26 de dezembro de 2020

ENCAPANDO CADERNOS

 



Por 

RIVA





Escrevo para o blog "Generalidades Especializadas" há 11 anos, e volta e meia estou por lá relendo os ótimos posts dos amigos e amigas virtuais, e também reencontrando meu irmão Freddy, através dos seus escritos, uma de suas marcas indeléveis.

Deparei-me com a Alessandra Tappes, escrevendo sobre DESAPEGO, a coragem e a emoção envolvidas nesse processo. Tem tudo a ver com esse momento de NATAL em 2020, um ano que nos maltratou tanto...como desapegar de tudo que aconteceu? Mas ... desapegar por que?

Não, não vou desapegar porque como a Alessandra diz, olhar para trás também é desejar que muitas felicidades se repitam, e elas vêm num tsunami pra cima de mim...sim, nesses nove meses de lockdown pessoal, estamos eu e Isa, a Fátima, mais grudados do que nunca, dividindo 24 horas por dia o mesmo espaço físico, as nossas manias, vontades, frustrações, alegrias e receios, envolvidos no trabalho de cada um como nunca estivemos, quase como um recomeço de tudo que se iniciou exatamente há 50 anos.

Sim, exatamente, começamos a namorar em 26 de dezembro de 1970, há 50 anos !!

E volto ao tema "desapegar" ... não consigo me desapegar de muita coisa, sou muito ligado mesmo ao meu passado, tenho realmente saudade daqueles anos da infância e adolescência, de coisas banais, das minhas coisas pessoais, das amizades, do clima que rolava na época, dos bailes, do meu cachorro grande amigo Boy, dos cheiros das comidas, do cheiro do meu jardim e do flamboyant do nosso quintal, das minhas canetas e estojos, das minhas pastas da escola, das salas de aula e dos professores, de encadernar e colocar a etiqueta nos cadernos da escola com meus pais, das tanajuras caindo no quintal no verão, dos balões nos céus de junho, do cheiro das quermesses, da ansiedade pela volta às aulas em março, do som da "macumba" que rolava no morro perto da nossa casa toda semana no Pé Pequeno, das brincadeiras na chuva forte, das broncas da minha avó Carolina, do Simca Chambord do meu pai, dos Beatles e da Jovem Guarda .... e em 26 de dezembro de 1970 a minha vida se transformou.

Quero continuar olhando para trás, para o que ficou pela nossa estrada, desejando que toda a energia daqueles muitos momentos felizes juntos se repitam por muitos Natais: o convívio com a simplicidade e generosidade dos nossos pais e avós, nosso casamento, o nascimento dos nossos filhos, nossa faculdade e a formatura, o trabalho, a construção de um lar a cinco com valores herdados dos nossos pais, nossas viagens maravilhosas, nosso TUDO.




Naquele dia, há 50 anos, Isa encapou nosso caderno com um celofane azul, a minha cor predileta, colocou a etiqueta e escreveu :

Nome: ISA e PAULO

Matéria: Apego

Professor: O amor eterno

Não vou desapegar nunca dessas lembranças, não é questão de coragem, é apenas não querer.

É amar.

Vamos continuar escrevendo em nosso caderno, eternamente. 


9 comentários:

Anônimo disse...

Belíssima declaração de amor e cumplicidade, parabéns ao casal ISAPAULO

Jorge Carrano disse...


Como informei aqui no dia 22, em comentário ao post “Depois resolvo ... “ eu e Wanda começamos o namoro em 5 de janeiro de 1960. Portanto estamos em vias de comemorar 60 anos de relacionamento.

Pelo visto o blog concentra o maior número de casais longevos por metro quadrado na internet.

O amigo Calinhos também é casado há muitos anos e constituiu igualmente uma bela família.

Um brinde aos amores “eternos enquanto duram.” Tim-tim!!!

Parabéns aos jovens Riva e Isa pelos primeiros 50 anos de namoro.

RIVA disse...

Saímos da caverna ... pegamos o carro e fomos no Seu Antonio, no Cafubá. Paramos em frente, já tinha uma fila enorme esperando a abertura do restaurante.

Do carro mesmo chamamos um dos garçons que fica ali fora, e fizemos nosso pedido : camarões no abacaxi, e claro, bolinhos de bacalhau. Esperamos uns 20 minutos dentro do carro. Tranquilo !

Aproveitamos e demos um pulo em Camboinhas, para do carro mesmo, darmos um tchau e beijos para uma tia e primos que não víamos há 9 meses. Fotos à distância ...

Estava tudo delicioso, as always, mas realmente dá para 4 pessoas tranquilamente.

PS1: Parabéns, Carrano, grande e inesperada vitória do Arsenal !

PS2: Palpite ? FLU 0x1 São Paulo ... é à noite hoje.



Jorge Carrano disse...


Você acertou o vencedor, mas errou o placar: São Paulo 2 X 1 Fluminense.

Sabe por que não lamente muito, mesmo sendo carioca e ser, por definição, contrário aos paulistas? Porque o Flamengo ficou mais distante de seu objetivo. Se a mulambada aspira, sou contra.

RIVA disse...

Esse foi tb o comentário de muitos tricolores do meu relacionamento, mas eu não, lamentei mais essa derrota.

O FLU se apequenou. O maior sintoma desse apequenamento é a torcida que não se revolta e se conforma com a impotência nos jogos. Derrotas são frequentes, estamos há 8 anos no meio da tabela, às vezes lutando para não cair para a B.

Com todo o respeito, hoje estamos como há alguns anos eram Olaria, Bonsucesso, Campo Grande, Madureira. Um clube que não disputa títulos, apenas participa de campeonatos.

Vasco e Botafogo idem.

RIVA disse...

Foi-se o comandante da nau lusitana .... agora vai, agora afunda mesmo !

FLU chegando lá pra incomodar ! kkkkkk

PS: chamar um torcedor Daquele Time do Mal de rubro-negro é injúria racial ? Preciso saber para me policiar ...

RIVA disse...

Uma observação ...

Geralmente assuntos como o desse post que fiz atingem as mulheres, por sua impressionante sensibilidade a parcerias, companheirismo, amor, cumplicidade, memorabilia e outros, e como se pôde observar, elas não apareceram para comentar ...não sei se acessaram.

James, vamos abrir os trabalhos.
On the rocks, please.

Palpites pra hoje na CB:

Palmeiras 2x0 America MG
São Paulo 1x1 Grêmio

RIVA disse...

Binguei Palmeiras e acertei o resultado do Grêmio.

Pra final da CB, deve ser nos penalties. Palmeiras.

Jorge Carrano disse...


Meu sonho de consumo para o Arsenal assinou com o PSG.

O trabalho que fez no Tottenham é digno de todos os encômios. Mourinho vai acabar destruindo.

O outro que respeito, por coincidência também portenho, é o Diego Simeone, atualmente no Atlético de Madrid.

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/mauricio-pochettino-e-o-novo-tecnico-do-psg.ghtml

Montaram equipes altamente competitivas.