10 de outubro de 2013

Fé e religião


Não tenho religião, mas tenho fé. E não é em Deus. Não pelo menos no Deus apresentado  pelas religiões como o idealizador e mestre de obras do universo.

Minha fé é depositada em São Jorge, ou na Entidade que ele representa, qualquer que seja o nome que atribuam a mesma.

Para orar, peço emprestada aos católicos, agradecendo ou pedindo, mais agradecendo do que pedindo, a oração do “Pai Nosso” porque se prestarmos  atenção,  e quem me despertou para o fato foi o João Ubaldo Ribeiro, numa crônica há alguns anos, tudo que se pode querer está lá.

Salientou, na citada crônica, o mestre baiano, vascaíno e acadêmico imortal, que tentou criar uma oração na qual pudesse expressar seus sentimentos e fazer seus pedidos. Não conseguiu nada melhor. Tudo que pretendia dizer estava contido no “Pai Nosso”.

Não concordo com a íntegra da oração, assim como não adoto a “Oração de São Jorge”, bastante conhecida e divulgada, porque não me comove o inteiro teor da mesma.

Mas os trechos “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como perdoamos a quem nos tem ofendido”  e “Não nos deixeis cair em tentação e livrai-nos do mal”, são perfeitos.

Precisamos ter coragem e sabedoria para pedir perdão por nossos erros, principalmente os conscientes, pois afinal, como disse o poeta popular,  “perdão foi feito pra gente pedir”;  e ter a humildade, o desprendimento e a vontade de perdoar àqueles que nos ofendem, porque guardar raiva, rancor, ódio não nos faz bem. 

E pedir para que não sejamos tentados a enveredar pelo caminho  da mentira, da falsidade, da ambição desmedida, na busca de vantagens imerecidas ou que levem o próximo a prejuízo, também me parece bem salutar. Daí que “não nos deixeis cair em tentação” tem sua razão de ser.

Mas se queremos ficar imunes às tentações, também é legítimo que queiramos estar protegidos do mal, da inveja, do “olho grande”, logo, o “livrai-nos de todo mal” é um dos trechos mais importantes da prece.

Em suma, penso que não conseguiria, como não conseguiu o João Ubaldo,  escrever uma breve oração contendo  tudo o que penso ser essencial,  melhor do que o já dito na prece do “Pai Nosso”.

E “o pão nosso de cada dia” fica por minha conta.

16 comentários:

Helga Maria disse...

O que eu digo: Amém ou Saravá?
É uma piada Dr. Carrano
Helga

Riva disse...

Eu diria Amen Omen, como Bem Harper.

Mas infelizmente meu momento (que até tem causado meu afastamento de debates sobre a atual situação de desordem social e econômica no nosso país) é de perplexidade diante da instituição da banalidade da morte.

Acho até que já comentei por aqui, outrora, que a maioria (o mal) sabe que a hora de se aproveitar é essa, em vida, porque depois não vem mais nada. Então, matar e roubar.

Estamos diante de um quadro mal pintado, horroroso, e não sabemos o que fazer com ele.

Em resumo, que me PERDOEM, mas não dá para exercer o Pai Nosso. Não consigo perdoar o imperdoável.

Ricardo disse...

Tem uns certos caras, que ajudam a banalizar a morte, que diriam que o autor, e os colaboradores (myself included)que postaram, sao todos infieis! E, na verdade a liberdade religiosa que so' os infieis praticam nao esta', e e' verdade de acordo com dogmas, mas esta' de acordo como aquele papo de " a casa do meu Pai tem muitas moradas". Ate' mesmo o Papa Francisco ja' sinalizou que nao e' apenas se declarando seguidor e/ou frequentando templos que se ganha uma passagem para o ceu. Portanto mais vale e' nao ser hipocrita mesmo seja' la' Sarava' ou Amen. Alias no Brasil pode ate' os dois, pois ai nesta terra tem cara que frequenta a Igreja Catolica, O Partido Comunista o Espiritismo e exige menos impostos, ou seja, nao e' que nao possa ou exista algo que proiba, mas para o bem da nossa sanidade mental, nao devemos acreditar em coisas mutuamente excludentes ou evitar a contradicao de nossa proria cognicao. E esse e' o maior problema, isso porque como tantos ja comentaram, sobre a tendencia a anarquizacao e caos que vivemos e lhes digo bem intensamente no Brasil e' puramente fruto da estagnacao da evolucao cultural e cognitiva, mas com a impressao de uma evolucao tecnologica que nao beneficia a massa apenas engana os usuarios de funcoes computacionais primarias as quais os proprios jamais serao capazes de visualizar a complexidade. Um abracao, Rick Carrano.

