2 de janeiro de 2020

PARAÍSO PARATY


Por 
RIVA


Na única visita que fizemos há mais de 10 anos, conhecíamos o Centro Histórico, lojinhas e restaurantes. Tipo o suficiente para uma primeira vez. Agora era diferente em todos os sentidos.

Vou tentar retratar em alguma poucas fotos (pois tenho mais de 400) o que vivenciamos nesses 4 dias juntos, em família.

Conseguimos reunir nossos três filhos, esposas e nosso neto de coração, para juntos curtirmos a beleza local.







Lembrava que a viagem não é legal para quem dirige, estressante, e se o carro não for confortável, também não é legal para os demais passageiros. Fomos de ônibus direto de Niterói pela COSTA VERDE, passagens a 80 reais cada “perna”, ar condicionado, conforto, ouvindo um som ou vendo o Netflix, 5 horas de viagem com as paradas que faz no percurso. Recomendo !

Antes, algumas dicas ...


- se vai de ônibus ou escolha uma pousada próxima ou dentro do Centro Histórico; caso contrário reserve uma graninha para táxis que cobram sempre 20 reais qualquer corrida.
- tênis para andar nas ruas do Centro Histórico. Diferente de Tiradentes, pedras pequenas no calçamento dificultando o andar. Havaianas nem pensar !
- restaurantes : não me atrevo, tem uma centena de todos os tipos. 

O melhor é seguir o Trip Advisor, alinhado com a gastronomia que gostam. Na verdade me atrevo sim ... italiano que geralmente todos gostam, o DOLCE VITA. Excelente !

- passeios diversos : o melhor é confiar nos oferecidos pela pousada onde estão. Há uma infinidade de ofertas na cidade ...
- filtro solar 50 , não é exagero rsrsrsrs .... passe até nos pés !

Nossos “alvos” foram :

- TRINDADE : passamos horas nesse local. Uma infraestrutura show de bola de lojinhas, praia, restaurantes dentro da areia das praias, ótimo atendimento, música ao vivo, boas comidinhas de aipim, fritas, camarão, peixes, bebidas, etc. Tipo jiboiar ....um mergulho, um peixinho, uma cerveja ou suco, outro mergulho, um som, etc.... Fomos e voltamos de Uber, meia hora de Paraty. Super recomendamos, muito legal ! Coisa para umas 6 horas de entretenimento, chegar às 11 e voltar às 17hs.

- PASSEIO DE BARCO : escolhemos o recomendado pela pousada. Passeio pelas ilhas durante 5 horas, se vc quiser encomenda (para pagar depois) churrasco a bordo de peixes, carnes, as bebidas , qualquer coisa. 150 reais por pessoa .... e assim fizemos, maravilhoso !





Conhecemos uma Paraty de águas cristalinas, aquários espetaculares, praias desertas sensacionais, um sonho de lugar que não tínhamos noção da sua beleza !!  (não esqueça do filtro solar 50). Além das lojinhas, restaurantes que já conhecíamos.







FELIZ 2020 para todos nós, muita saúde, realizações pessoais e profissionais !!

18 comentários:

Jorge Carrano disse...


Obrigado, Riva, por compartilhar as belezas do lugar conosco, mesmo que de forme virtual e fotográfica.

Também eu há muitos anos não visito a Costa Verde. Na época em que trabalhei e vivi em São Paulo, num retorno de férias resolvi viajar para a capital paulista pela Rio-Santos. A estrada era uma lástima, mas o visual deslumbrante.

Quando criança passeávamos muito por Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty. Meu pai alugava casa em Muriqui e por dois verões passeamos por Coroa Grande, Itacuruçá, e outros distritos de Mangaratiba.

Em Paraty estive com meus dois filhos, a então namorada do mais velho e minha mulher há alguns poucos anos. Temos artesanato comprado (em cerâmica) na cidade.

Que em 2020 possamos fazer viagens prazerosas como a que vocês fizeram neste final de 2019.

Riva disse...

Pois é, meu caro amigo ... difícil descrever as belezas da Costa Verde, as fotos representam melhor. São lugares lindos, com o mar com uma cor azulada lindíssima, e cristalina, com visão para mais de 10 metros.

O Centro Histórico tem muitos bares, restaurantes e lojas de artesanato local, e não são caros.

Falei que não ia recomendar restaurantes, mas vou dar os nomes dos que fomos e gostamos, além do Dolce Vita :

- Pino di Vino
- Quintal Verde
- Maiyê
- Istanboul (é assim mesmo que se escreve, ok, Profª Rachel ?)

