16 de agosto de 2012

VERGONHA!

Estou envergonhado com a situação a que chegou o Clube de Regatas Vasco da Gama, extremamente vexatória e exposta na mídia, por causa da interdição dos alojamentos dos meninos que formam a base de atletas para o futuro.

E indignado com a administração do “Pateta” que assumiu a presidência do clube.

Numa obra da área de administração, li uma tese irretocável de que todos somos incompetentes. Alguns atingem seu nível de incompetência em patamares elevados; outros nos degraus mais baixos.

Um bom vendedor poderá se tornar um péssimo gerente de vendas por falta de liderança, incapacidade de trabalhar em equipe, não saber delegar, etc, enfim uma série de fatores importantes para cargo de chefia e liderança.

Ocorre-me também a frase célebre do pintor que pregou “ não vá o sapateiro além das sandálias”.

O Roberto Dinamite atingiu seu nível de incompetência ao assumir a presidência de um clube das tradições do Vasco da Gama. O cargo é muito maior que ele.

Foi, é certo, um bom jogador, artilheiro a quem o clube deve algumas conquistas importantes. Mas como dirigente é uma lástima. No caso que está repercutindo na imprensa, a agravante é que a origem dele é da base do clube, onde despontou juntamente com Luiz Fumanchu e outros que fizeram relativo sucesso entre os profissionais do Vasco e de outros clubes.

As instalações, então, eram adequadas. O desleixo atual é indefensável, indesculpável.

É assim que pretendem formar e revelar talentos?

E tem mais o seguinte, Ronald Reagan foi um ator canastrão e aparentava total despreparo para conduzir os destinos da maior potência econômica e militar do mundo.

Entretanto teve o bom senso de nomear bons assessores e formar uma equipe qualificada para cercá-lo. Equipe de profissionais em cada área.

O Roberto, pelo visto, não sabe sequer escolher sua equipe de assessores.

Bem, quem acompanha este blog há algum tempo sabe que esta minha opinião sobre o Roberto não é episódica, nem pontual. Já manifestei em outras oportunidades que o considero um pateta.

Tiramos uma raposa e colocamos no lugar uma lesma.





13 comentários:

Freddy disse...

O Carrano prefere "pateta". Eu, aproveitando sua antiga alcunha de "Roberto Dinamite", lembrei-me de "banana de dinamite" e hoje digo que nosso pretenso ídolo involuiu para Roberto "Banana".

Sou meio preguiçoso e não fiz eu mesmo a pesquisa que levanto aqui. Quantos títulos o Roberto levantou para o Vasco durante o extenso período em que se manteve como ídolo? Ter feito centenas de gols e ser conhecido como o salvador do time com o famoso placar de Vasco 1 x 0, gol de Roberto (muitas vezes de penalty) não nos trouxe tantas conquistas assim para justificar seu endeusamento.

Não vou bradar "Volta Eurico!", mas que dá saudade, dá!
Fica aberto o debate.
Abraços
Freddy

Luvanor Belga, MS disse...

Sr Carrano,
Lamento a derrocada vascaína que o nobre torcedor argúi, mas tal costuma acontecer por má gestão empresarial. O mesmo aconteceu com o meu Corumbaense, ao cair pra segundona. O abraseado torcedor do "Carijó da Avenida" imputa o fracasso do time à péssima diretoria ali enquistada, sobremaneira às ações dos dirigentes Niquito e o "eterno" Jorge Freitas, tipo Eurico Miranda.
Assim sendo, consolemo-nos mutuamente, Sr Carrano. Acredito que dias melhores virão, com certeza.

Gusmão disse...

Vocês, Carrano e Freddy, que são vascaínos que se entendam.
Não boto minha colher senão para dizer que as imagens que vi na internet, dos alojamentos dos meninos das bases de preparação, são deprimentes. Alguém as comparou, com razão, às das instalações oferecidas aos menores infratores.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Caro Luvanor,
Enquistada levará muita gente ao Aurélio, ou Aulete. Obrigado pela solidariedade.

