17 de outubro de 2013

Papo de astronomia - Infinito X Religião






Por
Carlos Frederico March
(Freddy)
Astrônomo diletante






Estava escrevendo um comentário ao post "Assuntos polêmicos", do dia 13/10/2013, quando percebi que ia me estender o suficiente para gerar um novo post. Eis me aqui, portanto!

No debate acabamos declarando que as religiões decorreriam da necessidade que as sociedades, desde tempo imemoriais, tinham de explicar o inexplicável: eventos naturais impossíveis de serem previstos ou controlados com os toscos conhecimentos que tinham. Claro, havia também um viés de controle da população por classes superiores, mas deixemos isso de lado...

Também foi abordado que muitos de nós - eu incluído - fomos criados dentro de preceitos da Igreja Católica. Curioso que Carrano (blogueiro chefe) e Riva (colaborador e por acaso meu irmão), ambos, foram coroinhas e cedo passaram a ter grande ojeriza aos ritos católicos. Eu, que apenas fiz comunhão e frequentava por vezes a missa, cheguei em minha juventude a participar ativamente de grupo jovem do Instituto Abel (Niterói, 1971/4), apesar de ter sido liceísta. Só mais tarde comecei a questionar minha fé.

Conversa vai, conversa vem, a Igreja Católica e seus ritos principescos foram criticados tanto no texto em pauta como nos respectivos comentários. De minha parte, acho que a Igreja apenas demora demais em se adequar às mudanças sociais e com isso se torna anacrônica. Tem também grande dificuldade em assumir erros passados, o maior deles tendo sido a Santa Inquisição.

Nada disso invalida os ensinamentos de Jesus Cristo, vistos à luz das religiões dele derivadas (católicas ou evangélicas) ou apenas como diretrizes morais e éticas. Você escolhe.

No fim de tudo somos, até os dias atuais, reféns da impossibilidade de explicar o que nos cerca.

Material e espiritualmente falando. Cheguei a cogitar que no futuro não haveria necessidade de religião, mas quem garante que a resposta a tudo não será realmente admitir um Deus Criador?

Bem, minha experiência pessoal com o Infinito começou muito cedo. Eu nem havia ainda feito a Primeira Comunhão, portanto não houve influência alguma de ordem religiosa. Era hábito da família estender umas espreguiçadeiras no quintal de nossa casa no Pé Pequeno (Niterói) em noites de verão e ficarmos conversando um pouco antes de dormir. E eu olhando as estrelas... Naquela época, havia pouquíssima poluição luminosa na cidade, o céu parecia que ia cair sobre nossas cabeças!

Minha paixão por balões ajudou a sedimentar esse hábito de olhar o céu noturno, confesso. Além dessa minha faceta lúdica, eu também costumava me deitar ao lado de minha mãe para escutar suas estórias e ensinamentos. A essa altura ela já estava quase cega e adorava conversar, mantinha-a conectada ao mundo. Minhas primeiras aulas de astronomia saíram de sua boca, nessas conversas
íntimas. Contou-me sobre o sistema solar e os planetas.

Eu tinha 12 anos quando ela me presenteou com um álbum sobre astronomia, uma daquelas toscas publicações que vinham com umas folhas ao final com cromos que você recortava para colar nas páginas do texto. Passei a me interessar não só pelos planetas e seus satélites, mas também por estrelas, supernovas, cometas, nebulosas, galáxias...


Nebulosa Cabeça de Cavalo, em Orion
Quando tinha 14 anos, a fim de estimular cada vez mais meu recém adquirido hobby, meus pais me compraram meu primeiro e único telescópio, um refletor newtoniano de 4 polegadas fabricado no Brasil pela DFV. Não sabia manuseá-lo direito e ele passou um tempo guardado até voltar a ser usado, 17 anos depois! Prestou-me então bons serviços até ser recentemente doado a um amigo.

O autor e seu newtoniano DFV de 4"
Mantive a paixão acesa comprando e lendo avidamente livros e revistas sobre astronomia, a maior parte delas estrangeiras. Até hoje assino a revista americana "Astronomy" e curto páginas específicas no Facebook, recebendo diariamente notícias e fotos.

Pois bem... Quanto mais olhava pra cima, acrescido ao que lia e via em imagens cada vez mais bem definidas, aliado a descobertas científicas que atualizam nosso conhecimento do Cosmo ano a ano, mais minha pequenez frente ao Universo me impressionava.

