31 de agosto de 2012

Virou, mexeu, voltamos ao futebol


Por 
Ricardo W Carrano



Visionários que são, os comentaristas deste blog descobriram ainda que implicitamente uma estranha relação existente entre o nosso futebol e a tragedia. Digo isso pelo que li nos últimos comentários e pelo que todos nós temos observado na midia futebolística.

A tragédia atual e anunciada de nossa seleção : Mano Menezes não é parte da solução, é parte do problema. O time teve atuações pífias nas duas vezes em que disputou uma competição internacional de importância sob seu comando, como na última Copa America com aquela infame decisão por penaltis contra o "poderoso" Paraguai, e em Londres quando jogou mau todos os jogos, culminando com a derrota na final. Agora somos fregueses do México também.

Sabemos também que a Copa do Mundo mesmo começa nas quartas de final (onde caímos em 2006/2010) por que é quando ficam somente quase sempre os "mesmos" , ou seja, o quarteto de ferro (Brasil, Argentina, Alemanha, Italia onde ao menos um destes países esteve presente em todas as finais com exceção de 2010) e, no momento, possivelmente outro paises que podem ser Espanha, Uruguai, Franca, Holanda, Inglaterra, Portugal, México quem sabe alguma nação africana. Bem, a partir deste ponto a tragédia que fará com que o Brasil seja derrotado em suas duas Copas realizadas em nosso solo é iminente, infelizmente.

A tragédia dos nossos jovens “craques”: Jovens promessas, como dizem que é o Neymar, são endeusados pela midia que tenta nos passar a impressão de que esses jogadores para mim apenas bons jogadores são super-craques. Tudo isso ao mesmo tempo que desenvolvem suas potencialidades como atores de teatro ou atletas de saltos ornamentais com o intuito de iludir as péssimas arbitragens por si só uma outra tragédia. E só você ver que a maioria deles quando chega na Europa (como Robinho, Diego, por exemplo) não jogam mais nada, sendo então renegociados ou usados como esquentadores de banco no frio europeu.

A tragédia do Campeonato Brasileiro : Muita gente que não assiste jogos dos principais campeonatos europeus só deu conta do baixo nível do nosso campeonato durante a última Eurocopa. Bastava você assistir um dos jogos da Euro e depois um do nosso campeonato para ver como nosso futebol regrediu.

Essa regressão é consequência das seguintes tragédias :

A tragedia dos nossos "professores" : O futebol que é pentacampeão mundial, e já foi chamado de futebol arte sofre hoje de uma idiotice tática com respeito a marcação implantada lentamente a partir do fim do seculo XX. Vemos times jogarem com 3 as vezes 4 volantes, normalmente um bando de brucutus rifadores de bola, especialistas em caneladas no meio campo com demonstrada capacidade para o anti-jogo. O efeito prático desta burrice é que isto ja afetou nosso futebol na base, tanto que agora já somos obrigados por isso a importar "meias" de outros países.

A tragédia dos velhos “craques” brasilieiros : No ocaso de suas carreiras e de volta ao Brasil, com poucas exceções, contaminam a formação dos jovens valores com seu anti-profissionalismo. Muitos vivem chegando atrasados aos treinos, tem sua vida íntima exposta na midia, onde também declaram o uso constante de bebidas alcoólicas (quando não tem coisas ilegais também) e assídua participação em noitadas. Tudo isso ao mesmo tempo que desenvolvem suas potencialidades como atores de teatro ou atletas de saltos ornamentais com o intuito de iludir as péssimas arbitragens por si só uma outra tragédia. Além do mais são todos supervalorizados ganhando salários as vezes incompatíveis com a realidade europeia, atuando no Brasil.

A tragédia do futebol carioca : Essa é uma tragédia patética, por si só em quatro sub-tópicos começando com o meu próprio time e usando pitadas de humor negro para evitar as lágrimas.

