8 de janeiro de 2020

CACHIMBOS - continuação


Na postagem anterior informei sobre interesse de um de meus filhos em negociar, de algum modo (negócio de ocasião), cachimbos, suporte e demais apetrechos que não usa e nem pretende voltar a usar.

Está no link a seguir (basta clicar no endereço)

Mencionei que além dos cachimbos tem no lote um elegante suporte em madeira, com espaço central para colocação do tabaco.



Outros elementos afins:





E alguns outros cachimbos cujas fotos não foram colocadas na postagem anterior, supracitada.




8 comentários:

Riva disse...

Esse lance de cachimbo, na minha tchurma dos anos 60/70, só aconteceu com 2 amigos, e não me perguntem porque, eram justamente os 2 tipo esnobes da galera. Mas muito esnobes mesmos.

Todo mundo fumava um cigarrinho, simples, naturalmente, sem pose, mas esses 2 eram diferentes até na hora de fumar o cachimbo, pernas cruzadas uma sobre a outra, ou quando em pé, com mão no bolso.

Alguém pode me explicar o por que dessa atitude nos usuários de cachimbo ?

Acho que no Pub da Berê não tem nenhum, ou tem ?

Jorge Carrano disse...


Riva,

Nos anos 70 fui um yuppie. Fui promovido a gerente de departamento (Recursos humanos) numa multinacional.

Fui este pedante a que você aludiu (posudo). Gravatas de seda, cachimbo, whisky 12 anos (Buchanan's, Old Parr, Mackinlay's). E aplicava na bolsa alguma peque sobra.

Existem lendas, teorias, a respeito do cachimbo: que tipo é mais apropriado, como amaciar, madeira mais indicada, etc.

O grande charme era você criar seu próprio blend para cachimbo com tabacos/fumos Virgínia e Burley. E se você comprasse os tabacos na Dunhill em Londres significava estar bem na foto (chic)

Tinha - era obrigatório - mais de um. Curvos e retos.

Limpar o cachimbo é uma tarefa desagradável (com aquele ratinho de rato). Foi uma das razões pelas quais abandonei o hábito. Não dava para fumar em todos os lugares os ambientes.

Certamente, mesmo sem querer, exerci influência sobre meu filho mais velho. Inclusive ele herdou, quando começou, meus três últimos cachimbos.


O que parece afetação faz parte do ritual, compõe o tipo.

Há anos não tomo destilados. Adotei os fermentados (vinho quando dá e cerveja nos finais de semana). Resgatei minhas ações e juntando com uma pequena reserva comprei meu primeiro apartamento, na Miguel de Frias 245.

Daquela fase ficou a frustração de não ter frequentado (ou pelo menos visitado), um gentlemen's club, em Londres.

Um amigo querido tenha um amigo (que conheci superficialmente), que era diretor de uma agência de publicidade e era sócio de um destes clubes londrinos exclusivos, e ficou de me dar um convite quando eu fosse a Londres.

Meu amigo faleceu. O amigo dele sumiu. A agência de propaganda foi absorvida por um grupo internacional poderoso no ramo da publicidade ... e fiquei sem meu convite.

E não voltei a Londres, meu sonho de consumo.





Riva disse...

Esse lance de Londres me incomoda cada vez mais ... explico. Todos que me conhecem bem ficam espantados de eu não ter ido a Londres ainda, que a cidade tem tudo a ver comigo.

2/3 dos meus filhos já foram, falam maravilhas também, uma das minhas sobrinhas, amigos, e eu nada !

Vejo diversos filmes sobre a cidade, opiniões, mas na Hora H, escolho outro destino. Não sei qual é o boqueio. Para a MV sempre digo que minha intuição diz que vou me decepcionar.

De qualquer forma, decidi pelo menos que o dia em que for, a viagem será dedicada 100% a Londres, a nenhuma outra cidade. Tipo ir, ficar lá jiboiando uns 12 dias, e voltar. Não adinata falar de Liverpool, York, Cambridge, um pulo a Dublin ou Edinburg ...não !! Somente Londres.

Jorge Carrano disse...


Pode ser que você se decepcione, se não apreciar o "British way of life".

Não tenho dúvidas de que tenho o espírito britânico. Aprecio o humor, o apego as tradições, mesmo sendo Londres uma cidade cosmopolita. Até a culinária é aceitável. São cultos e educados.

É caro viver lá.

Como você, Riva, é apaixonado por New York, fico reticente ...

Riva disse...

... e o Big Ben está em reformas desde 2017 ; parece que terminam em meados de 2021 !! Isso se o cronograma da obra funcionar - o que é 99,9% improvável.

Já pensou chegar em Londres e dar de cara com o BB coberto de andaimes, como está hoje ????? Vê na web as fotos ..... lamentável.

Já fiquei chateado no Coliseu, porque não conseguia focar uma paisagem sem capturar um andaime ou operário das obras ....

Não vale a pena ir a Londres e não ver o BB.

Jorge Carrano disse...


Selecionar e colar o endereço eletrônico abaixo, na barra do navegador:

https://jorgecarrano.blogspot.com/2019/07/brexit.html

Riva disse...

Prezado amigo,

Consegui +1 sobre cachimbos que pode ser interessante contactar :

PERITO DOS CACHIMBOS (Agostinho)- desde 1954
Rua da Quitanda 47 - sala 306

www.peritodoscachimbos.com.br

Jorge Carrano disse...


Obrigado, Riva.

Repassarei para o Júnior, se é que ele não lerá aqui.

Abraço