7 de outubro de 2013

Comunismo chinês, aspectos positivos


Quando no final do ano passado assumiu a secretaria-geral do Partido Comunista  chinês, Xi Jinping alardeou que daria início a um combate sem tréguas à corrupção no país.

Quem apostou contra, como certamente fariam as pessoas que se iludiram com as promessas e ameaças feitas aqui pelo PT, antes de se aboletar no poder, "quebrou  a cara".

E se quebrasse só a cara, deveria dar-se por feliz, porque Gu Kailai, mulher de Bo Xilai foi condenada a morte. Ela não levou a sério a promessa do dirigente empossado.

Para os que não fazem da leitura um hábito, rememoro o que foi fartamente noticiado na imprensa – jornais e revistas – e nos noticiários televisivos, no final de 2012.

Xi Jinping eleito secretário-geral do Partido Comunista, assumiu a presidência da China. Desde de seu discurso inicial colocou como uma das prioridades de seu governo o fim da corrupção que se instalou no poder.

Seis meses depois suas palavras já foram traduzidas em ação e resultados práticos.

Aquele Bo Xilai, supracitado, governava Chongqing, província do país. Envolvido, junto com a mulher, a supramencionada Gu Kailai, e ainda o chefe de polícia Wang Lijun, em crime de morte e corrupção, está em vias de conhecer sua sentença.

A da mulher já saiu. Foi condenada à morte, com sursis (espécie de benefício penal), mas não escapou da prisão perpétua.

O chefe de polícia pegou 15 anos de cadeia, por abuso de poder, corrupção  e manipulação da a lei.

Bo Xilai, que era um político em ascensão,  lascou-se. Não sei qual foi a sentença dele, mas o caso como um todo, que envolveu assassinato, corrupção e manipulação da lei me lembrou o caso Celso Daniel, aqui em São Paulo. Não sei o porquê.

Mais espantosa é a sabedoria, visão de futuro e conhecimento histórico do presidente Jinping.

Segundo li, em português, na imprensa d’aqui (Estadão), um professor de ciências políticas da Universidade de Chicago, fez a seguinte análise dos fatos:

“Para muitos chineses a frustração vem crescendo não só em função da corrupção, mas porque a população vê que a desigualdade, em parte, é resultado da corrupção daqueles com acesso ao poder”.

Outra vez, por associação de ideias, lembro um caso brasileiro, ainda em discussão, envolvendo mensaleiros. Que acham?

A diferença é que o chinês, presidente Jinping, teme que a corrupção alimente um levante contra o governo. Esta análise, sobre o temor do presidente chinês, foi feita  pelo referido professor Dali Yang, da Universidade americana.

Acrescento eu que muito provavelmente Jinping conhece história, e deve ter lido a biografia de Maria Antonieta.

E as medidas anticorrupção continuam na China, além de cortes de despesas supérfluas, como concessão de honrarias e bailes de gala. Jinping deve conhecer a história do “Baile da Ilha Fiscal”, último da monarquia portuguesa no Brasil.

Na China, no momento,  muitos policiais e fiscais já foram condenados e estão cumprindo, MESMO, prisão por seus crimes.

Estes são aspectos altamente positivos do comunismo chinês.
Como aqui estes bons exemplos não são seguidos, é possível que o desfecho da insatisfação popular seja o temido por Jinping: levante popular contra o governo.

Luiz XVI e Maria Antonieta devem ser melhor estudados.
Gostaria de estar aqui para ver.

14 comentários:

Helga Maria disse...

Boas comparações com a realidade brasileira. Aqui faltariam cemitérios e cadeias para os corruptos, conforme já li.
Helga

Freddy disse...

Na minha modesta opinião, a maior parcela do que chamamos de povo no Brasil (e que infelizmente vota) é oriunda de um cenário paupérrimo em termos de educação, civilidade, ética, moral.
A parcela informada, esclarecida, é pequena e sua atuação é cerceada por essa maioria que, infelizmente mais uma vez, chegou ao poder e gostou.
Não vejo como limpar isso.
Projeto para gerações.
=8-/
Freddy

Riva disse...

Não vejo a hora de chegar em casa, uma dose de Red Label e um Led Zeppelin.

Tim Tim, amigo !

Ricardo disse...

