28 de agosto de 2012

Tempestade Tropical Isaac elevado a nível de furacão - categoria 1

Por
Ricardo W Carrano
Greenville - Carolina do Sul - EUA


No sétimo aniversario do furacão Katrina que devastou New Orleans e levou consigo 850 vidas, existe no momento a real possibilidade de que tudo o que foi feito como preparacão para evento semelhante seja posto em teste pois Issac aparentemente neste momento está indo diretamente na direcão da cidade a uma velocidade de 10 Knots (milhas nauticas por hora) com ventos de aproximadamente 85 milhas por hora.
 

Modelo Atual do Furacão Isaac


Vale lembrar  que o que provocou toda a tragédia em New Orleans nao foi exatamente o impacto direto dos ventos do  Katrina, que passou 30 milhas a sudoeste da cidade, mas a grande quantidade de chuvas em um curto período, o que provocou o alagamento das terras baixas do delta do rio Mississipi, também conhecidas como "Bayou", quando os diques que protegem 80% da cidade que está abaixo do nível do mar e do Bayou se romperam devido a pressão e transbordamentos deixando a "Big Easy" como New Orlenas
é conhecida completamente alagada.
 
No momento o governo do estado ja declarou que diversas medidas de precaucão ja foram tomadas como informou  também que bilhões foram gastos na recuperacão e infa-estrutura de defesa da cidade para possível reocorrência de um evento semelhante, mas o fato é que muita gente já deixou a cidade, embora ainda não exista uma ordem para evacução obrigatória até este momento. Mas, eu pergunto: você ficaria ? Bem eu já estaria bem longe em terra firme.



Como eu tenho por natureza o hábito pragmático de sempre duvidar do que os politicos e o governo afirmam, digo que espero que a gente ao menos possa passar por mais esta tormenta (ou tormento) sem a perda de centenas de vidas por incompetência daqueles que tiveram 7 anos para evitar o pior, de novo.

Tabela de probabilidades de intensidade de ventos.





Notas do Editor:
          1) Sobre o tema e do mesmo autor, vejam em http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/08/temporada-de-furacoes-i-furacao-irene.html

2) Fonte: Serviço Nacional de Meteorologia, Centro Nacional de Furacões http://www.nhc.noaa.gov/



 











 

12 comentários:

Jorge Carrano disse...

Este post está sendo publicado (como seria dito em periódicos da imprensa), em edição extraordinária, tendo em vista que o Isaac, não reduziria sua velocidade, nem mesmo alteraria seu curso, apenas para que pudessemos publicar a informação antes de uma eventual catastrofe.
O post sobre as eleições norte-americanas, também de autoria do Ricardo Wagner, conforme programado, será publicado amanhã.

Anônimo disse...

O furacão bem que poderia incluir a Praça dos Três Poderes, em Brasilia, em seu roteiro. O Isaac viraria herói nacional.

Anônimo disse...

Pelo visto Isaac gosta de jazz e comida apimentada (piada de mau gosto). Acabei de ver a notícia, no Jornal Nacional da Globo. Parece que o destino do furacão é mesmo Nova orleans.
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

O raio pode não cair duas vezes no mesmo lugar como diz o ditado popular, mas parece que o furacão pode assolar duas vezes uma mesma cidade.
Lá está um templo do jazz, onde se apresenta o Preservation Hall Jazz Band.
Tomara que não cause grandes estragos, e sobretudo não haja perda de vidas humanas.
A incúria do poder público ter como consequências desgraças é um assunto que nós brasileiros conhecemos bem de perto.

Ricardo disse...