Gusmão,
Pior! Pelo que também ví, os menores infratore têm melhores instalações sanitárias.

Abraços

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Pateta ou banana, exprimem bem a imagem do presidente vascaíno.
Na história do clube tivemos presidentes qualificados, com bagagem cultural e sucesso profissional.
Mas tivemos alguns anedóticos. Como por exemplo um portruguês, chamado, se não me engano, Manoel Joaquim Lopes. Deu-se que o Vasco convidou o Benfica, de Portugal, para uma partida amistosa comemorativa. Antes do início do jogo, o presidente foi entrevistado e a horas tantas mencionou, para valorizar o visitante, que o Benfica era o maior time do mundo. O reporter, sacana, pondera: mas o senhor sempre diz que o Vasco é o maior time do mundo. O Sr. Lopes não perdeu a pose e emendou: "ora pois, o Vasco é o maior time do mundo no Brasil, e o Benfica o maior do mundo em Portugal".
E assim nós vamos vivendo...
Abraço

Jorge Carrano disse...

Estava acabando de fazer o comentário acima, e eis que surge na tela do computador uma notícia que torna mais vergonhosa a situação do Vasco. O ex-jogaror Romário, que teria créditos a receber, conseguiu um mandado de penhora, conforme abaixo:
"Defiro a penhora sobre os direitos econômicos dos atletas Anderson Vital da Silva, Fellipe Ramos Ignez Bastos, Eder Luis de Oliveira e Nilton Ferreira Júnior. Intimem-se por mandado a CBF e a FERJ nos endereços indicados à fl. 246, comunicando da presente decisão e para que sejam adotadas as providências cabíveis no sentido de comunicar acerca da penhora aos eventuais Clubes que transacionarem com o executado o passe dos atletas acima referidos, bem ainda para que os valores da compra sejam depositados a disposiçao deste Juízo em conta judicial a ser aberta junto ao Banco do Brasil. Defiro, ainda a penhora sobre os valores decorrentes da cota dos Clubes do Campeonato Brasileiro de Futebol e demais créditos em dinheiro pertinentes ao réu. Intime-se a CBF por mandado, inclusive para depositar em favor deste Juízo em conta judicial junto ao Banco do Brasil os valores existentes. Defiro também a penhora dos valores decorrentes da cota de patrocínio. Intime-se a Eletrobrás, por mandado, no endereço indicado à fl. 44, inclusive para depositar em favor deste Juízo em conta judicial junto ao Banco do Brasil os valores existentes. Intime-se o executado, pelo D.O., na pessoa de seu advogado. Cumpra-se com urgência".

Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/vasco/romario-faz-limpa-no-vasco-justica-determina-penhora-de-passe-de-dede-mais-tres-jogadores-verba-de-patrocinador-5805597.html#ixzz23jLhmDON

O Anderson Vital da Silva, aludido no início do mandado, é o nosso conhecido Dedé.
Romário e Roberto Dinamite, há muito andam as turras. Acho que o Beixinho está indo a forra.

E este Juiz, que determinou a penhora, sou capaz de apostar, é torcedor do urubu.

Freddy disse...

O Vasco da Gama tradicionalmente se valeu da colônia portuguesa no Rio de Janeiro para seu sustento. Diversos ídolos foram comprados (e revendidos com lucros) por abonados beneméritos que eram, pasmem, "donos" dos jogadores. Era um misto de ajuda e negociatas lucrativas. Mas funcionava.

Os tempos mudaram e a colônia portuguesa minguou. Os abonados beneméritos morreram, se aposentaram, seus negócios perderam força... E o Vasco passou a ser um clube comum, exposto aos mesmos desacertos administrativos dos demais.

