12 de agosto de 2012

Festival Internacional de Folclore - Nova Petrópolis - RS

Quem pôde ver viu, quem não pôde avalie, pelas fotos abaixo, o grande espetáculo de música e dança, arte e cultura de diferentes regiões do Brasil e de alguns outros países que enviaram grupos para este festival que hoje termina.

Ainda é possível, embora sem a graça dos movimentos e o som que dão alma as manifestações  folclóricas, apreciar um pouco deste tradicional festival realizado no Jardim da Serra Gaúcha, que é e cidade de Nova Petrópolis.

Este festival foi objeto de post do Ricardo dos Anjos, em: http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/07/carta-de-nova-petropolis.html








FOTOS: Mauro Stoffel, encontráveis em http://www.festivaldefolclore.com.br/

9 comentários:

Anonimous disse...

Estive curtindo o inverno passado em Gramado e também em Nova Petrópolis de passagem rápida,mas não arriscamos assistir ao evento, pois chovia muito e o frio era intenso. Pelas fotos, parece que o tempo dessa vez colaborou.

Jorge Carrano disse...

Bem, Anonimous, lá não estive, portanto não posso falar sobre as condições climáticas.
Foi graças a informação do confrade Ricardo dos Anjos, atualmente morador da bela cidade, que localizamos o website do evento, no qual pinçamos as fotos.
Fica o registro do Festival a fim de que as pessoas que se interessem por folclore agendem comparecer em próxima edição.
Considerando que esta foi a 40ª, tudo leva a crer que é anual.A Serra Gaúcha tem inúmeros outros atrativos que se somarão ao Festival.
Obrigado pela virtual visita.

Freddy disse...

Quando estive nessa época do ano em Gramado (agosto de 2008) o tempo também estava frio e chuvoso. Foi num Festival de Cinema, que aliás nesta semana está em pleno andamento (10 a 18 de agosto).
Apesar de não gostar de cinema, devo confessar que me distraí bastante vendo o povo circulando. Tinha uma quantidade surreal de gente bonita, por conta do evento!
Abraços
Freddy

Gusmão disse...

Os gaúchos da serra sabem promover sua eregião e atrir turistas. Posssuem ótima infraestrutura e recebem com fidalguia.
E o calendário de eventos é rico. Este do folclore eu não conhecia, e vejo que ocorre quase que concomitantemente com o festival de cinema em Gramado, mencionado pelo Freddy.
As cidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, promovem, em anos alternados, festivais da uva e do vinho e não competem entre sí.
Abraços

Freddy disse...

Recomendo a todos a Festa da Vindima, realizada nas dependências da Vinícola Valduga do fim de janeiro ao início de março. Podem conhecê-la lendo o III post da série Visita ao Vale dos Vinhedos, iniciada em 16 de julho de 2011 (4 posts). A parte específica sobre essa festa foi publicada pelo Carrano no dia 20/07/2011.
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

O post a que se refere o Freddy, está em: http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/07/visita-ao-vale-dos-vinhedos-iii.html

Selecione e cole em seu navegador.

Ricardo dos Anjos disse...

Festival de Cinema em Gramado começou neste último sábado, sob uma temperatura de 30ºC. Muitos turistas agasalharam-se e frustraram-se com o frio que não veio. Hoje, 13/8, o tempo mudou, está chuvoso,e primaveril, mas amanhã a previsão é de sol na região da encosta. E o Festival de Folclore aqui em Nova encerrou com o espetáculo "A Epopéia dos Imigrantes" e a cerimônia solene da extinção da Chama Folclórica, orgulho dos alemão e alemoa daqui.
Para mim, particularmente, do pouco que assisti, elejo o grupo "Falzi Gaskarova Dance Company",oriundo da Rússia. Banda com bateria, trombones de vara, banjo, e solos de clarineta de emocionar.Bailarinos e bailarinas apresentando lindas e corretíssimas coreografias, expressando emoção e disciplina, de uma leveza e tb ações mais intensas como a dança dos sabres. Enfim, ARTE maior, de arrancar vibrantes aplausos da plateía.E lágrimas dos mais sensíveis. Um espetáculo visual de primeiríssima!




Jorge Carrano disse...

Caro Ricardo,
Nada de comparações, mas esta formação instrumental, acrescida da washboard e da tuba, dá jazz de primeiríssima qualidade se executados pelos velhinhos da Preservation Hall Jazz Band, de Nova Orleans.
Abraço

Jorge Carrano disse...

Acesse http://www.youtube.com/watch?v=l5VDMbeBsDQ

Pule o anúncio e espere a introdução até que entre toda a banda.

Você ouvirá um jazz genuíno.