em seguida vota em quem os afundou na pobreza ".



Eu não acredito nesta entrevista. Por vários motivos óbvios. Recebi o email  de uma pessoa séria que certamente também não crê na possibilidade de que a mesma  tenha sido realizada, e nestes termos acima. Mas está fazendo circular na rede porque o conteúdo é muito oportuno e faz uma analise bem pertinente da situação na América Latina.

Prefiro pensar assim porque as outras alternativas seriam: 1) quer me passar recibo de idiota, ingênuo; 2) ele mesmo seria o idiota ingênuo.

Nota: O jornalista seria Chris Mathews,  da MSNBC. Fui ao Google e ele existe, está em http://en.wikipedia.org/wiki/Chris_Matthews.
Mas isto não significa que a entrevista seja real. Até prova em contrário.




10 comentários:

Jorge Carrano disse...

Será que o primo Rick, que mora naquelas bandas do norte, conhece o jornalista em questão? Seria verossímil esta entrevista? Sabe qual é a posição política do Mathews?

Torço para que realmente o agora Papa, pense desta maneira.

Riva disse...

Isso me faz lembrar do Plano de Governo do Collor.

Eu li integralmente, e era a coisa mais perfeita que eu tinha visto na minha vida, em termos de políticas que buscam ao mesmo tempo a igualdade social, com crescimento da qualidade de vida.

(pano rápido)...RL e LZ (Red Label e Led Zeppelin)

Ricardo disse...

O Chris Mathews tem um programa na NBC intitulado "Hardball". E' muito conhecido, por fazer parte aqueles jornalistas da esquerdinha "Manhattan" (equvalente a esquerda-festiva carioca ou a esquerda caviar francesa), que tem o habito de "entervistar" qualquer um que nao tenha pensamento politico distorcido como o deles com provocacoes ate' mesmo de carater pessoal, como no texto, que e' verossimil, no entanto, como vc mencionou possivelmente mais um web hoax.Abracao, Rick.

Jorge Carrano disse...

Obrigado Rick,
A pessoa que me mandou, ressaltou no texto de encaminhamento, que ele é "socialista" e por isso, não satisfeito com o resultado de suas provocações na entrevista, em vídeo, não publicou.
Porém um estudante de Notre Dame,
que prestava serviços sociais na MSNBC, encontrou o vídeo e passou para seu professor.
Pelo visto as coisas fecham.
Abração

Freddy disse...

Eu li o texto e, independente de ter sido verídica ou não a entrevista, o conteúdo é denso.
Eu tenho um viés socialista, apesar de abominar o comunismo. Costumo dizer que gostaria de um meio termo entre socialismo e capitalismo.
No entanto, confesso que o texto mexeu comigo. Vou lê-lo e relê-lo, e não ficaria surpreso se meu viés socialista vier a diminuir sensivelmente.
Obrigado, quero dizer, abraço.
Freddy

Jorge Carrano disse...

Valeu, Freddy.

Riva disse...

Recomendo RL e LZ.
Nessa idade, não vamos a lugar nenhum com isso.
Deixemos para os mais jovens. Vamos curtir a vida que nos resta.

Jorge Carrano disse...

Certo, Riva.
Amanhã falarei de amenidades.

Freddy disse...

Depois de cuspir vespas e marimbondos na prefeitura de Niterói e na corrupção, Riva entrou na fase anos 70: Red Label e Led Zeppelin. Eu, naquela época, ia de cuba libre e Pink Floyd, Genesis, Yes.
<:o)
Freddy

Riva disse...

Isso porque estou pegando leve ....