E as religiões falando de um Deus que me monitora como um Big Brother onipresente! E eu vendo barbaridades acontecendo em volta, e para cada uma delas recebendo explicações sobre um "vale de lágrimas", "uma terra de sofrimento e expiação", e outras vãs tentativas de me dizer que existe algo ou alguém para o qual tudo isso faz sentido.

Putz... Eu sei, justo por estudar astronomia, o que é a Terra no Sistema Solar. A sonda Cassini bateu uma foto extraordinária de nosso planeta visto por detrás dos anéis de Saturno que demonstra o
quanto somos ínfimos no nosso próprio sistema.


A Terra está marcada com uma seta
E eu sabendo o quão insignificante é o Sistema Solar dentro de nosso própria Galáxia, a chamada Via Láctea. E o quanto a Via Láctea é inexpressiva dentro do Supergrupo Local de galáxias e nebulosas e o quanto isso tudo é nada frente ao Universo como um todo! COMO então aceitar que o tal Ser Supremo, o Criador, ficaria me espionando enquanto eu me aliviava dentro do banheiro, quando jovem?

Não há religião alguma no mundo que me faça aceitar a presença de um Ser Supremo interessado na minha pessoa como indivíduo enquanto assuntos de ordem superior como a peste negra na Europa, tsunamis, tornados, vulcões e terremotos, vêm dizimando impiedosamente milhares ou milhões de almas inocentes. Quem olha pela aterrorizada vítima quando está a ser seviciada, torturada e morta por um maníaco? É esse Ser Supremo?


Tsunami na Indonésia, 2004
Decerto continuo estudando. Hoje assisto atentamente palestras num centro espírita. Confesso que aceito a influência de correntes de pensamento entre pessoas, para o bem ou para o mal. Não me custa me juntar a elas para me alinhar e me proteger, procurando também fazer a minha parte mentalizando ajuda ao próximo.

Pessoalmente acho que a ciência já está madura para começar a entender a telepatia, fonte das tais correntes mentais. Com isso, muitos dos mitos e ritos religiosos passariam a ter explicação científica.

Mais religiões teriam de se adaptar às novidades ou serem substituídas por outras mais modernas.

Assim tem sido desde o início das sociedades humanas.

Mesmo confessando minhas toscas tentativas de estudar uma ou mais religiões, tudo cai por terra ou deixa de fazer sentido quando volto a meus estudos de astronomia e cosmologia. Mais um paradigma é derrubado: Peter Higgs acaba de receber o prêmio Nobel de Física junto com François Englert por seu trabalho em busca da partícula que cria matéria a partir do nada (apelidada de Bóson de Higgs ou a Partícula Deus). Escrevi sobre o tema no post "Higgs x Venter", aqui publicado em 07/04/2013. (http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/04/higgs-x-venter.html)

Nossa pequenez e insignificância como indivíduo, sociedade, planeta, sistema solar, é impossível de ser aquilatada por uma mente lógica e científica. Sinto-me um gafanhoto... um grão de areia...

Ah, mas é porque eu seria materialista - alguns me acusam. Não, nem com explicações espiritualistas alguém vai me convencer que o tal Ser Supremo, o Criador, olha todo dia para mim, ou por mim, como indivíduo. A menos que Ele trabalhe com Assistentes, zilhões deles, espalhados pelos recantos do Universo, atendendo a Suas ordens e reportando a Ele relatórios periódicos!


Créditos de fotos:
Nebulosa - site APoD, NASA
Newtoniano DFV - acervo do autor
Cassini - blog Só Ciência, O Globo, via Facebook.
Tsunami - banco de fotos do Google sob o título Tsunami 2004





30 comentários:

Jorge Carrano disse...

As questões que coloco são:
- Quais são as chances de haver vida inteligente em outros corpos celestes que não a Terra?
- Na hipótese de haver, seria possível a reencarnação de um espírito que habitou um corpo físico em outro planeta no Cosmos num corpo material que viverá no planeta Terra?
- Por que algumas pessoas confundem a criação do Universo com a criação da Terra. Se Deus criou o Universo ele poderia muito bem ter elegido a Terra como céu ou inferno de todo o Universo, ou não? Está mais para inferno, eu acho, embora tenhamos a Patricia Poeta, os vinhos da Borgonha, a torta de nozes e outras benesses.
- A reencarnação de um espírito que tenha tido vida física em outra Galaxia poderia explicar porque algumas pessoas vivem “no mundo da lua”.