Flamengo : Parem de dizer que o Fla é a Casa da Mãe Joana, porque isso é ofensa a Mãe Joana. Todo mundo sabe que até mesmo um prostíbulo é mais bem gerenciado (palavra desconhecida na Gavea) que o Flamengo. Desde a rocambolesca contratação do ex-R10, protagonizamos uma infindável (porque
eu nao vejo o futuro) lista de burrices e derrotas vexatorias destacando : 11 jogos seguidos sem vitoria no brasileiro de 2011. Contrataram o R10 (hipervalorizado), sem que existisse a devida provisão financeira o que teve como consequência a perda do Thiago Neves (que joga mais que o ex-R10) para o Flu. Devem ao mundo, porque se devessem só a Deus estariamos perdoados.  Deivid (nao David) perdeu o gol mais feito do ano na semi-final da taca Guanabara contra o Vasco. Demos outro espetáculo abaixo de ridículo quando a TV mostrou um bando de marmanjos incompetentes chorando a perda da classificação na Libertadores que não dependia de nos. Levamos de novo uma virada e fomos eliminados pelo Vasco na Taça Rio; 1 mês depois, levamos sufoco e merecíamos ter perdido de um time que acabou de voltar da segundona, o que se repetiu ontem, 30/08/2012 (Fla 1 x 1 Sport).

Botafogo : Relegado a mero coadjuvante nos campeonatos que participa ultimamente, sendo que nem mesmo consegue mais ser campeão carioca única coisa que ainda conseguia ganhar de vez em quando desde 1995. O Botafogo deveria "pedir para sair" de competições como as Copas do Brasil e Sul- Americana, bem como do G4 de onde acaba sempre sendo eliminado as vezes de forma trágica, pois assim pouparia choro a sua torcida. Devem ao mundo, porque se devessem só a Deus estariam perdoados. Protagonizaram outro episódio patético com (pasmem!) a contratação do bufão Tulio que insiste no fato de que lhe faltam apenas 7 gols para chegar aos 1000 (algo que já foi mais que verificado que é mentira), ou será que vão efetiva-lo na ex-vaga do Loco Abreu ou do Herrera ? Como parte da tragédia carioca São Paulo 4 x 0 Botafogo (30/08/2012).

Vasco: Parece que a tsunami causada pela administração (ele não conhecia esta palavra) Eurico ainda encobre a colina até mesmo porque parece que o grande Dinamite esta tomando aulas de gerenciamento (palavra que já disse que desconhecem) na Gávea. Isso faz com que São Januario apesar de enfim ter visto um título de Copa do Brasil, não consiga montar e/ou manter elencos competitivos quase sempre perdendo bons valores do time durante as temporadas, como foi o caso recente do Rômulo, Fagner e Diego Souza. Outra consequência desta atribulada fase que parece interminável é que o Vasco não vê um título carioca desde 2003. Erra no entanto a torcida vascaina ao reclamar do bom técnico Cristovão que deve estar ficando maluco mesmo, ao ver que tem que escalar o Carlos Alberto e ainda ser chamado de burro pelos “filhos” do Eurico. Devem ao mundo, e ao Romário, porque se devessem só a Deus estariam perdoados. Outro efeito prático desta tragédia é a atual "queda-livre" no brasileirão 2012.Ontem (30/08/2012) mais um capítulo desta tragédia carioca-lusitana : Grêmio 2 X 0 Vasco.

Fluminense : O Flu até que não está mau, isso porque não joga contra a LDU ou Boca Juniors tem um bom tempo. Mas mesmo apesar dos triunfos recentes sua diretoria ainda pensa que treinar num campo que deveria ser transformado em museu, (não é ofensa) onde a memória de Preguinho e Felix deveria ser reverenciada, é toda estrutura que o Flu precisa para que continue no caminho certo, mas isso não acontece porque sabemos eles devem a Unimed e por isso estão perdoados, mas, mesmo assim não tem dinheiro nem mesmo para ter algum CT mesmo que primitivo como o Ninho do Urubu. Mesmo assim, também, o Flu é candidato ao título este ano e parece que não se deixa seu time se contaminar pela pastelonica vida dos seus rivais cariocas ao menos por enquanto. Ontem 30/08/2012 Flu 1 X 1 Corinthians.

A tragédia que não é de brincadeira: As recentes e hediondas brigas entre torcidas organizadas que possuem nos seus quadros inúmeros assassinos, vândalos, idiotas, enfim gente ruim mesmo que ainda diz que é “torcedor profissional’. Como é que os clubes ainda podem dar e/ou vender mais barato ingressos e outros benefícios a criminosos? Parte desta resposta já está explicada e justificada pelas próprias atitudes descritas neste post tanto dos clubes como de jogadores técnicos e dirigentes.

