30 de setembro de 2012

Notas soltas


Recado de Ferreira Gullar para Chico Buarque et caterva: “Não posso defender um regime sob o qual eu não gostaria de viver. Não posso admirar  um pais do qual eu não possa sair na hora que quiser. Não dá para defender um regime em que não se possa publicar um livro sem pedir permissão ao governo.
Apesar disso, há uma porção de intelectuais brasileiros que defendem Cuba, mas, obviamente, não querem viver lá de jeito nenhum. É difícil para as pessoas reconhecer  que estavam erradas, que passaram a vida toda pregando uma coisa que nunca deu certo”.

E olha que o poeta (vascaíno) viveu na União Soviética, onde se "bacharelou em subversão", segundo suas próprias palavras, em entrevista nas páginas amarelas de VEJA.

Carmem Miranda, ícone da música popular brasileira, sucesso internacional, era portuguesa. Carlos Gardel, ícone da musica argentina, sucesso, internacional,  era francês.

Teori Albino Zavascki, catarinense de Faxinal dos Guedes, foi indicado pela presidente Dilma, para ocupar a vaga deixada por Cezar Peluso, no Supremo Tribunal Federal. Está sendo sabatinado no Senado e deverá ser aprovado, e então nomeado.

Em tese, poderá participar do julgamento dos mensaleiros. A decisão será dele mesmo.

Teori, na teoria, a julgar por seu passado no campo jurídico, tem tudo para ser um bom ministro.

Em novembro nova vaga se abrirá, com a aposentadoria do ministro Carlos Ayres Britto, atual presidente da suprema corte.

Sei pouco sobre ela, mas eu arriscaria a indicação de Eliana Calmon, ministra do STJ, que exerceu até recentemente a função de Corregedora Geral de Justiça, com muita firmeza, coragem e desprendimento. Cultura jurídica há de ter, pois está há 14 anos no Superior Tribunal de Justiça.

Até o momento nenhuma das mulheres nomeadas para o STF decepcionou, seja pela discrição, pela ética, pela independência, e pela consistência nas decisões.

Mark Zuckerberg, criador do Facebook perdeu muito dinheiro, praticamente a metade de sua fortuna, no mercado de ações. Agora só tem 9,4 bilhões de dólares. Coitado!

Não sei como os clubes aceitam passivamente, nesta altura do campeonato nacional, ficarem desfalcados de seus principais jogadores, para que a desprestigiada seleção nacional faça um amistoso contra a “poderosa” seleção do Iraque. Teste excelente para nossas pretensões na próxima copa, não acham?

Absurdo dos absurdos estes amistosos em plena reta final do campeonato. O que acrescentarão os testes contra Iraque e Japão? Se chegamos ao ponto de precisar ganhar experiência contra este tipo de adversários, então nos resta torcer pelo voleibol.

E, convenhamos, a seleção perdeu todo o prestígio, o conceito, o carinho e a torcida do povo brasileiro. Pelo menos estas formadas pelo Mano.

Lembro do passado, quando a convocação para a seleção nacional era realmente uma honra e era privilégio de poucos diferenciados. Agora qualquer perna-de-pau (só falta o Alecsando) é convocado.

Isto, de certo, aproveita a alguém, pois a convocação valoriza o jogador no mercado. Quem lucra?

O cartunista Jaguar (vascaino), com a irreverência de sempre, a propósito da vida matrimonial, amorosa, de Jesus, fez uma charge sensacional. Jesus, na cruz, fala para Madalena abaixo e olhando para cima: “Hoje não, Madalena. Estou pregado
  

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem rotação grande no Supremo Federal por causa do limite de idade. É um entra e sai toda hora. Igual a técnico de futebol. Para o presidente da república (o que estiver no poder), é ótimo. Pode nomear seus preferidos. Quantos o Lula nomeou e quantos a Dilma nomeou e ainda nomeará?
:D Fernandez