17 de dezembro de 2020

THE BEST

 



Embora algumas escolhas resultem polêmicas, o fato é que o mundo o futebol acompanha com interesse a premiação. 

E a repercussão é grande em toda parte onde o esporte é praticado, e não são poucos os lugares eis que a FIFA tem mais países filiados, do que por exemplo a ONU tem de Estados membros.

Depois de muitos anos, finalmente a dupla Messi e Cristiano teve sua hegemonia quebrada, ambos disputando diretamente com o terceiro indicado, o polaco Lewandowski, que atua na Alemanha, no Bayern de Munique.

Era favorito. Neymar, o nosso cai-cai, amargou um 9º lugar. Mas recebeu o voto do Messi, o que não é nada não é nada, não é nada mesmo. O fato do técnico Tite votar nele também demonstra que os demais eleitores estão com a razão.

É verdade. Se a eleição fosse na Playboy provavelmente ele ganharia, mas é na FIFA.

Olha, não estou desmerecendo a habilidade técnica do Neymar, que reconheço de bom nível. Não gosto do comportamento dele em campo, quando o conjunto vale mais do que o brilho individual. O talento individual tem que aparecer em proveito do grupo.

A vitória do Lewandowski é uma prova disso.

Uma das mais gritantes contradições foi o fato do Neuer, goleiro da Bayern, ser eleito o melhor, mas na seleção do ano o escolhido ter sido o nosso Alisson.

Noutro dia publiquei uma suposta seleção de todos os tempos, que causou, não necessariamente no blog que tem pouca penetração, mas na crítica em geral, muita polêmica com discordâncias em profusão.

A seleção abaixo foi a escolhida hoje pelos eleitores convidados pela FIFA. Também pode gerar discordâncias, claro. Mas quer saber, de meu ponto de vista (acompanho desde longa data os campeonatos europeus) as restrições seriam muito poucas mesmo, pontuais.

O Thiago Alcântara, um dos filhos do Mazinho, joga muita bola. Não erra passes e tem uma visão de jogo muito acurada.



2 comentários:

Jorge Carrano disse...


Mencionei que o Lewabdowski quebrou a hegemonia da dupla argentina/portuguesa, mas esqueci que o croata Luka Modric ganhou prêmio de Melhor do Mundo no FIFA Best 2018;

Riva disse...

Essa eleição é um lixo, envolve rixas pessoais, interesses financeiros sempre (marketing, transações), enfim, tudo que vem da FIFA cheira a cocô.

Barcelona tomou de 8 do Bayern ,,,,, imagina se o Messi ia votar no Lewa !

E como sempre, desprestígio para jogadores da defesa e goleiros.

PS: já encomendei minha estrela amarela.