O Carlos Frederico (Freddy?) bem falou e eu concordo totalmente. Nao ha' cmo se reverter o quadro atual pelo voto, e antes que me chamem de "milico golpista" como ja fui chamado mas nao pelos distintos colaboradores deste blog, acrescento que estive lendo uma declaracao de um General (vou enviar pro email do Big Jorge), que diz que as FA hoje esperam que o cidadao cumpra com o dever de retirar do governo aqueles muitos que prejudicam o pais e nao o inverso.
Mas, o cenario infelizmente aponta para piora. E' so' lembrar como os professores estao sendo tratados no Rio de Janeiro ou ver quem sao os candidatos ao governo do estado para suceder o execrado atual governador. Em minha opiniao todos piores que o atula que ja' e' ruim.
Veja tb por exemplo quem sao os imbecis considerados por essa midizinha como "icones culturais" . Eu nao vou citar os varios nomes porque estes icones de hoje nao tem cultura para lavar os pes, dos icones de minha epoca de jovem no Rio de Janeiro, gente como Vinicuis, Jobim, CDA, Raquel de Queiroz, Bibi Ferreira e muitos outros todos contemporaneos. As pessoas mais jovens estao sendo preparadas para viver a "Ditadura do Estado Baba'" pois nao desenvolvem a capacidade de ao menos pensar. Um abracao, Rick Carrano.

Riva disse...

Hmmm ....duas doses então ....

Anônimo disse...

Sr. Lee Kuan Yew assumiu com mão de ferro o comando de Cingapura, e, em seis meses, dos cerca de 500 mil presidiários sobraram somente 50. Todos os outros, criminosos confessos, foram fuzilados. Todo homem público (político, policial, etc.) corrupto foi fuzilado, pois existiam muitas provas contra eles.
Todos os empresários ladrões foram fuzilados ou fugiram rápido do país.
Aquela multidão de drogados que ficava dormindo nas ruas, fugiu desesperadamente para a Malásia, para não ter que trabalhar, ou seria fuzilado.
Hoje Cingapura é um dos lugares mais seguros para se morar.

Riva disse...

Hmmmm .... 4 doses será melhor ...

Freddy disse...

Eu abomino o sistema político e social da China. Passaram a coibir os casais, taxando-os pesadamente se tivessem mais de um bebê. Parece uma boa medida, num país superpovoado.
Só que a mentalidade chinesa falou mais alto e passaram a matar meninas, em feto (aborto) ou recém nascidas. A ter apenas uma criança, a mentalidade daquela m... de povo prefere que sejam homens.
Esse mero fato acima revelado (que também ocorre na Índia) me impede de julgar imparcialmente qualquer outra medida, boa ou ruim, tomada pelos chineses. Ah, sim, uma delas é não atender a leis internacionais de patentes.
=8-(
Freddy

Jorge Carrano disse...

E comem cachorros, não é Freddy?

Riva disse...

Vai um RL aí ?
Ou um vinho Cabernet Sauvignon (plebe rude) ?

Freddy disse...

Estou na fase de cervejas, e aprecio as dunkel (de cevada ou trigo) e as red ales, ao melhor estilo irlandês. Algumas ao estilo abadia também me descem bem.
Mas não me venham com cerveja de povão: brahminhas, skol redondas, itaipavas, novas ou velhas skin, antarcticas, etc etc etc.
Pior é que resolveram chamá-las de pilsen. Oh, santa heresia!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

O crime politicamente insepulto de Celso Daniel, prefeito petista de Santo André sequestrado, torturado e assassinado em janeiro de 2002.
Aposto que os governos dos USA e do Canadá, que nos espionam, sabem quem foram os mandantes e os assassinos.

Freddy disse...

Uma notícia sobre o atual comportamento chinês, saiu no blog "Page not Found" do Globo virtual:

http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2013/10/18/casal-vende-filha-para-poder-comprar-iphone-512460.asp

Chineses... Hummmph...
=8-(
Freddy

Jorge Carrano disse...

Na Wikipedia:
"Xí Jìnpíng, em chinês simplificado: 习近平; em chinês tradicional: 習近平 (Pequim, 15 de junho de 1953), é um político da República Popular da China. Xi é atualmente o principal membro do Secretariado do Partido Comunista Chinês, o presidente da China, o diretor da Escola Central do Partido, e o mais importante membro do Comitê Permanente do Politburo, que é o órgão de controle de facto do país.
Filho do político comunista Xi Zhongxun, Xi Jinping começou sua carreira política, na província de Fujian, e foi posteriormente escolhido como chefe do partido na província vizinha de Zhejiang, e depois promovido a chefe do partido de Xangai após a demissão de Chen Liangyu. Conhecido por suas posturas liberais, duro combate à corrupção, e uma franqueza e abertura quanto a reformas políticas e econômicas, Xi Jinping é o destacado líder emergente da quinta geração de líderes da República Popular da China.
Assumiu o cargo de Presidente da China a 14 de março de 2013, aquando da principal sessão legislativa do Congresso Nacional Popular.

"Xi tem doutorados em engenharia química e ciência política.
Xi foi descrito em um 2011 em um artigo do Washington Post por aqueles que o conhecem como "pragmático, sério, cauteloso, trabalhador e discreto."