26 de setembro de 2012

Papo em dia


Não voto no Rio e janeiro, portanto o Freixo não teria meu voto mesmo que não fosse apoiado por Chico Buarque.

Mas como é, mesmo que fosse eleitor na capital, jamais sufragaria o nome do Freixo. Peço desculpas aos amigos e familiares dele, aqui em Niterói, mas as opções políticas do Chico são catastróficas.

Quem é partidário do ditador Fidel Castro e do aprendiz de tirano Hugo Chaves, não é confiável em termos de escolhas políticas.

Aliás, o Chico Buarque, a meu juízo, deve ser medido por sua obra poético-musical. É um bom letrista, sem dúvida, o que, todavia, não faz dele sequer um bom escritor. Seus romances (argh!) são fraquinhos.

Assim, posso ter dúvidas quanto em quem votaria, mas jamais quanto em quem não votaria: os apontados pelo Chico.

Acho que o Freixo deveria disputar a prefeitura de Niterói, onde tem raízes e teria maiores chances. Porque, francamente, são tristes as opções oferecidas aos eleitores da cidade.

O Eduardo Paes, ouso dizer, é imbatível no momento. Para o bem e para o mal. Ele – Paes - é desenvolto entre o pessoal do samba e dos esportes (portelense e vascaíno). Parece a vontade no meio do povo, ao contrário do Freixo que parece falso, pouco a vontade, sisudo, empostado demais.

A festa da democracia está chegando ao fim, felizmente. Já não aguento as bandeiras atingindo meu rosto nas caminhadas matinais no calçadão, porque agitadas estabanadamente por ”partidários” remunerados a R$ 25,00 por turno de 6 horas.

E a absurda prática de distribuição de folhetos, santinhos e correlatos, papeis estes que têm uma única destinação: entupir os bueiros da cidade. A maioria das pessoas que os aceita não se dá ao trabalho de chegar à primeira lixeira para descartar. Joga na calçada mesmo.

Se todos fizessem como eu, que não os aceito em hipótese alguma, quem sabe esta nociva prática seria abandonada. É a mesma coisa do camelo. Só existe porque as pessoas compram dele as coisas pirateadas, clonadas e roubadas.

Com o fim dos panfletos, quanto papel e tinta seriam economizados. Quem fala em papel fala em madeira, florestas, e quem fala em tinta fala em poluentes.

Interessante notar que as bandeiras do PT não trazem mais a sigla partidária, apenas o número 13. E a maioria foi feita com tecido branco. Por que será? Reflexo do mensalão? E a estrela também foi estilizada.

Por falar em mensalão, o ministro Lewandowski deveria despir-se das vestes protocolares conferidas aos integrantes da magistratura e montar uma banca de advocacia especializada na defesa de réus de colarinho branco e políticos corruptos.

Com seu conhecimento, vocação e talento para defender transgressores, como vem fazendo no STF, ficaria milionário. E podendo declarar origem de renda sem constrangimentos.

Estaria ganhando na faixa do Marcio Thomaz Bastos, o que é uma boa grana.

Em São Gonçalo, tem uma tradicional fábrica de máscaras para o carnaval. Este ano tem uma em especial que vai vender muito: Joaquim Barbosa.

Se a chapa formada por executivos bem sucedidos que está articulando candidatura à presidência do Flamengo vencer as eleições, acho que a médio prazo o rubro-negro poderá se transformar num dos maiores clubes do mundo. Chegando ao nível de Real Madrid, Manchester United, Barcelona e Bayern de Munique.

Uma lástima! 

4 comentários:

Jorge Carrano disse...

Agora que os assuntos estão em dia, podemos esperar "Cartas da Serra Gaúcha" (Ricardo dos Anjos), post sobre o Hallouween (Carlos Frederico), notícias dos USA (Ricardo Carrano) e novidades de Portugal (Riva, que lá esteve recentemente).
Gusmão contribuiu com análise final da novela "Cheias de Charme", a ser publicada na sexta-feira.
Teremos, espero, muitas matérias novas nos próximos dias.
Até!

Anônimo disse...

Já declinei que sou paulista e corintiano. Não transferi jamis meu título para o Rio, onde moro há 6 anos.Prefiro justificar ausência.
Se aqui votasse, seria no Eduardo Paes. Ele está fazendo um bom governo.
O Corintians tem torcida um pouco menor, mas tem mais chance de se tornar um grande clube internacional.
Já estamos no caminho, com a construção de um belo estádio.
E seremos campeões mundiais de novo (já ganhamos um título sobre o Vasco). O Chelsea que nos aguarde.
:D Fernandez

Anonimous disse...

Uma pergunta que não quer calar, de tão metafísica que é:
Afinal, no Framengo a mandatária é "presidente" ou "presidenta"???

Jorge Carrano disse...

E Dilma Rousseff é presidente ou presidenta?
Pessoalmente acho uma babaquice impor ser tratada de presidenta. É uma afirmação feminista tola.
Como diz o João Ubaldo, será que ela gostaria de ser chamada de governanta ou invés de governante?