17 de maio de 2010

Copa do Mundo FIFA 2010

Pouco menos de um mês nos separa do início da Copa do Mundo. Todos os países que irão competir já apresentaram à FIFA uma lista preliminar com 30 jogadores convocados. Destas listas, ou não, pois a regra é estranha, sairão os 23 jogadores de cada seleção nacional, que representarão os respectivos países. Muitos destes jogadores não são nativos dos países pelos quais competirão; obtiveram a cidadania. Tem brasileiro, de nascimento, em muitas outras seleções.

Digo que a regra é estranha, à falta de outro adjetivo, pois a partir do momento em que são definidos os 23 inscritos, pinçados da lista preliminar de 30, no caso de lesão de um destes 23 jogadores, o país poderá substituí-lo por outro, até a véspera do primeiro jogo, e o curioso é que o novo convocado (substituto) não precisará ser um dos 30 pré-selecionados. Poderá ser um jogador qualquer, de livre escolha do técnico.

Por exemplo: escolhidos os 23 que disputarão a Copa, e estando já na África do Sul, em fase de treinamento, o Grafite, ou o Luis Fabiano, sofre uma lesão grave. O Dunga poderá, querendo, convocar o Adriano para o lugar do lesionado, mesmo ele não constando da lista inicial de 30 nomes. Esta substituição deverá ser feita até o jogo de estréia do Brasil, ou seja, 15 de junho.

Pelo que tem sido divulgado na imprensa, quase todas as convocações foram questionadas nos diferentes países. Os técnicos não conseguem mesmo unanimidade.

Aliás que em matéria de escolha de técnico, eu faria também restrições, embora não tenha nada a ver com isso. Só para dar dois exemplos, o Arsène Wenger não é o técnico da França e o José Mourinho não é o técnico de Portugal. Vai entender, não é? Pior para França e Portugal, pois eles são excelentes treinadores. Dois dos melhores em atividade.

Voltando à convocação, muito questionada aqui no Brasil, entendo que é realmente questão de opinião pessoal de cada treinador. Eu, por exemplo, e mais uma vez digo que nada tenho com isso, não deixaria de convocar, se técnico da Argentina, os jogadores  (Javier) Zanetti  e (Estebam) Cambiasso. Mas isso é problema do Maradona.

Não havendo sérios desfalques, e a partir das listas dos inscritos pelos competidores, anuncio meus candidatos ao título, e as finais prováveis:

Argentina e Holanda seria uma delas; Inglaterra e Espanha, seria outra. E nestes casos os vencedores seriam a Argentina e a Inglaterra.

Mas poderá dar Brasil contra qualquer uma destas outras 4 seleções. Tomara.

Bem, escolhi 5 num universo de 32. A Costa do Marfim poderia ser uma zebra, se houver uma, o que é muito pouco provável.

Nenhum comentário: