3 de setembro de 2012

Primeira rodada da ação penal 470



Batman?

Acabou a primeira rodada e o placar surpreendeu, embora o resultado não. A vitória da decência era esperada, o escore foi mais elástico do que eu supunha.


Em comentário no post   
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/08/quem-precisa-ser-cotista-para-conseguir.html recomendei  cuidado e atenção em Lewandowski e Dias Toffoli.

Podem conferir. E foram os dois que divergiram, no atacado, do ministro-revisor, Joaquim Barbosa.

Não precisa ser gênio, nem bacharel em direito, nem sequer assistir as sessões de julgamento. Quem acompanha o noticiário da imprensa sabe, a menos que seja petista empedernido, que por baixo da beca do Dias Toffoli, tem a camisa vermelha do PT, partido do qual foi advogado (foi?)

Minhas suspeitas se confirmaram, ele não só não se impediu, o que deveria ter feito se tivesse um mínimo de dignidade e respeito não só aos seus pares, mas à instituição e a sociedade, como ainda fez, embora sem brilho, a defesa do deputado João Paulo Cunha.

Esse mesmo ministro, que ocupa uma vaga destinada,  conforme preceitua a carta magna, a alguém com ilibada conduta e notável saber jurídico, foi reprovado em duas tentativas para exercício do cargo de juiz, no estado de São Paulo.

Ora, convenhamos, não ter saber jurídico para as funções de magistrado de primeira instância e em pouco tempo de advocacia estar apto a ser ministro do Supremo Tribunal Federal é inominável.

Principalmente quando o universo jurídico tem tantos e tão preparados ministros, no Superior Tribunal de Justiça, centenas de desembargadores nos tribunais estaduais, excelentes membros no ministério público seja de âmbito federal seja nos estaduais, e até mesmo na advocacia.

Se fosse uma pelada de futebol, antes dele, pela excelência dos conhecimentos, pela experiência, pela maturidade, por tudo, haveria centenas de outros advogados, promotores, defensores públicos, desembargadores e ministros para escolher para o meu time.

É o sistema de cotas (parece) elevado ao mais baixo grau de meritocracia.

Bem, do ministro Lewandowski, como já mencionei em post anterior, não compraria um carro usado.

Antes de encerrar este apanhado quero perguntar o seguinte: como você se sente sabendo que João Paulo Cunha, por tudo que ficou explicitado e decidido até agora, foi condenado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro? Ah! A pergunta tem pertinência por ser alguém que era o segundo homem na ordem sucessória para assumir a presidência da República, conforme estabelece a Constituição, só abaixo do vice-presidente.

Hoje á tarde será retomado o julgamento do item 2, que trata da gestão fraudulenta.

Nota: a imagem do ministro Joaquim Barbosa circula na internet associada ao personagem Batman. Prefiro vincula-la ao Zorro. 


6 comentários:

Riva disse...

Infelizmente minha opinião e posicionamento sobre o tema não pode e nem deve ser explicitado aqui. Só pessoalmente.
Abraço e uma boa curta semana a todos !
Riva

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
O próprio Supremo Tribunal Federal já decidiu que é livre a minifestação do pensamento, quando apreciou a legitimidade da chamada marcha da maconha.
Em conseuência,desde que você não incida em calúnia, fique a vontade para colocar seu pensamento.
Injuria, dependendo da hipótese, dá para defender.
Abraço

Freddy disse...

Não tenho paciência de assistir à gestação, quero ver o produto final. Quem será condenado, por quantos anos, se vai cumprir pena.
Pelo que conhecemos da Justiça brasileira, pode ser que tudo acabe em pizza, devidamente baseada em artigos constantes em nossas leis, cujos "buracos" e senões são o banquete de uma classe inteira de profissionais.
Abraço
Freddy

Incógnita disse...

Ele era o segundo na ordem sucessória pra substituir o Lula? Qual o seu espanto? Ele tb não sabia de nada.

Jorge Carrano disse...

Pior,Incógnita, ele assumiu, por dois dias, numa viagem do Lula, a presidência da República.
Ou seja, temos um ex-presidente incurso nos crimes de peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Bem, explico melhor, temos um (1) ex-presidente, que foi apanhado e processado e condenado. E outros que não foram pilhados em delito?

Freddy disse...

Relembro comentário do finado Leonel Brizola. Ele afirmou que a única saída para o Brasil seria investir maciçamente em educação, esperar 20 anos e só então haveria alguma chance de aparecerem, no meio dessa nova massa melhor aculturada e formada, políticos capazes e mais comprometidos com a nação, além do povo estar melhor preparado para escolhê-los.
Segundo avaliação que ela fazia do momento em que vivíamos, além da massa manipulável, não havia um político sequer confiável. Interessante é que ele não se excluiu de seu próprio comentário...
Abraços
Freddy