15 de dezembro de 2020

A WW II e seus horrores


O gênero filme de guerra não está entre os meus preferidos.

Mas história me atrai. Então se fosse possível aliar história – nua e crua – sem fantasia e ufanismo dos realizadores, cairia nas minhas graças.

Escrevi se fosse possível antes de assistir, por recomendação, ao documentário em forma de seriado, sobre a Segunda Guerra Mundial. Está no NetFlix, sob o título “Grandes Momentos da Segunda Guerra Mundial”.

Alerto que nos últimos episódios as imagens são nauseantes, o holocausto, a desumanidade em seu estágio mais elevado, são de levar à descrença total no ser humano. A despeito de alguns gestos de solidariedade e bom senso aqui e ali.

Guerra é guerra, costuma-se afirmar para justificar atos arbitrários, por vezes até cruéis. Mas vamos combinar que tudo tem limite. Até mesmo atos de guerra deveriam ter.

O que fizeram com Dresden, pacata e cultural cidade alemã, capital da Saxônia, com a guerra praticamente terminada, foi minimamente censurável, senão condenável.

Logo após assistir ao episódio que trata desta página sombria da guerra (alguma não é?), lembrei-me de postagem de 2011, da lavra de um primo distante em dois sentidos, porque filho de um primo em primeiro grau, e também porque reside distante nos USA. Fui reler e constatei o quanto ele foi feliz em sua analise dos fatos.

Bem, o seriado como já escrevi mais de uma vez, vale ser assistido. Os horrores da guerra, as motivações hediondas, deveriam ser uma grande lição para a humanidade.

O post da Ricardo está em

https://jorgecarrano.blogspot.com/2011/06/dresden-e-coventry-horror-e-misterio.html

E minha agradáveis lembranças sobre a Alemanha estão em

https://jorgecarrano.blogspot.com/2016/05/danke-ou-bitte.html

Quando visitei Dresden, no início deste século, a cidade estava praticamente reconstruída, já de novo muito bonita, rica em arquitetura e valorização de arte.

  

3 comentários:

Jorge Carrano disse...


Heinrich Himmler, Joseph Goebbels, Hermann Göring, Erwin Rommel, George Patton, Dwight Eisenhower, Josef Stalin, Winston Churchill e Adolf Hitler, e outros menos expressivos, estão todos no seriado/documentário, ao vivo e em cores.

Imagens reais recuperadas em acervos no mundo todo.

Seus discursos, recomendações, estratégias, delírios, prepotência, arrogância.

Não sei porque lembrei do Bolsonaro.

Riva disse...

Já eu estou lembrando que o Lewandowski (aquele do judiciariozinho) quer dificultar a circulação das pessoas que se recusarem a tomar saporra de vacina perigosa sem comprovação de eficiência e efeitos colaterais. Querem $$$$$ rápido !

Será que vou ter que colocar uma estrela amarela no peito, como na World War II ?

PS: já fizeram a licitação para as seringas e agulhas ? $$$$$$$$$$$$$$$$$$ ou vai ser em cima da hora, como com os respiradores ?

Riva fora da Z4 disse...

Voltei aki para registrar que, em gostando de fatos e fotos ligadas à WWII, procurem no Google Images o acervo espetacular de fotografias em preto e branco de W.Eugene Smith. Notável !