Freddy disse...

Crer em algo depois da morte é difícil. Fui educado católico, hoje estudo espiritismo. Creio na ação (e interferência) de espíritos, ou mais especificamente, dos pensamentos de umas pessoas sobre as outras. Portanto, não me custa juntar a elas para participar ativamente do processo, mesmo admitindo que a parte referente à reencarnação para mim é a mais difícil.

Se não acredito em reencarnação porque me juntaria a preces espíritas? Bem, a reunião de mentes em torno de um foco é algo extremamente forte, seria uma explicação científica (materialista?) para um fenômeno real, comprovado.

Telepatia, área ainda longe de uma descrição científica, pode ser a explicação para todas as religiões. Coloque-se milhões de pessoas pensando a mesma coisa e teremos aí uma quantidade impressionante de energia disponível e extremamente focada.

O que são santos? Por que rezar para eles nos ajuda? É paradoxal... Se acho que não existe vida após a morte, como imaginar que um santo, morto faz tempo, me ajudaria? Pois então, releia os parágrafos acima e terá a minha opinião sobre o assunto. Somatório de mentes acreditando na mesma coisa e atuando, para o bem ou para o mal!

O Pai Nosso é uma extraoridinária oração. A oração que Jesus nos ensinou, como se diz na missa. No entanto, carregada de pontos polêmicos. A começar pelo "que estais no céu". Por que sempre pensar que tudo que é divino está lá em cima, longe de nosso alcance? Por que não sob a terra, ou dentro de cada um?

Fico por aqui...
Amén
Freddy

Anônimo disse...

A d. Helga esqueceu do Axé.

Freddy disse...

Parei pra pensar e percebo que Carrano está entrando num terreno perigoso. Um dos ditos populares preconiza que, para se manter um bom relacionamento com as pessoas e evitar conflitos, devemos evitar 3 assuntos: futebol, política e religião. Pois ele flertou demoradamente com os dois primeiros, agora adentra o terceiro!!
Corajoso, o homem!
rs rs rs
Abraços
Freddy

Riva disse...

Freddy, o Céu dessa oração não é o Céu celeste !
Vc realmente pensa que esse é o significado ? Nos seus parágrafos vc passou pelo Céu diversas vezes .... não percebeu ?

Freddy disse...

Céu virtual?
Isso é coisa de Internet!
=8-)
Freddy

Riva disse...

Tiro nágua, Freddy ..... ! :(

Incógnita disse...

Creio na reencarnação. Acredito que haja um princípio inteligente na criação do mundo, e o chamo de Deus. Penso também que existe um propósito em tudo que foi criado (a parte que conhecemos ou imaginamos). Por este motivo, entendo que a reencarnação seria um ato de Justiça, compatível com toda a perfeição do mundo.
Querendo, na frente de um copo de vinho, posso discorrer horas sobre minhas teorias. (brincadeirinha rsrsrs)

Riva disse...

O último comentário sobre o copo de vinho e o tema me lembra uma crônica que escrevi há muitos anos chamada O ÓCIO DA TULIPA, onde eu conversava sozinho com minha tulipa de chopp num bar qualquer de um lugar qualquer ... rsrsrs ...tudo a ver !

Freddy disse...

Acho que, entre outras coisas, a reencarnação mexe com um conceito curioso. "Re-encarnar" significa encarnar de novo, logo o cara teria de já existir antes. A cada dia nasce mais gente, portanto há que haver espíritos zero quilômetro por aí.
Alguma explicação de que eles vêm de um banco infinito de espíritos, existente não só na Terra como no Universo, é tão absurdo quanto inverossímil.
Claro que falo sem muito conhecimento de causa, dado que ainda não estudei a codificação de Kardec. Venho frequentando ultimamente palestras em centro espírita e ouvindo tudo com grande atenção.
Não me peçam fé de novo, essa eu já tive na Igreja Católica e não me convenceu no longo prazo, há pontos polêmicos em demasia.
Abraço
Freddy

Riva disse...

Freddy, vc não é mais católico ?

Jorge Carrano disse...

Riva,
Já ouviu falar em ecumenismo? (rs)
Nos dias que correm uma religião só não segura a barra. Haja Black Label!

Riva disse...

Preocupantes as imagens de ontem do Rio. A PM diz que triplicou o número de mascarados, em relação ao último evento.
Isso é ou não é guerra civil ? Tinha até dois caras mandando bala mesmo !!

Tenho a desagradável impressão que vamos realmente ter muitos problemas para a Copa, e nas eleições. O MAL vai radicalizar, querem a bagunça urbana, e estão conseguindo !

Jorge Carrano disse...

Leia o início do post http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/10/black-bloc_14.html