4 de setembro de 2012

Chopim




Em primeiro lugar preste atenção que falarei do Chopim com eme, pássaro cujo macho ostenta o negro metálico parecido com o da graúna, eternizada pelos cabelos de Iracema, sob a batuta de José de Alencar.









Ao lado o outro Chopin, que recebeu na pia batismal e nos assentamentos cartorários o nome de Frédéric François Chopin, também não cantava, como o pássaro de mesmo nome, mas era bom músico. O chopim pássaro, não canta...  e não constrói ninhos. 

E é por esta peculiaridade que virou tema deste post.





Quando eu era menino, diziam que a fêmea do tico-tico era quem chocava os ovos dos chopins, pois espertamente era em seus ninhos que a chopim fêmea punha seus ovos.

Hoje é sabido que existem mais de 50 hospedeiros involuntários que chocam seus ovos. Ou seja, terceirizaram de vez o trabalho de chocar.

A partir de agora começa a analogia. De uns tempos a esta parte, tenho sido honrado com colaborações de amigos e parentes que são publicadas neste espaço.

Não, a analogia que pretendo explicitar não é a que estão pensando. Não quero sequer insinuar que meus amigos são chopins que colocam seus ovos (textos) em meu blog (ninho) para que eu os choque.

É exatamente o inverso, eu é que, como um chopim, mantenho um blog no ar, sempre com matérias novas, inteligentes e diversificadas, graças ao trabalho destes amigos colaboradores.

Estão rareando as colaborações, e apenas com minha produção será difícil aumentar o número de posts, pois meu período de incubação é maior.

4 comentários:

Freddy disse...

Caro amigo Carrano
Já se vai quase ano e meio que fui incentivado a produzir um que foi o primeiro de vários textos que você teve a gentileza de postar em seu blog.
Consultá-lo diariamente, participar da roda de comentários, mandar uma ou outra colaboração, passou a ser tão habitual quanto comer ou escovar os dentes.
Queremos que ele permaneça ativo, com posts diários, semanais ou aperiódicos.
Tenho intenção de continuar a colaborar, confesso apenas que estou um pouco constrangido porque meus textos sempre acabam incluindo 2 ou 3 (ou mais!)fotos, e por estarmos sempre conversando, reconheço a dificuldade que tem em formatá-los para publicação.
Isto posto, conte comigo!
Grande abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Com efeito me atrapalho, provavelmente por falta de habilidade e conhecimento, quando é preciso editar longos textos com muitas fotos.
Mas observe que hoje, por exemplo, publico duas fotos, e não foi muito complicado, embora o layout possa estar ruim.
Esse é meu problema, diagramar corretamente valorizando texto e ilustrações, igualmente, e com boa estética.
Continue lendo, debatendo e colaborando.
Abraço

Freddy disse...

Carrano, o layout está sempre bom.
Um dia, inclusive, você me surpreendeu. Foi no post "Música nas Olimpíadas de Londres". Temeroso do trabalho que poderia lhe dar, mandei todas as fotos juntas ao final do texto, como mero complemento. Eis que, ao vê-lo publicado, você posicionou cada foto melhor do que eu mesmo o teria sugerido!
Foi muito legal!
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Valeu pela força, Freddy.
Obrigado.
Abraço