12 de setembro de 2012

Comemorar o quê?


Os oito a zero? Era só o que faltava. O time da China tem a qualidade dos produtos “Made in China” vendidos nos ambulantes da cidade.

Sabem as sombrinhas e guarda-chuvas que abrem  uma vez e babau? Entortam as varetas, a dispositivo de abrir e fechar emperra, enfim duram uma chuva e lixo, como se fossem descartáveis. Pois é, péssima qualidade.

As pilhas que duram um pouco mais do que as sombrinhas, mas não alimentam o relógio por uma semana. Comprei, há tempos, doze lâmpadas destas incandescentes de 100 W. Acreditem, não exagero, em um mês não tinha mais nenhuma. Queimavam sucessivamente. E pior, queimavam com riscos de acidentes. Duas delas, ao queimarem, soltaram a parte de vidro (felizmente não cairam) da rosca metálica, o que significa dizer que não era possível desatarraxa-las do bocal.

Enfim a seleção de futebol da China tem a qualidade “made in China” mesmo.

O time é tão ruim que o nosso valoroso Alecsandro, caneleiro do Vasco, incapaz de fazer três embaixadinhas (não faz mesmo) seria reverenciado lá como Pelé. E olha que o Alecsandro da garganta para baixo é canela.

Fico pensando como o Conca está se sentindo por lá.

Mais estarrecedor é verificar que eles não têm nenhuma das outras virtudes que times medíocres, sob o ponto de vista técnico, apresentam. Por exemplo a força física, a disposição com que os africanos disputam as jogadas. A velocidade que os asiáticos (os outros) impõem no jogo, dificultando a marcação.

E no jogo em questão a seleção chinesa não tinha qualidade e nem quantidade. Não havia jogadores reservas suficientes para compor o banco de reservas. Como estava calor, a maioria abriu o bico e não havia como fazer as trocas necessárias.

A China nada tem  a oferecer que propicie uma observação da atuação de nosso time. Tirante o jogador que aparece na jogada, nenhum dos demais se apresenta como opção para o passe, não se vê um lateral aproveitar o espaço nas costas do Marcelo ou do Daniel Alves, que jogaram como pontas pela esquerda e pela direita o tempo todo. Não há um volante que apareça como elemento surpresa no miolo da área para chutar. 

Nada, nada.  Nadica de nada. O que o treino contra uma equipe deste nível tem de valia?  Serve para mostrar que nossa equipe está muito mal treinada, sem padrão de jogo, sem sistema tático. Ganhar, APENAS, de 8 da seleção chinesa evidencia a fragilidade de nossa equipe comandada pelo austero, posudo e falsamente equilibrado treinador.

Guardiola
Ferguson
O Mano Menezes soa falso. A postura, o vocabulário,  não são naturais. Muita empáfia, muito dono da verdade, muito tom professoral. Quem conhece o Arsène Wenger, o  Alex Ferguson ou  mesmo o Josep (Pep) Guardiola, para falar de técnicos vencedores, que poderiam posar de professores sabem do que estou falando.
Wenger
Enfim, este absurdo amistoso, que não acrescentou nada, serviu apenas para desfalcar os clubes que disputam o campeonato brasileiro, numa fase crítica.
  

3 comentários:

Gusmão disse...

Qualquer time ora na zona de rebaixamento, no campeonato brasileiro,seria um teste melhor para a seleção.
A seleção chinesa é com certeza a pior que vi jogar em toda a minha vida. Não tem uma virtude sequer.
Também achei uma inutilidade este jogo.
A Africa do Sul, que não é nenhuma brastemp, foi um teste mais interessante, pela força física e sistema de marcação.

Ricardo disse...

E' o mesmo que bater em cachorro morto ! Mais uma ridicula palahcada da CBF. Mais ridiculo ainda e' a TV "aumentando" o som da torcida, notaram ? Mano Menezes acha que vai resolver o jogos simplesmente na individualidade e acabou, so isso. O pior e ' a CBF sim tem dinheiro para contratar o Pep Guardiola (esse sim) que provavelmente, se consultado provavelmente analisaria a proposta com carinho, pois sabe que ainda tem como montar um time competitivo e implementar um esquema tatico. Caso contrario, primeiro temos que comecar a ganhar do Mexico e do Paraguai para depois pensar nos adversarios de nivel como Espanha, Argentina, Italia, Portugal etc...

Freddy disse...

O jogo foi um bom passa-tempo. Parecia um treino de várzea. Seguindo a tendência atual, eu estava com meu laptop no colo e de vez em quando dava uma olhada na TV.
Analisando mais seriamente, jogo desnecessário porque, como disse Carrano, não serviu pra nada e desfalcou nossos times de caras importantes. Será que o Bahia faria 4 com o Dedé na zaga do Vasco?

Abraço
Freddy