27 de agosto de 2012

Receita de novela


Por
GUSMÃO

Escolha bem o elenco. Alguns autores admitem que escrevem para as atrizes. Seu jeito de interpretar, seu biotipo, e outras características pessoais. Dá até para no script fazer alusão ao tipo de cabelo, a altura, etc, principalmente se houver um viés humorístico na sequência a ser gravada.

Se houver em seu roteiro um núcleo rico, é necessário que tenha atrizes jovens e bem dotadas de peitos e bundas afim de que possa haver cenas de banho na piscina.

A dona da casa, certamente uma socialite, precisará ter sexy appeal e savoir faire para receber granfinos, diplomatas e empresários. E estrangeiros que possam ter que aparecer na história.

O ator, se o personagem for um garanhão que papa todas, tem que ter physique du role, para poder passar credibilidade.

Saia do lugar comum e da tentação de colocar negras, mesmo que belas, no papel de empregada ou babá. E não esqueça de escrever texto inteligente para as personagens serviçais domésticas ou de escritório (secretárias) para que não entrem mudas e saiam caladas de cena.

No núcleo pobre pode e deve haver atores e atrizes com veia humorística. Ah! Não esqueça que precisará de uma locação onde se apresentarão pagodeiros ou funqueiros.  Serve um bar, um clube ou mesmo uma laje de casa de algum personagem que more no bairro (comunidade).

A trilha sonora é muito importante, por isso deixe por conta dos produtores musicais. A menos que você conheça bem o assunto e possa sugerir temas  e interpretes.

É comum encomendar a compositores conhecidos musicas-temas que escoram as cenas de determinados personagens.

Como o CD com a trilha será fatalmente uma boa fonte de renda, vale a pena fazer investimento comprando direitos de execução de músicas consagradas com interpretes famosos. Se possível Roberto Carlos, ou Chico Buarque, ou Maria Bethania.

Os cenários são fundamentais e devem ser adequados. As casas ou apartamentos dos ricos devem ser suntuosas (é possível alugar belas mansões, fazendas, haras, e apartamentos pelo tempo das gravações) e decoradas com bom gosto.

As moradias do pessoal de classe média serão mais simples mas não destituídas de conforto e boa aparência (limpeza e arrumação). Lembre que a chamada classe “C” ascendeu e hoje tem acesso a TV por assinatura, TV de 46 polegadas, de plasma, com conversor automático para HD.

Bem, nem vou falar do celular, peça sem a qual hoje não dá para escrever qualquer texto de dramaturgia.

Escolhidos elenco e locações (cenários), comece o roteiro. Basta escrever os 15 primeiros capítulos, porque a partir disto os telespectadores irão determinando os rumos dos personagens. Quem deve namorar quem. Quem tem química com quem (daí a importância da seleção de elenco). A emissora contrata pesquisa e os grupos de discussão vão dando dicas sobre o que está bem e o que precisa modificar. Além disso patrocinadores também influirão e muito no desenvolvimento da história.

Você terá que escrever cenas com carros, com idas a caixas eletrônicos ou agências bancárias para obter empréstimos consignados, porque montadoras de automóveis e bancos pagam pelo merchandising. E isto é fonte importante de renda para todo mundo: você autor, para a emissora e para os atores.

Produtos de limpeza e higiene doméstica (detergentes, sabões em pó, etc)  antigamente eram exibidos pelas empregadas. Hoje será preciso inventar uma sequência para que sejam ressaltadas as excelsas virtudes do produto com a patroa falando. Observe que as vezes a cena fica até forçada, meio desnecessária na trama, mas como há grana envolvida trate de escrever a cena. E produtos para os cabelos, xampus, hidratantes e coisas do gênero serão usados pelas pessoas mais pobres. Os mais ricos frequentarão salões de beleza, nos quais aparecerão em destaque produtos de beleza. Mais dindim para quem escreve, quem atua, etc.

Atores e atrizes telefonarão para você reclamando que estão aparecendo pouco e com poucas falas. Sem importância na trama. Tem que saber administrar estes egos. Haverá ciumeira, na acerta. Fique calmo e gerencie os conflitos.

Hoje é fundamental que apareçam cenas de cama, com sexo o mais explícito possível em função de horário. Antigamente eram necessárias para agradar a audiência masculina. Hoje as mulheres também se amarram e se esquentam.

Casais formados por personagem masculino velho com personagem feminina mais nova dá “ibope”, mas se for o contrário dará mais. É preciso fisgar a audiência dos idosos que não saem de casa para as baladas.

Mesmo que você não seja adepto, engole em seco e cria personagens gays. Eles estão por cima da carne-seca. E são uma realidade no mundo de hoje. Desenvolva cenas de romance e, importante, que possam ajudar a vender produtos destinados a este público que é grande e fiel.

Se o horário não permitir cenas quentes de sexo, coloque muitas crianças no roteiro... e um cachorro. Crianças e animais costumas prender o público.

Não se preocupe se a história vai ficar sem pé nem cabeça, desde que cause impacto e polêmica. 

Não peça ajuda ou parecer a pessoas intectualizadas. Quanto mais beócias, desinformadas, quase tangenciando a idiotia melhor. Elas darão ótimos palpites.

Se o seu roteiro não for aprovado pela emissora ou se, aprovado e levado ao ar, não for sucesso de público, sugiro que você mude de foco e passe a escrever romances porque terá chance de êxito.
  

9 comentários:

Anônimo disse...

Tem receita de como ganhar dinheiro?

Incógnita disse...

A direção não é importante? E o "jaba" junto a mídia?
Creio que hj a mídia tem uma influência enorme no sucesso de um empreendimento, seja ele qual for.

Gusmão disse...

A direção é importante Incógnita. Não mencionei porque o texto estava ficando muito grande.Essa novela das empreguetes (bem legal), abusa do merchandising. Todo mundo entra no jaba: autor, diretor, atores.

Anônimo, a receita para ganhar dinheiro é trabalhar. Muito.
Só no dicionário é que sucesso vem antes de trabalho.

Abraços

Jorge Carrano disse...

Obrigado Gusmão, pela colaboração.Rimou! Espero que continue enviando material para o blog.
Abraço

Freddy disse...

Gostei.
É bem aderente à realidade.
Abraços
Freddy

Anonimous disse...

Lembro de uma cena de novela em que Dina Sfat recusou-se a fazer merchandising da marca de wisky, cuja garrafa estava sobre um móvel sobre um móvel. Na hora da gravação, ela simplesmente virou sutilmente a garrafa´colocando o rótulo em off,virado pra parede do cenário.

Riva disse...

Whisky é com "h" ......

Riva

PS : será que terminará em futebol ? rsrsrsrs

Gusmão disse...

Várias novelas já tiveram jogadores de futebol, amador ou profissional, em seus roteiros.
Então nada impede que falemos de futebol neste instante.
Acho que é isso que pretende o Riva, porque tricolor. Ou estou enganado?
Acho que o h não faz falta ao whisky. O que faz falta é um puro malte.
Abraços

Freddy disse...

Quanto à Dina, minha inocência se foi e penso que não lhe pagaram o suficiente para que ela aceitasse mostrar o uísque.
Argh! Tem horas em que traduzir fica horrível, não? Mas... é whisky ou whiskey?
Quanto ao puro malte, discordo (a menos que esteja se referindo a malte puro). Grandes whiskies são blended, pois achar um malte de qualidade tal que se sustente sozinho é muito difícil.
Abraços
Freddy