5 de dezembro de 2020

SEM PALAVRAS

Ou por outra, se bem escolhidas cabem algumas palavras: patético, bizarro, risível, deprimente, vergonhoso ...

O menino, o goleiro Lucão de 19 anos, pelo menos mostrou-se envergonhado e chorou. E choro, como demonstração de vergonha na cara, é coisa que está faltando no país.





Dois tristes exemplos da situação do agora nem tanto "Gigante da Colina". Sem elenco, sem administração, sem vergonha.

11 comentários:

Calfilho disse...

Carrano, já faz algum tempo que o futebol brasileiro não me encanta mais. Já não vejo jogos da seleção brasileira, nem do campeonato nacional. Só assisto os do Botafogo, por paixão clubística, e porque gosto de ver um filme de horror... Não sou muito de assistir jogos do futebol europeu pela TV, apesar de serem muito melhores que os brasileiros .. Enfim, minha paixão pelo futebol está acabando... E, quando se endeusa qualquer jogador que aparece como "grande" revelação, no fim, o que se vè é isso que os vídeos acima mostraram...

Jorge Carrano disse...


Mal comparando, volto no tempo alguns anos, e vejo um enorme número de brasileiros, nas manhãs dominicais, grudados na tela da TV assistindo a combatividade, a técnica, a pertinácia de Ayrton Senna nas pistas de F1.

Tínhamos um ídolo a quem reverenciar e para torcer, mesmo nos domingos ensolarados pedindo praia.

Atualmente não há brasileiro neste tipo de competição, e mesmo que houvesse, a meu juízo este, por assim dizer esporte, perdeu boa parte do encanto, quando a vitória, tirante um acidente de percurso, como uma colisão ou pneu furado, dependia exclusivamente do peso do pé do piloto no acelerador, na sua mão segura ao volante, sua coragem e sua sensibilidade.

Hoje a telemetria resolve tudo passando ao piloto, por rádio, toda as informações que ele precisa: pressão e desgaste do pneus, velocidade dos concorrentes, posições na pista, consumo de combustível, tudo enfim...

Ficou parecendo autorama, sem contar que o desenvolvimento tecnológico de determinada equipe a coloca em ampla vantagem em relação às demais.

Sem desmerecer o Hamilton, ele tem que se preocupar com muito menos detalhes do que o Senna. Acuidade, sensibilidade, feeling, audácia, fazem pouca diferença hoje em dia.

O futebol está a um passo disto. A disciplina tática, os rígidos esquemas, os aparelhos eletrônicos que controlam distância percorrida e desgaste do jogador, engessaram a criatividade (com raras exceções), o improviso, a coragem de tentar o chute de fora da área, de longe.

E quando estiverem jogando de capacete, certamente aproveitarão para colocar anteninhas e, por rádio, receberem instruções de como se posicionar, se devem ou não cruzar a bola ou chutar em gol.

O jogadores serão meros robôs. Os técnicos, do banco, comandarão os movimentos como se estivessem com um tabuleiro de xadrez.

Bom proveito para os fãs de tecnologia. A tecnologia, na minha opinião e em alguns casos, tirou o charme, o prazer, como por exemplo o da leitura de um livro impresso.

O cheiro do papel, o ritual de assinalar nas margens trechos interessantes, dobrar a pontinha da página onde parou, etc.

O disco de vinil retomou parte de seu mercado e por isso comprei um toca discos.

Para uns sou retrógrado, para outros ultrapassado, para outros ranzinza e para alguns poucos romântico.

Viva o romantismo.

Jorge Carrano disse...


Carlinhos,

Bons exemplos de sucesso pirotécnico, o Thales Magno, no Vasco e o Vinicius Júnior que o Flamengo deu a sorte de vender por uma fortuna ao Real Madrid.

Eram blefes ...

Calfilho disse...

Existem muitos outros exemplos: do Botafogo, o Luiz Henrique e o Vitinho. Há poucos anos atrás, apareceu um outro Luiz Henrique, também no Botafogo, vindo do E. Santo, que, com 17 anos, a mãe achava que seria um outro Neymar... Sumiu...

RIVA rumo à Z4 disse...

Confesso estar meio esgotado disso tudo, não há como comparar, como não havia entre nossos avós e a década de 70, por exemplo. Assim caminha a humanidade, em busca do Home-Deus, da imortalidade. Não estaremos por aqui para testemunhar.

Onde tudo isso vai parar não tenho dúvida, na desumanização da humanidade. Robotização com alta tecnologia aplicada. E o homem tentando se adequar eternamente, como nós hoje também.

