8 de dezembro de 2020

Natureza V

Com uma mãozinha humana. Pequena interferência do homem.



Stonehenge, Wiltshire, Inglaterra

Há séculos, um grupo pré-histórico de monólitos na planície inglesa de Salisbury intriga e confunde as pessoas. Teorias e lendas sobre como esses rochedos foram extraídos, transportados e dispostos no local não faltam. O maior deles pesa em torno de 25 toneladas, e o primeiro pode ter sido disposto no local há mais de 5.000 anos. Como já foram encontrados restos humanos que remontam a essa época em Stonehenge, é possível que o local já tenha servido de cemitério para sepultamentos cerimoniais. Composto de blocos de arenito e bluestone, rocha de tom cinza-azulado, o misterioso círculo de pedras também pode ter sido um local de adoração e, possivelmente, um observatório astronômico.



Área Marinha Protegida da Península de Robberg, África do Sul

O litoral da província do Cabo Ocidental, na África do Sul, está repleto de vida selvagem tanto em terra quanto no mar. Aqui, toda a península de Robberg é uma reserva natural. Na década de 1990, criou-se uma zona marinha protegida especial para ampliar a proteção do ecossistema costeiro que vai até o oceano Índico. Na península reúnem-se bandos de aves marinhas, entre as quais cormorões-de-peito-branco e lobos-marinhos-do-cabo. O local é visitado todos os anos por diferentes espécies de tartarugas, principalmente a verde e a cabeçuda, além de ser residência fixa de uma colônia de lobos-marinhos-do-cabo.

Ao largo da costa, recifes oceânicos constituem o habitat de uma robusta população endêmica de peixes e, embora a pesca com molinete seja permitida na praia, não é permitido pescar em barcos. Embora a prática do mergulho seja comum, quem preferir não se molhar pode caminhar por passarelas de madeira como a que vemos na foto.






Parque Nacional de Cradle Mountain-Lake St Clair, na Tasmânia, Austrália

O Parque Nacional de Cradle Mountain-Lake St Clair ocupa cerca de 1.500 quilômetros quadrados de floresta protegida numa área montanhosa da Tasmânia, ilha a sudeste do continente australiano. Aqui, na "ilha da inspiração", a paisagem é magnífica. A Overland Track é uma trilha que vai da montanha Cradle até o lago St Clair, o mais profundo da Austrália. Ao longo do caminho, as paisagens vão variando entre lagos alpinos e picos íngremes.




Campos de cultivo na ilha Terceira, Açores, Portugal
Quase 1.300 quilômetros a oeste do território continental de Portugal, o arquipélago de Açores faz parte do país, embora esteja tão longe dele, no meio do Atlântico norte. Nove ilhas principais compõem esse arquipélago vulcânico, cujo clima ameno garante-lhe uma grande riqueza vegetal, como vemos nos campos da Terceira, a terceira maior ilha dos Açores. Ela é também a sede de Angra do Heroísmo, a cidade mais antiga do arquipélago, fundada no século 15.

O interior da ilha Terceira é coberto por tubos de lava, caldeiras expansivas e outros resquícios sugestivos de suas origens vulcânicas. Mas você provavelmente também vai querer deixar a terra firme nem que seja por pouco tempo, já que perto da costa estão alguns dos melhores pontos do mundo para observação de baleias.




Cultivo em terraços em Chivay, região do cânion do Colca, Peru

Num vasto vale andino do sul do Peru fica um dos mais profundos cânions do mundo, além de várias outras maravilhas de cenário. Diz-se que, em seu trecho mais profundo, o cânion do Colca tem o dobro da profundidade do Grand Canyon. O vale do Colca estende-se por mais de 100 quilômetros, onde o altiplano desértico se espicha até alcançar os vulcões salpicados no horizonte. Partes do vale possuem "andenes" (equivalente espanhol de "plataformas"), que nos Andes são terraços agrícolas pré-incaicos. A foto mostra alguns desses terraços dispostos em degraus, tanto nas encostas quanto nas planícies, nas proximidades de Chivay. Muitos dos andenes ainda são usados para cultivo, aproveitando os engenhosos sistemas de irrigação que extraem o máximo das chuvas por vezes escassas da região.



Vista do farol de Pietra em L'Île-Rousse, Córsega, França
Daqui vemos Pietra, ilhota ligada por um quebra-mar à cidade de L'Île-Rousse (literalmente, ilha vermelha), na ilha da Córsega. O nome da cidade inspira-se no tom rosado do granito dessa ilhota. Embora L'Île-Rousse tenha sido fundada no século 18, os assentamentos da área remontam à época dos fenícios. Posteriormente, durante o domínio romano, o local também foi batizado com base no tom vistoso da rocha da ilhota, no caso: Rubico Rocega (rochedo vermelho). Deste ângulo, vemos o farol de Pietra, construído em 1857 no ponto mais alto da ilhota. Porém não podemos ver outro item importante do patrimônio histórico corso: as ruínas de uma torre de defesa de meados do século 16.



Arrozal em montanha, Parque Forestal Nacional Zhangjiajie, China
No imenso e magnífico Parque Florestal Nacional Zhangjiajie há algo que poderia ser considerado um exemplo de "cultivo radical": plantações de arroz esculpidas no alto de esguios pilares de carste cobertos de densa vegetação, o que acrescenta um toque surrealista à paisagem já em si espantosa do parque. Estes "campos no céu" ficam na parte de Laowuchang deste parque ecologicamente diversificado, dotado de uma variedade infinita de paisagens que parecem saídas de um sonho. Aberto em 1982, Zhangjiajie foi o primeiro parque florestal da China, e seus quase 5.000 hectares fazem parte da ainda maior área de interesse paisagístico de Wulingyuan: 400 quilômetros quadrados de puro deslumbramento na província de Hunan.



Vista aérea da cordilheira de Bungle Bungle, Kimberley, Austrália
Se observar melhor estes domos de arenito, você verá listras cinzentas e alaranjadas que se alternam. Os entendidos em geologia os chamam de BIFs, abreviação do inglês "banded iron formations", ou formações ferríferas bandadas. As listras cinzentas contêm umidade e cianobactérias escuras, enquanto as alaranjadas são depósitos de ferro oxidado. Parecidas com colmeias, essas formações começaram a depositar-se entre 350 e 375 milhões de anos atrás no local que hoje é a região de Kimberley, na Austrália Ocidental. Embora os povos aborígines locais as conheçam há mais de 20.000 anos, o resto do mundo mal as conhecia até 1982. A cordilheira de Bungle Bungle ergue-se entre as planícies do remoto Parque Nacional de Purnululu.

2 comentários:

Jorge Carrano disse...


Como já esclareci em oportunidades anteriores quando publiquei imagens da natureza e/ou obra humana, pinço em meu laptop Samsung (Essentials).

A cada dia ao iniciar o computador aparece uma imagem diferente.

Não conheço, e nem pretendo conhecer, senão o Stonehenge, em Wiltshire, Inglaterra, se algum dia fizer o planejado (e adiado) roteiro pelo Reino Unido, no qual além da Inglaterra e Escócia -visitados - incluirei Irlanda e Gales.

Esta cada vez mais difícil, mas ainda não impossível. Not yet.

Ana Maria disse...

Já assistiu a série Outlander?
Acho que você pode gostar.