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Uma das questões que suscitei, talvez ajude a explicar sua dúvida manifestada em comentário feito em outro post, conforme trecho abaixo:
"Acho que, entre outras coisas, a reencarnação mexe com um conceito curioso. "Re-encarnar" significa encarnar de novo, logo o cara teria de já existir antes. A cada dia nasce mais gente, portanto há que haver espíritos zero quilômetro por aí."

Freddy disse...

Carrano, isso é similar a um conceito científico acerca do aparecimento da vida na Terra. Alguns defendem que ela é autóctone, outros procuram indícios de moléculas orgânicas em cometas, asteroides, Marte...
Isso não resolve a questão, apenas altera seu lugar de origem. Se veio de cometas, quem a colocou lá? Ah, veio de outro Sistema Solar. E quem a colocou lá?
Se existe um banco inesgotável de espíritos no Universo, disponível para atender a todas as civilizações, quem o criou e com que tamanho?
A opção de termos espíritos à vontade no Universo, todos com experiências anteriores, não atende ao meu bom senso. Até porque é esperado que um dia eles cheguem ao ápice, e não mais reencarnariam. Há que haver reposição, e há que haver um banco de bebês espirituais.
Continuo em outro comentário à frente.
Abraço
Freddy

Freddy disse...

Carrano, você colocou perguntas espirituais (que eu não sei responder) com outras questões materiais (sobre as quais eu posso escrever várias laudas).

Vida é um fenômeno inexorável, dadas as condições evolutivas corretas. Vai daí, basta um planeta qualquer juntar as condições iniciais e teremos vida similar à da Terra em qualquer recanto do Universo. Alguns ainda discutem sobre condições diversas que levariam a outro tipo de vida, baseada talvez em silício em vez de carbono. Aqui mesmo na Terra, no fundo dos oceanos junto a bocas de lava submarina, são encontrados seres anaeróbicos, inimagináveis para quem se fixa na "normalidade". Não seguirei por esse caminho, é por demais complicado.

Vida é inexorável, eu disse, mas e a vida inteligente? Bom, imaginando que "inteligente" seja isso que vemos por aí, eu diria que talvez haja vida similar em vários recantos. Há um livro excelente sobre isso, chamado "Os Dragões do Eden", de Carl Sagan, que explica cientificamente porque chegamos a este atual estágio de inteligência, que é apenas uma etapa a mais sobre as anteriores e que certamente sofrerá evolução posterior.

Decorrente dessa visão materialista de Sagan, posso afirmar que pode haver já, em algum recanto do Universo, próximo (como em Marte ou Europa, lua de Jupiter recoberta de oceano congelado) ou longe (outras galáxias), algum tipo de vida que acrescentou camadas evolutivas ao cérebro e para a qual nós não seríamos nada mais que animais. Sim, porque a diferença entre nós (racionais) e os animais (irracionais) nada mais é que uma camada cerebral. Coloque outra acima e seremos "irracionais" para esse novo patamar de existência.

Acoplar o conceito de espírito, ou alma, a cada um desses corpos que alardeamos dotados de inteligência é um exercício de fé. Eu sou mais adepto de um conceito de energia geral (Deus?) ao qual temos limitado acesso por conta de nosso estágio evolutivo intermediário. Mexa no "equipamento" através de uma doença ou má formação, e o "equipamento" muda de comportamento, dá defeito ou simplesmente deixa de funcionar.

Isso ainda vai acabar em outro post...
Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Sobre espíritos ou almas "a vontade no universo", vem a minha memória genial passagem do livro "Viva o Povo Brasileiro", no qual João Ubaldo Ribeiro nos fala de um poleiro das almas.

Jorge Carrano disse...

Havendo a possibilidade de existirem seres de inteligência superior a nossa, e nesse caso possamos parecer, diante deles, irracionais, tomarei desde já a iniciativa de criar uma "Associação Protetora dos Terráqueos", entidade sem fins lucrativos para nos proteger de maus tratos.
Ou, quem sabe, uma ONG? E aí entraria grana governamental.

Helga Maria disse...

Muito bom o humor irônico. Como de hábito.
Helga

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Se já não são, transfiro para você os cumprimentos da Helga, pois minha parte prefiro em dinheiro.

