30 de dezembro de 2020

COSTA RICA X COVID-19

 


 

Quem acompanha futebol sabe que algumas vezes uma equipe menor, de orçamento mais baixo, consegue vencer equipes consideradas grandes, de primeira linha. E até, eventualmente, conquistar um título aqui e outro ali.

Isto se deve, como regra geral, à organização e bom comando.

A Costa Rica tem uma população menor do que São Paulo – alias muito menor - menos da metade. E falo da cidade e não do Estado.

Já deu início ao embate contra a Covid-19, vacinando a população, e tomara vencerá.

No Brasil, o esperado confronto com o vírus, via vacinação em massa, não tem uma data para início.

Faltam-nos organização e comando. Somos um país governado por cabeça que padece de demência, pior, acho que somos acéfalos em matéria de gestão. Os dementes vez ou outra acertam alguma coisa.

Numa conversa com seguidores (Jânio teve, Collor, teve, Lula teve), reclamou que a decisão do STF reconhecendo a competência de governadores e prefeitos para decretar lockdown, atrapalhou seus planos, ou seja, ele pretendia ser o único a (des)mandar no país, como os velhos ditadores, civis ou militares.

Para ele a Constituição é um estorvo. A democracia é ideologia da esquerda.

Ele está acercado de vacas de presépio, civis e militares. No dizer do general que ocupa a vaga que deveria ser de um ministro da saúde, o presidente manda e os outros obedecem.

Houve um general – Olympio Mourão Filho – que embora se atribuísse a definição de “vaca fardada”, tinha opinião e agia. Um “maluco beleza”, digamos assim.

O que deveria fazer o Mourão atual, que é só vaca de presépio. Oo como diria minha avó (a portuguesa), sem papas na língua: - Maria vai com as outras.

 

Notas:

1.  Para quem não sabe as vacas (articuladas) que compunham os presépios decorativos - domésticos e comerciais – balançavam as suas cabeças para baixo e para cima, num movimento convencionado como afirmativo, de concordância.

2. https://www.osguedes.com.br/2019/01/31/o-mourao-que-se-dizia-vaca-fardada-e-o-mourao-que-posa-de-democrata/


12 comentários:

Jorge Carrano disse...


Argentina e Chile já deram início a vacinação, para não ir muito longe.

Aqui o Bozo diz que não vai se vacinar e está criando todos os empecilhos possíveis.

Jorge Carrano disse...


A posição do (des)governo em relação a pandemia é uma das coisas mais abjetas, sórdidas, nojentas, nauseabundas, idiotas, delirantes, irresponsáveis de que tenho notícia, na história do Brasil.

Morrerão mais de 200.000 pessoas. E dí? Não sou coveiro, diz o retardado que colocamos no comando.

As pessoas mais esclarecidas, com um mínimo de massa encefálica dentro da cabeça, aprendem com os erros dos outros, como o rei da Suécia, por exemplo.

Seu país registrou casos de contaminação e de óbitos muito maior do que a soma do ocorrido em seus três vizinhos mais próximos: Dinamarca, Noruega e Finlândia.

Pelo simples fato de que os três países citados como paradigmas, não acharam que se tratava e uma gripezinha, e que a cloroquina curaria fácil.

Adotaram medidas restritivas severas e o resultado é que preservaram vidas e estão em situação melhor para recuperação de suas economias. E a Suécia que subestimou o vírus está pagando caro inclusive no aspecto humanitário.

Aqui entre nós, um "estrategista" que ocupa a cadeira que deveria ser de um ministro da saúde, não se preocupou com a compra de agulhas e seringas.

E não digam que o considero um pau mandado sem noção porque é militar e o ministro deveria ser um médico. Nada disso, para não voltar muito no tempo, lembro que o José Serra foi um bom ministro da saúde sem ter formação em medicina.

Suas atitudes corajosas em relação a quebra de patentes de oncológicos e a implantação dos genéricos (lutando contra o forte lobby da indústria farmacêutica) o credenciaram como bom gestor, preocupado com os mais vulneráveis.

Nosso general estrategista não tem noção do que seja uma campanha de vacinação. Não conhece a logística e os itens necessários.

Enquanto outros países vacinam ele vacila.

Jorge Carrano disse...


Ah! O general estrategista é o gordinho preferido do Bozo. Palavras dele - Bozo - não minhas.

Total desprezo pela liturgia do cargo. Ignorante no bom e correto significado da palavra. Um apedeuta convicto, perto de quem o Ratinho (apresentador de TV) seria considerado um intelectual.

RIVA disse...

Caramba .... a Costa Rica tem 51.000 km², 5 milhões de habitantes e 9 províncias (estados). E é uma das raras democracias no planeta Terra.

Brincadeira a comparação ....

Aqui temos mais de 8.000.000 km², mais de 200 milhões de habitantes, 27 estados e um STF e um Congresso, ou seja, 27 estados na merda econômica e 2 super bem economicamente - STF e Congresso, com sua população com salários e benefícios em dia.

