14 de setembro de 2012

A cadeia alimentar





Por

Carlos Frederico March
(Freddy)








Acho interessante iniciar comentando que o assunto que me veio à cabeça ao ler o desafio lançado no post de hoje (14 de setembro) foi a dificuldade existente em atender a requisitos bem definidos em diversas áreas profissionais.

Explico melhor. Como leitores habituais desse blog devem saber, volta e meia posto fotos de minha autoria. Adoro. No entanto, durante meu curso de fotografia profissional à distância no New York Institute of Photography, volta e meia me vi desesperado ao ter de atender a itens das provas. Davam-me temas e havia prazos! 

Cedo descobri que uma coisa é fotografar hoje paisagens, amanhã modelos e depois de amanhã flores,segundo minha vontade no momento. Outra é ter de sair à cata de uma foto de – por exemplo - uma paisagem noturna de orla marítima numa cidade onde a violência nos espera em cada esquina e justo nessa semana começa a chover!

Em Astronomia a coisa chega a ser contundente! Todo mundo, inclusive pretensos jovens aspirantes à carreira, acham que é extremamente glamuroso observar o céu, tirar fotos daquelas galáxias espirais maravilhosas, seguir a saga das sondas-robô caminhando nos desertos marcianos, ou receber notícias da Cassini bisbilhotando os anéis e luas de Saturno. Outra coisa é ter de ficar grudado na análise de gigabytes de frias medições sobre uma radiação existente no centro da galáxia M87 durante alguns anos, às vezes décadas, para descobrir - ou não - uma informação importante sobre ela.

E esse pode ser seu trabalho de uma vida inteira como astrônomo contratado por alguma instituição científica, ao invés das charmosas observações que fantasiou.

Você escolheu ser um advogado criminalista porque quer consertar o mundo e de repente lhe aparece a melhor oportunidade profissional da carreira: defender um reconhecido meliante que oferece uma verdadeira fortuna para que alguém consiga descobrir nos meandros das leis brasileiras uma maneira de livrá-lo ou ao menos minorar a pena... Bom, nesse caso você ainda pode escolher continuar pobre!

OK, eis um set de fotos. Não as escolhi mas há um desafio, além de um prazo (implícito): escrever algo sobre uma delas. Ocorreu-me “cadeia alimentar”. Por quê?

Porque certamente elas suscitam pena do peixe e dos filhotes, pegos por essa inexorável lei da Natureza.

Na Natureza os animais são distribuídos de maneira que certas espécies comem outras, que servem de alimento para outras à frente, numa grande sequência muito bem ordenada. Em primeiro lugar se garante a sobrevivência apenas dos mais fortes, pois que em geral os mais fracos e despreparados é que servem de comida. Depois garante- se um certo equilíbrio, sem o qual poderia haver uma desastrosa infestação de algumaespécie em particular, ou extinção de outras. Está até na moda falar de desequilíbrio ecológico. Causado pelo bicho homem.

Sim, infelizmente a realidade é que, no mundo atual, a praga é o ser humano. Sem inimigo natural, depende de si mesmo para controlar sua própria proliferação e uso de recursos para sua subsistência. 

Decerto a Natureza nos fez onívoros, de modo que poderíamos muito bem alimentarmo-nos apenas de vegetais, ou quem sabe usar parcimoniosamente nossa vocação carnívora no cotidiano. No entanto, matamos impiedosamente, aos milhares ou milhões, cabeças de gado, frangos, peixes, coelhos,  patos, focas, elefantes, raposas, cervos, e por aí vai.

Dirão: há leis de controle de período de pesca, de caça, disso e daquilo. Há fazendas e granjas especializadas para criação de animais para abate e corte. Há controle de extinção de espécies. O que não me impede de dizer que assassinamos sistematicamente populações inteiras de animais para nossa própria alimentação.

O que mais me entristece, no entanto, é que apenas o bicho homem é capaz de matar por motivos outros que não apenas a alimentação. Mata até a si mesmo, seja coletivamente em guerras estúpidas ou individualmente por motivos diversos, como ciúme ou vingança.

O homem pode matar para tirar alguma parte valiosa de certos animais, como pele para confecção de casacos e bolsas, ou a recente notícia acerca de matança de elefantes para obtenção de marfim. O homem pode até matar animais pelo mero prazer de caçá-los, por simples esporte!

O corvo da imagem abaixo só fará isso enquanto faminto. Jamais caçará um coelho com o objetivo único de maltratá-lo ou matá-lo por diletantismo ou prazer sádico. É a cadeia alimentar da Natureza em andamento, nada mais que isso.
  
Foto publicada por Mail OnLine News em 02/05/2012 

Nota do editor:
o Autor se refere ao desafio lançado em http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/09/escreva-historia-ou-estoria.html

10 comentários:

Anônimo disse...

Os irracionais também não são esta "pureza de princípios" com que são pintados.
Brigam por fêmea no cio, demarcam território, comem filhotes. Ou seja, não matam só para comer.
:D Fernandez

Gusmão disse...

Aproveitando o texto do Freddy, no qual relata seu amor pela fotografia. E considerando que já foram publicadas neste blog muitas fotos de diferentes origens e autores. E considerando, também, o desafio aos internautas para que escrevessem algo sobre fotos de predadores. Sugiro:
um desafio para que mandem fotos, de preferência de autoria própria, para publicação no blog.
Seriam publicadas as julgadas mais interessantes. Depois, nós participantes habituais, escolheríamos no voto as mais legais, pelo critério livre de avaliação.
Eu, por exemplo, participaria.
Fica a sugestão.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Fica lançado o repto.
Mãos às máquinas.
Enviem, por favor, em formato que permita editar para publicação.
Publicarei as melhores, juntas, num só post, no dia 20 deste mês.
Pode ser que classifique por categoria: paisagem, figura humana, casario, etc.
Gusmão, só falta você dar a ideia e não participar.

Anônimo disse...

Vale mulher pelada? He He He

Jorge Carrano disse...

Por que, não? Fica criada a categoria nu artístico.
Atenção, não se trata de mulherão, gostosona, mas sim de arte.
Mas Anônimos não poderão participar, por cauda dos direitos autorais, se publicadas as fotos.

Jorge Carrano disse...

Recebi a primeira foto. Só não sei em que categoria irei inscreve-la.

Freddy disse...

Tô preocupado... Fiz uma pequena seleção inicial, que deverá sofrer cortes. Umas 50 ou 60, coisa bem básica (rs rs rs).

Se precisar, podemos pensar juntos em algumas categorias. Paisagem/natureza, noturnas, arquitetura, retratos, pets (animais domésticos de estimação), crianças, esportes, cômicas, são algumas das categorias que me ocorrem assim de sopetão. Vamos pensar em conjunto, pois dependerão do acervo que tiver para publicar.
Abraço
Freddy

Freddy disse...

Voltando à vaca fria... Só eu escrevi algo a respeito das 4 fotos de predadores ou ainda é cedo para declarar que não haverá mais respostas à sua convocação?
=8-/
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Enviei mensagem eletrônica sobre o assunto.
Bom domingo!

Freddy disse...

Eu não tirei ainda o time de campo quanto à sugestão do Gusmão. Veja e-mail que mandei hoje.
Abraços
Freddy