Freddy disse...

Hoje fomos a mais uma das palestras do centro espírita, seguida de passe. Nunca me senti tão pecador como hoje! Com que cara eu iria encarar a verruma mental de meu passista?
Por acaso (ou não) ele estava com uma fisionomia péssima, carrancuda, hoje. Nem me cumprimentou ao final, como de hábito...
Será que ele leu o blog?
Agh!
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Você devia estar tão "carregado" que exauriu todas as energias dele.

Riva disse...

Sensacional a sacada de criar a tal Associação de Proteção aos Terráqueos !!
Gostaria de fazer parte da diretoria ,com poderes para classificar aqueles que devem ou não ser protegidos, ok ?
Exemplo : políticos e tporcedores do Corinthians não podem ser inscritos.

Um comentário, sério, sobre o post ....fiquei ansioso por sua publicação, e hoje, decepcionado ao lê-lo .... e por que ?
Porque NADA foi dito sobre a concepção do INFINITO ....

E a pergunta continua : você concebe e entende a existência do INFINITO ? Se sim, por favor, me ajude !!!!!
Aguardo ansiosamente por respostas que me mostrem uma luz no fim do túnel INFINITO ...

FLUi, a caminho da Z4.

Riva disse...

Freddy, aquela foto da Terra .....muito bonita mesmo, mas .... achei a Terra muito grande vista de lá.
Tem certeza de que é a Terra, e da autenticidade da foto ?

i disse...

Sugiro que o Blogger leia "O Livro dos Espíritos" de Allan Kardec, lançado em 1857. Nele encontrará algumas respostas aos seus questionamentos.
Se quiser, me sentiria feliz em presenteá-lo com um exemplar.

Freddy disse...

A mente humana não consegue captar a noção de infinito, assim como não capta mais de 4 dimensões (sendo uma delas o tempo).
A hipótese do Big Bang me parece uma piada e a última do momento é que a gente só vê e só mede 4 a 5% do Universo. O resto é matéria escura e energia escura. Ou seja, não sabemos é nada de nada!

Z4 é legal, cara! Conversível da BMW, projeto da era Chris Bangle, uma gracinha de carro!
Abraços
Freddy, já relaxado e quase gozando.

Freddy disse...

Eu tenho o Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. Já li bastante dele, assisto palestras e ouço tudo atentamente.
Não achei resposta alguma a meus maiores questionamentos.

Não nego a existência da energia que os espíritas compartilham, eu mesmo reconheço ter alguma mediunidade. Por isso frequento.

Só não acredito em reencarnação.
Continuo tentando, contudo.
Abraço
Freddy

Freddy disse...

O cara reza pra São Jorge. Quem é São Jorge? Uma pessoa que a Igreja Católica, em determinado ano, elegeu como santo. A partir daí, você tem o direito de rezar para ele. Poderia também rezar para o Padim Padi Ciço (Padre Cícero) ou para a Madre Tereza de Calcutá. Ou terá de esperar um processo de canonização para ter o direito de rezar para eles? Quem garante que não houve lobby para eleger São Jorge? Assim como já houve lobby para excluí-lo?

O sujeito reza para Nossa Senhora Auxiliadora. Ou para N. Sa. Aparecida. Ou para N. Sa. Das Dores, de Fátima, de Lurdes! Caramba, é a mesma pessoa, com aparições em diversos lugares (admitindo ritos da Igreja Católica). Não daria pra rezar apenas para Nossa Senhora, a Mãe de Jesus?

Aí vêm os evangélicos e com alguma razão colocam ordem nisso tudo (protestam) e dizem que rezam só para Jesus, The Lord, ou O Senhor. Sim, seria o único que não foi eleito por homens em votação secreta. Caramba, será que eles têm razão? Não creio, pecam mais que todo mundo: tentam impingir a Bíblia ao pé da letra sem nenhuma consideração teológica, histórica ou sociológica. Qualquer imbecil (melhor dizer ignorante, ou despreparado) coloca a Bíblia debaixo do braço e se arvora em pastor. Basta saber ler, o que muitos nem sabem...

Conhecem a piada dos 7 ceguinhos tateando um elefante? Pois é, são as religiões. Cada religião, ou ceguinho, explica Deus sob o prisma de sua limitação. Nenhuma delas enxerga o elefante inteiro.

Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Valeu sua intervenção, mas "i" estava mandando recado para mim, com a sugestão do "Livro dos Espíritos".
Há nos ela me questiona sobre este e outros temas.

Sobre santos vou sugerir que voltem ao passado, ao ano de 2009, quando nos primórdios deste blog ousei uma crônica sobre estas entidades religiosas.
Era para ser engraçado.
Selecione e cole na barra de seu navegador:
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2009/12/os-santos.html

Freddy disse...

Lembro de tê-la lido. É outra abordagem da questão, é mais sobre o "uso dos santos". No meu caso eu busco entender se eles existem, pois se tratam de fruto de ritos de uma determinada religião.

Minha comparação com os ceguinhos é séria, cara. O bom senso preconiza que a verdade é UMA só. Vai daí, fácil de deduzir, TODAS menos uma religião estão ERRADAS e a pergunta de um milhão de dólares é: qual é a CERTA??

Mais uma vez o bom senso entra em cena. Você se lembra do passado e de todas as extintas religiões dos povos ancestrais - eles também achavam que tinham a chave da verdade. Aí você percebe que nenhuma delas é completa, cada uma pinçou apenas uma pequena porção de um todo - o elefante.

Abraço
Freddy

Freddy disse...

Voltando às questões do primeiro comentário... Andei aqui dissertando apenas sobre a primeira delas, aproveitando para uns atalhos.
Sobre a segunda: em havendo uma única energia, ou Ser Supremo, acredito que em qualquer planeta que haja vida há chance de seus habitantes terem acesso a alma, espírito, seja como chamem. Em havendo reencarnação (não disse que há) ela poderia se dar entre essas diversas civilizações. Isso independe do formato dessas vidas, porque elas falam com o mesmo Deus, único.
Achar que somos os eleitos de Deus para seu campo de provas no Universo inteiro (terceira pergunta) é o cúmulo do egocentrismo. Faz-me rir.
Sobre reencarnação não posso dizer nada.
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Não querendo polemizar mas já polemizando, sua teoria de que a verdade é uma só, é contrariada por Friedrich Nietzsche, um festejado filósofo alemão.
Os santos - ou seus nomes - são, digamos assim, os rótulos de identificação de energias (que produzem luz e força.
São Jorge, citado por você, pode ser chamado de Ogun ( e existem mais de um), como você deve saber até mais do que eu.

Freddy disse...

Não li Nietzsche, mas em ciência verdade É uma só. Você pode não conhecê-la toda, interpretá-la com o estágio do saber do momento, mas o fato em si é único e real.

Eu tenho mente científica, não entendo nada de filosofia, portanto não tenho competência para esse tipo de debate que alguns querem.
Relembro a frustração de Riva que esperava que eu dissertasse sobre Infinito. Sim, eu falei sobre ele, mas cientificamente. Zero de filosofia.
I'm sorry, quem souber pode pegar o bastão!
Abraço
Freddy

Riva disse...

Continuo então sem entender o título do post, mencionando o Infinito x Religião ....

Freddy disse...

O assunto permite abordagens científicas e filosóficas, papo pra mesa de bar. No papel (virtual) fica difícil...
Só que pra me ter nessa mesa não adianta Red Label nem Led Zeppelin. Vai ter de ser com Black Label e Nightwish. E tem gente que só senta se tiver borgonha e jazz!
=8-)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Esse "gente que só senta se tiver borgonha e jazz", deve ser comigo.
Bom final de semana.

Riva disse...

Pra vcs tb !!

Jorge Carrano disse...

Ficção científica?
Leiam:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/10/nasa-e-esa-detalham-missao-para-tentar-desviar-rota-de-asteroide.html

Jorge Carrano disse...

A cada dia se descobre um recanto do universo infinito. Infinito?

http://gizmodo.uol.com.br/galaxias-redor-via-lactea/

Jorge Carrano disse...

Descoberto planeta com três sóis.

http://gizmodo.uol.com.br/planeta-kelt-2ab-tres-sois/

Jorge Carrano disse...

Um novo estudo realizado com ajuda do Telescópio Espacial Hubble constatou que o Universo está acelerando sua expansão mais rápido que o previsto.

Jorge Carrano disse...

Últimas sobre explorações espaciais e sobre vida em Jupiter:

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2016/07/04/astronomia-conheca-jupiter/

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2016/07/03/china-busca-vida-alienigena-com-telescopio-gigante.htm