18 de janeiro de 2020

Você viu, ouviu ou leu?



GAIVOTAS X POMBOS

De uns tempos a esta parte surgiram umas quantas gaivotas na praia João Caetano (Praia das Flechas). Inicialmente uma trinca, mas já agora uma dezena delas. Irão disputar com os pombos, naquele habitat invasores, os sedimentos e detritos deixados pelo mar, no refluxo das ondas, sobre a areia batida.

Como já comentei em fevereiro de 2013 (link abaixo), os pombos invadiram as praias de Icaraí e Flechas, em busca de alimento. Não sendo aves marinhas, estes nossos pombos, são tão invasores na praia quanto as jaqueiras na mata atlântica.
https://jorgecarrano.blogspot.com/2013/02/caminhada-na-praia-com-pombos-e.html

Nas fotos abaixo vemos as gaivotas que como habitam  as costas marítimas e acordam cedo, já estão na busca por alimentos. Já os pombos, que acordam mais tarde e ainda estão nos fios e marquises, chegarão mais tarde, em bando grande.






PMN  X  IPTU

No ano passado cadastrei em débito automático as parcelas mensais do IPTU. Neste ano de 2020, ao receber o carnê verifiquei haver a possibilidade de pagamento em parcela única com desconto de 8,5%. Não que este desconto seja real e significativo, entretanto dadas as circunstâncias optei pelo pagamento em cota única que tinha como data limite o dia 8 de janeiro. Paguei no dia 7. 

No dia 8, verificando meu extrato, observei que constava em "débitos futuros" a programação de débito das duas parcelas do aludido imposto (residência e escritório) referentes ao mês de janeiro, débitos estes previstos para o dia 10.

Imaginem o tamanho do problema. Se fossem efetivados os débitos jamais receberia a restituição, senão talvez na via judicial, aguardando precatórios e tudo o mais. Fui a minha gerente e ela providenciou o cancelamento dos débitos automáticos, a tempo.

Agora vejam comigo, se a Prefeitura Municipal de Niterói oferece aos contribuintes a opção de pagamento em cota única, com desconto, como envia para os bancos o débito das cotas referentes a janeiro?

Ou seja, como no exercício anterior optei pelo débito automático a PMN  manteve o sistema, sem levar em conta a possibilidade que ela mesma criou, de pagamento em parcela única até o dia 8 de janeiro, neste ano.

Incompetência, desorganização, falta de planejamento ou ... má-fé?


USA  X  IRÃ

Alguém tem razão neste conflito? Pois é, e quem está pagando o pato é o Iraque. Quando lembro que os persas construíram um império importante, com hegemonia na Mesopotâmia,  localizada entre os rios Tigre e Eufrates, liderados por Ciro, o Grande, e depois Dario e os Xerxes, conforme lições da professora Molca, nas aulas de História Geral, lamento a situação em que se encontra o país (Iraque). Virou casa de mãe joana, ocupado por tropas americanas, mas com forte influência iraniana no poder e ainda grupos terroristas que desafiam a todos.

A Síria,  igualmente, vem sendo destruída. O Líbano abriga organização política e paramilitar (Hezbollah), por alguns considerada terrorista. Xiitas e sunitas; árabes e israelenses; uns contra os outros fazem do Oriente Médio um barril de pólvora... permanente.

Saddam foi culpado, mas não esqueçamos que ele foi aliado dos EEUU nos anos 1980, na luta contra o Irã. Até 1979, americanos e iranianos eram aliados, parceria que só terminou por causa da Revolução Islâmica e, logo depois, a deposição do imperador (Xá)  Reza Pahlevi.

Nessas disputas de interesses comerciais, com verniz religioso, as parcerias se fazem e desfazem  ao sabor da conveniência do momento. Os americanos armam países que mais tarde terão que combater.

Enquanto isso nos Emirados Árabes, tomando como exemplo Abu Dhabi (capital) e Dubai,  há um mar de prosperidade. Agora com vocação turística, fruto de altos investimentos realizados no deserto, a par do petróleo como fonte de receitas.

Índia, Paquistão e Coreia do Norte têm ou estão muito próximos de ter arsenal nuclear. O risco Irã é maior ?

Eu mesmo respondo. O Irã admitiu que derrubou avião ucraniano "POR ENGANO", matando 167 pessoas, de diferentes nacionalidades, inclusive iranianos. 

Imaginem se "por engano" alguém aperta um botão e dispara um míssil, com várias  ogivas nucleares, contra, por exemplo, a Arabia Saudita ou Israel?

Fica tudo por isso mesmo, como parece que ficará no caso do  avião ucraniano?

6 comentários:

Jorge Carrano disse...


No calçadão, um pouco mais aiante, em direção ao Canto do Rio (o pessoal da velha guarda sabe do que falo), nas proximidades da curva da Itapuca (pedra), a família de tartarugas cresceu.São vários indivíduos agora.

E muitas pessoas descobriram que o grupo habita aquele trecho do litoral niteroiense.

Obs.: Canto do Rio era como chamado o final da Praia de Icaraí, onde se fazia a curva de retorno, quase no início da Estrada Fróes. Havia um bar no local.

Riva disse...

GAIVOTAS x POMBOS
A fome assola o mundo animal também. Veja a invasão de micos pelos fios de Icaraí. É uma mudança total que estamos vivenciando.

Lá em Friburgo, um casal de maritacas invadiu meu forro para morar, procriar, acordam às 5:30h da manhã, enfim, a casa não mais nos pertence ..... rsrsrsrs.
Uma mata enorme em frente, e elas gostaram do nosso forro do telhado !

Vcs estão reparando a quantidade de pessoas dormindo nas ruas ? Está deprimente. Desemprego = Fome !!

PMN x IPTU
Tinham me avisado ano passado para não colocar em débito automático exatamente pelo problema que vc descreveu. Então paguei pacientemente as parcelas mensalmente. Dessa vez, fui na cota única também.

USA x IRÃ
Olha, vou escrever aqui o que se comentou muito, mas muito mesmo, na época que o USA correu atrás do Sadam Hussein. Deixava o Iraque lá com sua cultura, com seus problemas internos, que a região continuaria "estável". Foram pegar o cara (sem armas químicas) e não existem lideranças no país, estava claro que ia se tornar uma terra de ninguém, infelizmente.

Quanto ao abate por engano do avião ucraniano, lembro que os EUA também abateram um por lá em 1988 com 290 pessoas a bordo. Exatamente lá !! Zona de guerra ......





Jorge Carrano disse...


Muito bem lembrado, Riva.

Por engano (erro crasso), um míssil disparado de navio americano no Golfo Pérsico, atingiu avião comercial iraniano, um Airbus da Iran Air, e matou 290 pessoas, em 1988.

Todo ENGANO, por definição, provoca dor, angústia, sofrimento, perdas (por vezes materiais). Mas este tipo de engano engloba tudo isso.

Não é o mesmo que engano na correção de provas do ENEM, que provoca aflição, estresse e insegurança nos candidatos, mas é reparável.

Jorge Carrano disse...


Outro engano de consequências desastrosas, embora não do mesmo nível da derrubada de um avião comercial, é você mencionar o nome da outra no momento do rala e rola com sua esposa.

Sugiro:
1) não ter outra.
2) Se o caso, selecione uma do mesmo nome da esposa.
3) Mantenha a boca ocupada

Riva disse...

Essa é irreparável ... in perpetuum

Jorge Carrano disse...



KKKKKK

E não é mesmo?