12 de janeiro de 2020

Números cruzados



Este é o título de livro, de autoria do confrade Paulo Bouhid, encontrável para aquisição, em:





O livro, com 82 páginas, custa algo em torno de R$ 30,00.

Com a mesma aparência das palavras cruzadas tradicionais, nas quais são colocados a prova nosso vocabulário, nossos conhecimentos gerais, sejam triviais, sejam históricos, sejam literários ou artísticos.

O livro em questão não se destina apenas aos amantes da Matemática, alunos ou profissionais envolvidos com esta ciência, senão também aqueles que gostam de desafios e de dilatar suas fronteiras de conhecimento.

Peço ao autor, que suponho seja um bissexto comentarista aqui neste espaço que, alternativamente, peça a exclusão da postagem; informe não ser o autor do livro e sim tratar-se de um homônimo; adicione dados que entenda importantes ou faça o marketing pertinente.



11 comentários:

Jorge Carrano disse...


Já estou achando que peguei uma pista errada.

Mas não tenho outra melhor.

Jorge Carrano disse...


A despeito da pista falsa, o livro foi uma boa descoberta.

Paulo Bouhid disse...

Pista falsa, meu amigo. Eu sou eu mesmo!!! Obrigado pela lembrança do "livro". Respondi seu email...
Forte abraço,
Paulo

Jorge Carrano disse...


Já havia chegado a conclusão de que a pista era falsa. Você não se refere a mim como Carrano e, sim, Jorge.

Nos e-mail a menção é sempre a Jorge.

Logo ... continua o mistério LORD GIN.

Paulo Bouhid disse...

Já pensou em um anagrama????

Jorge Carrano disse...


Pensei mas não concentrei esforços.

Vou escrever as letras em papeizinhos distintos e montar as variáveis.

Como se chama este procedimento? É análise combinatória?

Jorge Carrano disse...



Paulo,

Tua sugestão fez-me lembrar de um episódio real, ocorrido há anos. Um amigo trabalhava num banco, cujo acionista controlador era um comendador.

Deu-se que este comendador tinha como amante uma loura destas que realmente chamam a atenção. Chamava-se Tania.

Belo dia o comendador pediu ao meu amigo - Hermes Santos - que ficasse como locatário na locação de um pequeno apartamento que o comendador queria para poder levar a Tania, mas sem se expor.

O Hermes topou e assim foi feito.

Indo direto ao ponto, alguns poucos meses depois o Hermes estava papando a Anita, nome que ele atribuía a amante do comendador e levava vez ou outra ao tal apartamento, com a aquiescência do comendador, nos dias em que ele não precisava.

O Hermes está ai mesmo oitentão e mais alguma coisa e o comendador já faleceu.

Anita e/ou Tania ninguém sabe e ninguém viu.

Paulo Bouhid disse...

São permutações. Pra seu governo, 7 letras permutadas resultam em 720 anagramas. Não se esqueça que ele pode estar usando 2 ou mais nomes, como DR. G. NILO.

Jorge Carrano disse...



Valeu!!!
Obrigado.

Paulo Bouhid disse...

Esclarecendo: "Permutações" são estudadas, sim, em Análise Combinatória, assim como "Arranjos" e "Combinações".

Riva disse...

Até aí tudo bem ... só não me lembre a existência de Equações Diferenciais e Transformadas de Laplace. Tenho pesadelos até hoje sobre isso .... rsrsrs.

Obrigado, de nada !!