Obrigado, Abracos , Ricardo W Carrano.


Nota do editor: O autor do post, flamenguista confesso, mora há algum tempo fora do país, mas demonstra à toda prova estar atualizado com as coisas de nosso futebol - inclusive o Campeonato Nacional  em curso - e que também acompanha o futebol internacional.

7 comentários:

Jorge Carrano disse...

Caro Ricardo,
Como é que você consegue se manter atualizado com as coisas do nosso futebol? Uma coisa é saber os resultados, outra é estar atualizado com os bastidores dos clubes.
Você é o único torcedor daquele time cujo nome é vetado aqui no blog (rsrs), que aceitamos como colaborador.
Abraço

Freddy disse...

Eu até gostava do Romário, que vi chegar ao estrelato no Vasco e depois voltar dizendo que era rubro-negro desde criancinha.
Parece que agora ele é um dos ofensores da tragédia que se anuncia no Vasco, remanescente da era Eurico e continuada na pífia administração (?) do Roberto Banana.
OK, Romário, cansei de elogiá-lo.

>8-( Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Você não está enganado não? O Romário teria dito que é rubro-negro desde criancinha?
Nunca ouvi ou li nada parecido. Se disse, o Eurico é um rematado idiota por homenagear com uma estátua torcedor flamenguista, com todo respeito ao primo Ricardo.
Que eu saiba o Romário sempre desconversou este assunto dizendo-se torcedor do América, como o pai.
Um dia a verdade aflora.
Abraço

Ricardo disse...

Estou muito agradecido aos membros do blog pela permissao ou concessao especial de ter um torcedor daquele time que voces nao falam o nome aceito nos seu quadro (muitos risos), Muito Obrigado.
Conseguimos e acompanhamos futebol atravez dos canais PFC Internacional e Globo Internacional. Estes canais tem uma programacao diferente da que passa no Brasil. Mas por exemplo a Globo no domingo passa ao vivo 2 jogos (melhor que assistir o bobao do Faustao), ja o PFC passa ao vivo outros 2 jogos (alem de passar os de sabado) e reprisa todos os outros. Estas programacoes incluem, Sport Tv News, Troca de Passes, Redacao Sport TV, Globo Esporte dentre outros, acompanhamos tambem via Internet. Na verdade estamos antenados com a vida no Brasil. No momento so' nao tenho acompanhado muito a politica (Brasil e EUA) devido a possibilidade real do mau cheiro paassar para dentro de minha sala.

Jorge Carrano disse...

Ricardo,
Aqui neste espaço virtual é provavelmente o único lugar em que o Flamengo (com perdão da má palavra) não tem maioria.
Vascaínos e tricolores são mais numerosos.
Como você está fisicamente distante abrimos exceção.
Mas não abusa (risos).
Abraço

Ricardo disse...

Big Jorge,
Sem problemas. Estava tudo bem ate' que apareceu uma "ovelha rubro-negra" ! (risos) Vc e' o primeiro Carrano vascaino que conheci, isso porque nao sei qual e' a contagem no seu ramo da familia. No meu e' tudo FlaxFlu : Flu : Vo Carrano, Vo' Bea , Tio J Carlos, Tia Terezinha, primos Flavio, Renato , Marta e Regina, e meu proprio irmao Sergio. Fla : Vo' Bea (ela era os dois p/evitar ciumes), Meu Pai, Tio Ze, primos Ze Carlos , Ana Maria, Marcia e Eu. Nao tenho noticia de Botafoguneses tb. Cuidado c/ a Portuguesa que nao vai estar nem ai para as irmandades lusitanas. Abracao !

Jorge Carrano disse...

O agregador sou eu, Ricardo. Mulher vascaína, dois filhos vascaínos, dois netos vascaínos, uma nora vascaína. Uma das irmãs (falecida) era vascaína, e seu marido, meu cunhado, vascaíno. A outra irmã, que frequenta o blog vez ou outra, é tricolor.
No desdobramento, a família desta nora vascaína é quase toda torcedora do Trem Bala da Colina. Também pudera são de origem portuguesa.
Quanto ao jogo de hoje, meu receio é que portuguesa gosta de bacalhau. Já pensou se ela estiver com fome e nos jantar?
Abraço