29 de outubro de 2013

BARCELONA X REAL MADRID


Dia 26 de outubro de 2013. No estádio Camp Nou, em Barcelona, com 98 mil pessoas presentes.


Camp Nou em outro jogo que não o de 26 de outubro

Coloquem como queiram, o confronto poderia ser classificado como Emirates versus Qatar, duas das maiores empresas aéreas do momento; poderia, também, ser Messi contra Cristiano Ronaldo, os dois maiores jogadores da atualidade; seria, outrossim, licito dizer que estavam em confronto as duas maiores torcidas da Espanha; e porque não, num viés político, dizer que era o povo catalão, desejoso de independência, em confronto com o poder dominante sediado em Madrid.

Bem, o que mais se poderia destacar? Que  os coadjuvantes, de Messi e Cristiano, também eram de alto nível. Além do Bale, jogador mais caro do mundo atualmente, tendo custado nada menos do que 100 milhões de euros ao Real Madrid, vimos os dois laterais titulares da seleção brasileira: de um lado  Daniel Alves, do outro, Marcelo.


  E teve Xavi, Iniesta, Di Maria, Khedira e outros bons jogadores.

Os dois protagonistas jogaram um pouco abaixo do que podem. Mas a jogada do Cristiano Ronaldo, que resultou no gol do Real Madrid, foi espetacular. Messi foi mais discreto, com poucas jogadas bem realizadas.

O estádio superlotado, não, já me corrijo, porque lá não pode haver superlotação. Os limites de acomodação, no caso 98.000 pessoas, devem ser respeitados e não vendem mais ingressos do que a capacidade mais do que testada, das arenas esportivas.

Durante a narração, absolutamente irritante pela desnecessária patriotada do narrador e do comentarista, destaco: Impedimento do Neymar, quase três metros à frente dos zagueiros do Real, o patriota, bobalhão que comentava, disse ter ficado em dúvida se o Neymar realmente estava à frente, seria um lance duvidoso. Na jogada a seguir, impedimento de Cristiano Ronaldo, meio metro na frente do Piquet, o mesmo comentarista afirma que foi muito bem marcado, pois não havia dúvidas.
Esses caras esquecem que estão na televisão e que as imagens, salvo para os cegos, falam por si.
O juiz cometeu equívocos, mais prejudiciais ao Real Madrid. Talvez porque estivesse em Barcelona.
O jogo foi muito intenso, mas com pouca técnica. Um ou outro lance mais elaborado.
Como sabem o Barcelona venceu por 2x1 e Neymar fez um dos gols. Vejam os gols usando o link abaixo:
http://www.espn.com.br/video/365253_espanhol-gols-de-barcelona-2-x-1-real-madrid

O gol do Alexis Sanchez foi sensacional.

5 comentários:

Freddy disse...

O amigo deve ter feito de propósito...
Só foi citar Neymar como participante do "match" lá do meio pro final do post... É que ele só fez um dos gols, nada mais...
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

E o lance mais bonito da partida só foi citado na última linha. Você teve curiosidade de assistir ao vídeo?

Riva disse...

Vi o jogo todo, e há muito não via um clássico europeu tão "quente", com o juiz aceitando lances violentos, estranhamente.

Quanto ao resultado da partida, não traduz a imensa superioridade do Barça sobre o Real, nesse jogo.

A agressividade do time do Barça foi imensamente maior que a do Real, tendo em Neymar Jr figura central em quase todos os ataques do Barça.
Neymar está ficando à vontade dentro desse time, e começando a circular pelo campo da maneira que gosta. Arrisca até algumas jogadas tipo Garrincha, e todos sabemos que na Europa isso não é muito bem visto pela imprensa, torcida e jogadores. Mas ele está fazendo.

Enfim, um massacre o espetáculo promovido pela Emirates e pela Qantas, arquibancadas lindíssimas, mosaico espetacular.Nem me fale a renda desse jogo, com direitos de transmissão, marketing, bilheteria, etc.

Enquanto isso .... aqui ....

Jorge Carrano disse...

Você percebeu, Riva, como a posse de bola, característica do Barcelona de Guardiola, mudou bastante? Deve-se muito ao Neymar, que acelera o jogo de verdade. E também ao Tata, que é de uma escola argentina ofensiva.

Acompanho o futebol europeu desde há muito. Achei um dos encontros RealxBarcelona mais fraco dos últimos tempos, sob o ponto de vista técnico.

Riva disse...

Sim, tecnicamente deixou a desejar. Mas foi um jogo muito nervoso, até meio violento, e isso "mata" a técnica.
Neymar foi o único que arriscou jogadas de efeito.