Meu temor é que nosso fim seja igual ao do América. Sem o apoio da colônia (se é que ela ainda existe), sem uma âncora sólida na sociedade, sem grandes conquistas, aos poucos vamos perder adeptos, torcedores, patrocínio...

Vejo um futuro cinza chumbo à frente (não se diz mais negro).
Abraços
Freddy

Anonimous disse...

Peço ajuda aos advogados desse blog no sentido de saber se os jogadores aludidos na tal penhora vão sofrer sanções pecuniárias ou só a parte do patrocínio da direção vascaína? E por que esses atletas, qual a relação com o caso?
Expliquem, por favor.

Jorge Carrano disse...

Não, Anonimous, os citados jogadores não terão qualquer prejuízo. Os chamados "passes", que são os direitos econômicos e federativos, é que ficam penhorados como garantia de pagamento de dívidas do clube. Assim, se um dos citados jogadores for negociado, a receita decorrente fica bloqueada a disposição da Justiça.
As verbas de patrocínio também ficam sujeitas ao mesmo gravame.
Ou seja, a situação que já é de penúria poderá piorar muito pela interrupção de parte das receitas financeiras, inclusive cotas de TV.
Bem, cabe recurso de embargos. Vejamos se o departamento jurídico joga melhor que o time em campo. Os da beca podem ser melhores que os das chuteiras.
O time acaba de completar o vexame empatando com o Curitiba, em São Januário.
A coisa está feia.

Freddy disse...

Todos (ou quase todos) os clubes estão imersos em dívidas. No entanto, seus departamentos jurídicos vão conseguindo driblar as cobranças, empurrando com a barriga de maneira a continuar a ter bons times, conseguir renda e aos poucos gerenciar a diminuição das mesmas.
O que acontece com o Vasco do Banana, ou Pateta, é que ele não consegue blindar as cobranças. Sem receita, o time não contrata, fica fraco, perde patrocínio, e o brejo se aproxima.
Espero não testemunhar o fim (não que eu queira morrer cedo, apenas espero que o desenlace ainda demore um pouco...).
Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

O Eurico é um crápula, asqueroso e falastrão, mas a verdade é que ele se impunha, conhecia os meandros das federações e conseguia blindar a Vasco, para usar sua expressão Freddy. Com isso, pelas maquinações de bastidores o Vasco era respeitado. Até os juízes de futebol tinham cuidado em não prejudicar o clube "errando marcações".
Agora os juízes nos prejudicam em São Januário e fica por isso mesmo, porque não temos ninguém para ganhar no grito.
No caso do Romário, entretanto, ele - Eurico - é responsável pela situação criada, pois assinou uma confissão de dívida. Não posso fazer juízo de valor, mas considerando a estreita ligação entre ele e o Romário, tenho dúvidas se não houve favorecimento no caso.
Também no Judiciário, entre os juízes togados, acredite, é importante o tráfico de influências. Os juízes no campo e no forum já não respeitam o Gigante da Colina.

Jorge Carrano disse...

Eis trecho de uma entrevista do Eurico, que, como não poderia deixar de ser, está apoiando o Romário. E se diz vascaíno. Vejam:
"- Esses balanços não são balanços que se fabricavam na esquina. Eram publicados e aprovados pelo conselho, com conhecimento pleno. Mais ainda, quando essa administração assumiu, no ano de 2008, quando fizeram só seis meses, publicou o balanço e foi aprovado. O Romário então peitou por diversas vezes para se fazer um acordo, mas eles empurraram para lá e para cá, então ele se viu compelido a entrar em juízo. Só que as pessoas fingem desconhecer. Pior, foi insinuado que isso foi um negócio, como se fosse um conluio, uma fraude. Chegaram a insinuar que o acordo visava a beneficiar a mim, que estaria levando algum nisso. Mas como se pode forjar uma dívida dessa?"

Jorge Carrano disse...

E agora mais esta:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2014/05/inquerito-vai-investigar-estelionato-e-pede-suspensao-de-eleicoes-do-vasco.html