10 de janeiro de 2020

Big Brother


Sinto-me como Winston. 

Acesso a Netflix em busca de um filme ou uma série, e a mensagem, a guisa de sugestão, aparece no cardápio de seleção:  "Porque você assistiu a "Os últimos czares"" e seguem-se vários outros filmes de mesmo gênero e temática.

Ou seja, meu perfil de cinéfilo já está definido pelo serviço de streaming. 

Sinal sonoro no smartphone anuncia mensagem chegando. É da Pacheco oferecendo promoções de medicamentos, exatamente os mesmos de minha última compra na citada cadeia de drogarias.

Ou seja, eles têm meu prontuário médico.

Agora em algumas lojas, mesmo nas compras com pagamento à vista, você é solicitado a dar informações tais como seu CPF, endereço eletrônico, celular, etc.

E se você estranha e se nega, tendo em vista não estar solicitando crédito, a justificativa é que enviarão a nota fiscal eletrônica.

Ora, respondi, basta-me o cupom de caixa. 

Esta invasão de privacidade piorou com o advento da internet, mas no passado havia de forma informal e velada.

Ou você nunca entrou no bar que frequentava e o garçom , solícito, perguntava "o mesmo de sempre, doutor?"

Num posto de gasolina na RJ 106, quando eu morava em São José de Imbassaí, costumava abastecer o Fiat com R$ 10,00 de gasolina. Não é que em determinado dia o frentista peguntou: "coloco os mesmo R$ 10,00?"

Você deve imaginar que diariamente abastecia lá. Ledo engano, isto acontecia uma vez ao mês quando precisava vir a Niterói.

Ou seja, somos vigiados o dia todo, todos os dias em todos os lugares. 😡

2 comentários:

Jorge Carrano disse...


Fui ao caixa eletrônico verificar saldo bancário e na tela apareceu a mensagem que devo procurar minha agência para atualizar o cadastro, sob pena de bloqueio.

Eles já têm tudo lá, mais até do que a Receita Federal.

E o COAF, que a mim não afeta, em face de minhas parcas movimentações financeiras, que monitora como, quando e quanto você gasta?

Ademais disso eu mesmo me revelo aqui nesta espaço virtual. Por exemplo: sabem que uso (e recomendo) o Polvilho Antisséptico Granado. Escova Oral B e assim por diante.

Todos sabem que sempre achei o Lula um apedeuta, farsante, dissimulado e rancoroso, sem saber que era corrupto.

Torço pelo Vasco e pela Portela. Gênero musical, literatura, bebidas e literatura preferidas, todo mundo já sabe.

Privacidade? Agora só no banheiro, porque no tempo da "casinha" (quem lembra e viveu?), nem lá era possível.











Jorge Carrano disse...


Para os desavisados, o Winston citado no início da postagem não é o Churchill e, sim, o personagem central do livro "1984". O que fala do big brother.

E o Lord Gim está de volta, depois de uma hibernação demorada. Leiam em:

http://jorgecarrano.blogspot.com/2019/02/afinal-quem-e-lord-gin.html