Voltando a 2021, hoje tem Santos x Palmeiras, um bom jogo de se ver, principalmente ter certeza da evolução do Palmeiras com o lusitano comandando. Sim, ter certeza porque parte da mídia alega que a evolução ocorreu devido à fragilidade dos adversários nesse período. Detalhe : o lusitano não estará à beira do campo, está com Covid. Isso fará diferença ? Vamos checar daki a pouco.

Mas hoje o que me "incomoda" mesmo é a abrangência do STF. Partindo da premissa que Nhonho e Alcu (apelidos do Twitter) vão se reeleger ... fica a questão:

- qualquer um de nós pode rasgar a CF88
- o que é Executivo, Legislativo e Judiciário ?

Fui ali me enforcar.
Volto depois da derrota do FLU para o Redemoinho, digo, Furacão. Ou vice-versa.



RIVA acordando no G4 disse...

Voltei pra dizer que realmente o Palmeiras não é o Palmeiras que vinha jogando bem, ou seja, confirma a tese de que só vinha jogando bem com times frágeis.

Ontem empatou com o Santos de 2x2 mas sem apresentar um bom futebol. E o seu mega ultra craque Pica das Galáxias não viu a bola.

Já o meu FLU jogou contra 10 desde os 30 do 1º tempo, e só ganhou graças ao surpreendente desencanto do Marcos Paulo, que há meses não vem jogando nada ! Fez 2 belos gols. E acreditem, dormiu no G4. Esse Brasileirão é um ponto fora da curva.

PS : não é a 1ª nem 2ª vez que dou uma espetada sobre a bizarrice que é o nosso STF, que se prepara ou tentar rasgar a CF88, mas não há eco. Estranhamente .... Parece que o silêncio é o melhor para todos nós.
Captei a mensagem, mas insisto, não adianta passeatas, lencinhos brancos, faixas verde e amarela, cachorros ornamentados com bandeira do Brasil, panelas na janela, nada disso impressiona o bunker....nada !

PS 2 : será que a nau afunda hoje ?

Riva disse...

Aproveitando o título SEM PALAVRAS, estava teclando mais um post, meio sem foco, na verdade quase um desabafo dominical, mas depois de uns 5 parágrafos desisti e deletei.

Estava muito negativo ... estava pontuando a hipocrisia da grobo com os "ismos" - racismo, feminismo - empoderamentos, parece que descobriram que o brasil é negro depois da tragédia de Porto Alegre.

Aí divaguei sobre a qualidade de vida na Nova Zelândia numa reportagem de TV, entrei em depressão profunda rsrs e deletei tudo que estava escrevendo. Não valia a pena continuar...

No momento tomando um Ballantines.

FLUi

PS: Kayla é que está certa !!

Jorge Carrano disse...


Riva,
Como diria o Arnaldo, a lei é clara.

Entretanto motivações políticas influíram nos votos de alguns ministros.

Não foi a primeira vez e nem será a ultima ...

Na minha fase de whisky costumava beber Ballantines. Mas gostava mesmo era do Royal Salute 21 anos que o presidente da empresa tomava.

Escrever e deletar é corriqueiro, no meu caso em se tratando da aventura de escrever um livro. Já escolhi o ambiente, já decidi sobre o perfil dos personagens principais e já elegi frases e conceitos de minha lavra especialmente para a ousadia. Felizmente para a humanidade sempre deleto por volta da página 30.

Ana Maria disse...

Tente escrever. Serve para organizar as ideias e se convencer que a bizarrice não é sua.
Quanto a essa onda dos "ismos",incluindo neles o antagonismo social, recomendo que assista ao vídeo de Enéas Carneiro com o título "O sentido da vida" . Facilmente encontrado no YouTube.
Quem sabe se anima a escrever?

Riva disse...

Prezado amigo, por enquanto estou deletando ainda na página 1 ... rsrsrsrs.

Próximo sábado será inaugurada a LIVRARIA DA TRAVESSA, quase ao lado de casa, onde era o restaurante Balada MIX, na rua Tavares de Macedo.

Era, eu disse era um lugar onde com certeza deixaria horas de lazer, folheando e cheirando livros, além de ter um bom restaurante no último andar - não sei se o modelo aqui é igual, mas acho que sim, pois tem um 3º andar.

A pandemia me impede de frequentar, uma pena ! Espero que tenham muito sucesso, Niterói merece uma livraria desse nível.

PS: amanhã tem Barcelona x Juventus, ou seja, Messi x Cristiano Ronaldo.



Jorge Carrano disse...


Segundo li, na entrada funcionará o Lila Café e serão 50.000 títulos a disposição para venda.

Que bom, também auguro sucesso.