15 de dezembro de 2009

Atualidades VI

É bem verdade que a revista Veja (edição 2140, de 25.11.09), pegou pesado ao publicar matéria sobre a extradição do bandido Cesare Battisti, sob o título “Uma enorme asneira jurídica”. O ministro Marco Aurélio, um dos mais ferrenhos defensores da tese de que deveria ser deixado ao arbítrio do presidente Lula a decisão final, esperneou em carta endereçada a referida Veja. Façamos justiça! A revista exagerou. Poderia ter intitulado a matéria como “Uma enorme judiciosa bobagem”

                                                                                     - x –

Ficamos, uma vez mais, muito mal na fita, por causa do Marco Aurélio Garcia, que se comporta como um elefante em loja de louças em matéria diplomática. Usar este troglodita presunçoso para marcar presença anti-americana, com ranço ideológico no mínimo defasado, foi um tiro no pé. Agora ficamos numa situação isolada, tendo que ameaçar dar prazo para que Zelaya deixe o prédio de nossa embaixada, que ele usou como palanque de seu populismo da escola Hugo Chávez.
Já notaram que o Brasil não ganha mais uma no universo diplomático?

                                                                                    - x –

Não gosto muito do humor do Claudio Manoel, do Casseta e Planeta. E além de tudo torço pelo Vasco. Mas não posso deixar de admitir que ele foi muito feliz no comentário sobre a comemoração do título: “Comemorar título da Segunda Divisão é que nem comemorar saída de parente da prisão. Você fica feliz, mas dá uma vergonha...”

                                                                                  - x –

Por falar em Vasco, o vascaíno Lula recebeu os jogadores do Flamengo, recebeu uma camisa de presente, mas recusou-se a vesti-la. Atitude sábia.

Aliás que não sendo lulista, muito antes pelo contrário, achei pertinente um comentário dele a propósito dos bancos no Brasil estarem ganhando muito dinheiro. Disse: “eu quero que os bancos ganhem muito dinheiro; torço por isso. Porque quando eles perdem dinheiro a conta sai muito cara para nós”. Para bom entendedor, foi uma clara alusão ao socorro que o governo norte-americano teve que dar aos bancos americanos, alguns poderosos, quando da crise financeira recente. Nestes dois episódios ele mandou bem (como diria o ascensorista do prédio).

                                                                                 - x –

Muitos dos poucos que me lêem, sabem que profissionalmente atuo bastante na área de conflitos em condomínios. Mas nunca pego uma moleza como a que se deu num condomínio no Leblon. O apartamento do príncipe João de Orleans e Bragança foi vítima de vazamento originário do apartamento de cima. O vizinho, morador do apartamento de cima, é o Chico Buarque. Tudo resolvido civilizadamente.

Já o ex- jogador Romário (gênio da grande área), em episódio semelhante, ocorrido em seu apartamento na Barra da Tijuca, obrigou o vizinho de baixo, também vítima de infiltração, a ir ao Judiciário. Romário, crack da pelota e bom frasista, perdeu a causa e teve que pagar indenização por danos materiais e morais.

                                                                                - x -

Tem sido divulgada a origem da palavra gandula, nome dado a quem fica nas laterais do campo de futebol para pegar as bolas que saem dos limites de jogo. A história remonta a um jogador argentino (chamava-se Gandula), que jogou no Vasco, e que tinha por hábito ir atrás da bola, quando ela saia do gramado, para repo-la em jogo, ou até mesmo entregar ao adversário quando fosse o caso.

Agora surge nos meios de divulgação a explicação para o nome gari, dado aos profissionais que fazem coleta de lixo. O nome vem de Aleixo Gari, francês que montou a primeira empresa de limpeza urbana, no tempo do império.

                                                                               - x -

Já que falei em gari, informo para aqueles que querem adotar em seus condomínios a salutar medida de coleta seletiva de lixo, que podem combinar com a Clin, através do telefone 0800-222175, ou e-mail clin@clin.rj.gov.br

                                                                              - x –

Foi sancionada lei que altera a legislação que disciplina a locação de imóveis. Ou seja, foi alterada a lei do inquilinato. Todos estão comemorando. Locadores, locatários e imobiliárias. Você acha que vai alterar alguma coisa? Pois vai: para os advogados. Teremos muito mais ações para ajuizar. É esperar para ver.

                                                                             - x –

Para encerrar este post quero comentar uma manchete do caderno Niterói, de O Globo de 13 do corrente: “Guardas cobram propina a camelô”. Gente, estou estarrecido. À setenta anos vivia na ignorância de que agentes da lei, guardas, fiscais et caterva, pudessem aceitar ou cobrar propina para fazer vista grossa. Vocês podiam imaginar uma coisa dessas? Viram que papel importante tem a imprensa? Mas é reconfortante saber que eles – os corruptos – serão severamente punidos. Serão remanejados de função.

Falando sério. Que fato novo revelou esta matéria? Se pelo menos informassem em que setor estes guardas passarão a atuar, as pessoas saberiam onde eles irão achacar doravante

Um comentário:

Freddy disse...

Gandulas hoje servem para sumir com as bolas quando o time da casa está ganhando e o jogo se aproxima do final.

Numa das atualidades pasmei em ver claros elogios a Lula. Aliás 2 elogios! A surpresa é porque estou relendo essa matéria em outubro/2015, quando Lula, bem... deixa pra lá, que a justiça dessa vez cumpra seu papel.