4 de dezembro de 2009

Atualidades V

A Erika, acho que involuntariamente, comentando o post Futebol (25/11)/09), fez uma provocação. Ela lascou: Dá-lhe Chelsea! Na Inglaterra sou torcedor do Arsenal. Torço para os gunners desde 1949, quando esta equipe esteve no Brasil, para disputar uma partida com o Vasco da Gama, em São Januário. O Vasco venceu por um a zero, goal de Nestor. Um feito e tanto, eis que a equipe inglesa era uma das mais fortes da Europa.
No último domingo, dia 28 de novembro, o Chelsea venceu o Arsenal por 3x0, pelo campeonato inglês. O tal de Drogba, marfinense, joga muita bola. Além de ter um físico avantajado. A Costa do Marfim é candidata ao título mundial, pois tem ótimos jogadores espalhados por clubes ingleses e também em outros times da Europa.
                                                                         - x –

Comprei o livro do Aldir Blanc sobre o Vasco da Gama, intitulado “A cruz do bacalhau”. Não li, ainda, mas na folheada verifico que ele enumera vascaínos famosos, no mundo artístico e intelectual. Não vi, todavia, o nome de Ferreira Goular. Não há citação dos humotistas Chico Anysio, Renato Aragão, Bruno Mazzeo, Eri Jhonson. Entre os galãs do momento, não estão o Rodrigo Santoro, Marcos Palmeira, Rodrigo Hilbert. Ele esqueceu, no mundo do samba, de Ze Keti (falecido, mas como ele citou Pinxinhuinha...) assim como Jamelão da Mangueira. E tem mais, Mart’nália, Tereza Cristina, e muitos outros. Ao contrário do que se pensa, no mundo do samba, pelo menos no passado recente, havia muito mais cruzmaltinos do que rubronegros.
Faltou a dupla das composições mais românticas, Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
E faltou dizer que "pela primeira vez na história deste país", nos três níveis de poder, municipal, estadual e federal, o Rio de Janeiro tem três vascaínos: Eduardo Paes, Sergio Cabral e Lula.
                                                                         - x –

Neste próximo final de semana, será decidido o campeonato brasileiro de 2009. Se o Flamengo não for o campeão (tem tudo nas mãos), vou chorar... de tanto rir. Kidding. Se for campeão terá sido merecido. Vocês não estão vendo, mas esta frase foi murmurada entre dentes ao tempo em que digitava.

                                                                         - x –

Minha neta, Juliana, aos doze anos, escreve poesia como gente grande. Bem, como gente grande não quer dizer nada. Eu sou grande e, entretanto... O que queria dizer é que ela escreve muito bem, para sua pouca experiência de vida. Vou convence-la a me permitir publicar algumas aqui nestas postagens.

Um comentário:

Freddy disse...

Lula é corintiano safado!