E tivemos anos de PT no governo !

É como comparar gerir o Íbis e o Palmeiras ....

VEM, HADDAD 2022, VEM !!



Jorge Carrano disse...


Caramba!!!

O retardado que nos governa afirmou que os laboratórios têm interesse no mercado brasileiro porque somos mais de 200 milhões de consumidores.

Coitada da Costa Rica com seus míseros 5 milhões. Só mesmo tendo um governo eficiente, laborioso, é capaz de superar o pouco interesse por seu marcado e conseguir comprar as vacinas necessárias.

Também, claro, agulhas e seringas que o nosso "estrategista" de quatro estrelas esqueceu, ou não comprou para sabotar a vacinação. porque o capitão (que manda e ele obedece) acha bobagem vacinar e nem vai tomar. Um dia a história falará deste demente que comete crime contra a humanidade.

Bem a ironia do Riva poderia ser refutada com o exemplo da União Europeia, com seus 27 países integrantes, diferentes idiomas e variáveis níveis de desenvolvimento, que compraram e estão iniciando a vacinação.

Mas não adianta porque esse MESSIAS que temos aqui se equivale a outro - sul-coreano - chamado Sun-Myung Moon, ou reverendo Moon, o fundador da Igreja da Unificação, com vários milhões de seguidores pelo mundo todo, considerados membros de seu rebanho.

Meu amigo Riva parece ter se integrado ao rebanho do Bozo. E ainda tem mais ironia: ele me envia mensagem propondo deixarmos de lado a política. OK, Riva.

Jorge Carrano disse...


Riva,

Alerto que poderá ser pior. Não vem HADDAD em 2022, o Bozo vai acabar elegendo o BOULOS.

Escreve aí.

RIVA disse...

Pensei que você ia comentar sobre os 29 estados do Brasil, mas estranhamente, sempre que dou uma cutucada nesse assunto você muda o rumo ...... ou aqueles dois seriam um outro brasil dentro do BRASIL ?

Ok, vamos falar do Vasco e do FLU então rsrsrsrs.

PS: amanhã acaba o prazo da suspensão de milhões de contratos de trabalho, ou seja, esses milhões de trabalhadores voltam para as folhas de pagamento. QUEBRADEIRA À VISTA !!

Jorge Carrano disse...


Nosso problema é a falta de experiência em vacinação. KKKKKK

Sabin, tríplice, sarampo, gripe, nunca vacinamos a população. KKKKKK

População ribeirinha, do semiárido, dos pampas, do pantanal, do sertão, todos já foram atendidos por programas elogiados no mundo. Citados como referência.

Claro que tudo isto antes do Bozo.

O Zé Gotinha é personagem de sucesso, junto a criançada.

Há anos minha mulher se submete a vacina. Sua caderneta está quase esgotada. Todos os idosos de minha família também se vacinam.

Temos pessoal treinado, temos logística. Sabemos fazer mesmo sendo um país de dimensões continentais.

Infelizmente temos também um presidente negacionista. Tsk tsk tsk ...

Mais reocupado em desonerar a importação de armas, que matam, do que com a compra de seringas que serão utilizadas na salvação de vidas.

Minha decepção está se transformando em raiva ... mas sou vacinado.

RIVA irreconhecível disse...

Conhece a história do cara que esbarra em vc, e derruba o café da sua xícara que vc carregava ?
Por que café ? Porque era o que estava na sua xícara. Podia ser chá ...

Vc derrama e espalha o que está nela. Ela é sua.

Não carregue raiva na sua xícara, porque a vida nos sacode o tempo todo, às vezes com muita força mesmo, e vc vai derramar o que tiver na sua xícara.

É difícil, mas coloca alegria, gratidão, perdão na sua xícara.

PS: também estou tentando colocar na minha. Abração.

Jorge Carrano disse...


What a shame!

Isso não é nada em comparação ao que está por vir.

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/bolsonaro-e-eleito-corrupto-do-ano-por-midia-internacional,bcd4ecee066a57493139de45970d3b23z36bkqi3.html

Jorge Carrano disse...


Lembram do Plano Nacional de Imunização? Referência Mundial? Na era pré-Bozo, claro.

O general gordinho (segundo o Bozo) não é o homem da logística? Pois é, esqueceu das seringas.

Não se fazem mais generais como antigamente. Estão achincalhando as forças armadas.

Saudade de Odylio Denys e de Henrique Teixeira Lott, que não se submeteriam aos desvarios de um capitão de meia tigela.

Jorge Carrano disse...


Para os que são muito jovens e/ou não acompanham a política nacional, informo que os citados generais eram amigos, além de companheiros de farda, até que romperam e viraram adversários.

Ambos, entretanto, tinham opiniões fortes, coragem e determinação.

Denys mandou prender Lott. Amigos, amigos, disciplina e respeito hierárquico a parte.

Os generais de hoje não têm aquilo roxo. Acho que o último foi o Mourão, não este rubro-negro que está na vice-presidência, mas o de 1964.