O Golfo do Mexico com suas aguas quentes e' local onde os furacoes normalmente ganham forca, quase sempre se dirigindo na direcao da peninsula de Iucata no Mexico, ou para a peninsula da Florida ou para a costa dos estados do Texas, Louisiana, Mississipi ou Alabama. O Isaac tem a carcteristica de ter ventos nao tao fortes (75-80 mph)quanto outros, mas e' enorme e de deslocamento lento (6 mph no momento) o que aponta dias de chuva intensa, o que nao e' bom para os diques e barreiras de contencao de N. Orleans. E' tao grande que tem seu centro no momento entre a divisa da Louisiana c/ o Alabama mas suas nuvens se extendem num raio de acao que cobre 80% do Golfo do Mexico e chegam ate' a Carolina do Norte. Aqui na Carolina do Sul hoje ja' esta' chovendo, lembrando que por estarmos muito longe do centro nao temos problemas c/ os ventos que ja' causam derrubada de arvores e linhas de transmissao eletricas, que ja deixam aprx 400.00 pesssoas sem luz. Nao ha informacoes sobre vitimas fatais ate' o momento.

Jorge Carrano disse...

Que bom que não está causando vítimas. Perdas materiais são recuperáveis. Principalmente nesse país de oportunidades.
Abraço primo.

Freddy disse...

Ontem mesmo postei uma nota no Facebook comentando como os EUA, mesmo sendo a maior potência do planeta, é obrigada a se submeter às forças da Natureza.
E de quebra lamentando que nós, brasileiros, abençoados com uma localização privilegiada, verdadeiro paraíso, estejamos aos poucos devastando nossas riquezas naturais.
Abraços
Freddy

Riva disse...

Ontem à noite parecia, no mesmo gráfico, que o Isaac viraria uma tempestade tropical. Hoje não tenho notícias.
De qualquer forma, continuo impressionado em como os americanos continuam fazendo casas frágeis, facilmente destruídas por esses ventos. Com certeza é mais rápido e barato construir dessa maneira, mas não sei como as seguradoras agem por lá para cobrir essas frágeis construções. É dar sopa para o azar !

Quanto ao PRESERVATION HALL, mencionado pelo Carrano .... amigo, estive lá em 2000, e o local é menor que a sala da minha casa ... impressionante ! rsrs ... Nova Orleans é uma cidade que deve ser visitada. Na minha opinião, 3 dias são suficientes, de passagem para algum outro destino.

Sds Riva

Jorge Carrano disse...

Caríssimo Riva,
Não é pelo tamanho de seu espaço físico que o Preservation Hall é um dos templos mais importantes do jazz. É pelo brilho daqueles (agora nem tanto) velhinhos que cultuavam a arte musical predominantemente de suas raízes. É o clima reinante no ambiente. É o ar musical que se respira no local.
Repetindo opinião de meu filho Jorge, que lá esteve por minha sugestão, e procurarei reproduzir tal qual sua manifestação: "Foi a melhor relação custo/benefício que um demonstração de arte poderia propiciar. Os US$ 3,00 do ingresso são uma ninharia proporcionalmente ao que se desfruta."

Ricardo disse...

No momento Isaac foi "rebaixado" a tempestade tropical,e houveram sim mutios danos materiais e muitas inundacoes principalmente na costa do Alabama na cidade de Biloxi. Quanto a N Orleans desta vez o sistema funcionou de maneira que as equipes de resgate bem como de manutencao estavam em posicao quanto a tormenta atingiu a cidade. Em alguns pontos os engenheiros determinaram que fossem feitos buracos nas paredes de contencao, para aliviar a pressao e facilitar o bombeamento da agua. Ainda esta' chovendo bastante em toda a area afetada, mas as consequencias ate o momento onde 2 mortes foram registradas sao muito inferiores as da passagem do Katrina.

Riva disse...

Amigo Carrano, não quis relacionar a importância cultural e histórica do PRESERVATION com seu tamanho físico.
Quis apenas dizer que me surpreendi com aquela "salinha", onde tudo aconteceu.

Comparando com a primeira vez que vi o Congresso Nacional de perto, em Brasília .... não vou esquecer .... fiquei olhando da calçada aquela coisa pequenina, de onde emana todo o poder, de onde se arrasa com a vida de toda a população do nosso imenso Brasil.

Foi isso que tentei expressar ....

Abração

Riva

Gusmão disse...

Segundo o noticiário de hoje, no Mississipi e na Louisiana morreram pessoas vítimas do Isaac. Sete ao todo.