A viagem de ônibus é tranquila, poltronas confortáveis, ar condicionado e banheiro. Pegue a janela da esquerda na ida, e a da direita na volta, para curtir as belezas dos trechos com mar.
Fazem 1 parada de 15 minutos para lanche e banheiros. Param também na Rodoviária de Angra dos Reis.

Ficamos na Pousada Aurora, boa, mas distante uns quase 2 km do Centro Histórico, o que para mim e a MV é meio pesado caminhar com sol; mesmo assim encaramos umas 5 vezes.

Pendência: não fomos até o Fiorde Mamanguá, que dizem ser lindíssimo e único na América do Sul. Eram 4 horas de barco ida e volta. Preferimos conhecer as ilhas mais próximas e deixamos o fiorde para outra oportunidade. Mesmo assim, a saída do barco para esse fiorde deve ser de Paraty Mirim.

Vejam no Google Images a beleza desse local.

Riva disse...

Em tempo: agradeço ao nosso Blog Manager a edição do texto com as fotografias que enviei. Ficou show de bola !

Jorge Carrano disse...


Riva,

Quem deve agradecimentos sou eu, pela confiança que você deposita no blog.

São os colaboradores, como você, os responsáveis pela longevidade do espaço virtual, com a publicação de diferentes temáticas que despertam interesse e/ou curiosidade.

As portas do Pub da Berê estão abertas, também, por conta de seus comentários e postagens.

Valeu muito!

Ana Maria disse...

Que excelente dica, Riva. Fiquei com água na boca (essa expressão serve para outros tipos de desejo?).

Estive na região na década de 70. Estava organizando um evento em Angra dos Reis e permaneci no local por um mês e meio.

É óbvio que muita coisa deve ter mudado desde essa visita, mas com o presente relato revivi as belezas naturais e me enchi de desejo de rever esse paraíso.

Parabéns Riva.




Incógnita disse...

Na minha opinião nada fica a dever ao Caribe e Mediterrâneo.
Concordam?

Riva disse...

Ana Maria, vá sim.

Escolha uma época mais tranquila. O Centro Histórico continua uma belezinha, com muitas opções de comprinhas e gastronomia, povo local gentil.

Escolha uma pousada ali mesmo para não precisar se deslocar.

Os ônibus da Viação Costa Verde saem das rodoviárias do Rio e de Niterói. Cheque no site deles, onde comprei as passagens.

Bj

Jorge Carrano disse...


Cara Incógnita,

Madame X, ou lady X, incógnita para mim é o valor de X que precisa ser determinado via equação. Rsrsrs

Respondendo sua pergunta/colocação: acho perverso comparar a Costa Verde, com a Côte D'Azur, a Costa Amalfitana, ou Fernando de Noronha ou Búzios. Todos estes litorais têm suas característica próprias, identidades distintas. Todos lugares encantáveis.

Jorge Carrano disse...


Incógnita,
Fica zangada não, é que já há algum tempo decidimos não publicar comentários de anônimos. Preferimos, aqui no Pub da Berê, saber quem são nossos interlocutores.
Uma alternativa seria via e-mail se identificar para o manager. Garantimos sigilo.

Jorge Carrano disse...


Riva,

A lamentar o alto índice de criminalidade em Angra dos Reis, vizinha ali na Costa Azul.

Riva disse...

Conversei com locais sobre essa questão da segurança por lá. Me disseram que não incomodam turistas, etc. Que o problema é entre eles mesmos, na disputa pelas áreas.

Em Paraty, andamos saindo do C. Histórico, bem tarde da noite, sem qualquer problema, mas a gente fica meio assim ..... entende ? Sempre meio assim ....

Quanto à colocação da Incógnita, não conheço o Caribe, apenas as costas Leste e Oeste da Florida, cujo mar tem uma coloração também extraordinária.

Mas a Costa Verde é demais de bonita, com esse contato floresta-areia-mar.

Jorge Carrano disse...


Você matou a charada, Riva. É a proximidade da mata com o mar que torna a região ímpar.

Fora isso fica: Saquarema ou Marataízes? Acapulco ou Malibu? e coisas do gênero.

Riva disse...

ERRATA

O nome do restaurante é PUNTO DI VINO ...onde traçamos um maravilhoso carpaccio de polvo e peixe branco ...claro, acompanhado de pães molhadinhos no azeite e sal .... e um vinho branco geladim !!

Entrem na web no Trip Advisor e vejam as fotos dos pratos ! Uma maldade kkkk

PS: Kayla, muuuuuito camarão !!!!

Kayla disse...

CAMARÃO?? Daqueles enormes que parecem filhotes de lagosta???
Isso é que é deixar com água na boca.
Ashuashuashua. Não precisa nem de paisagem.
Ashuashuashua.

Jorge Carrano disse...


Kayla,

Aqui no Pub da Berê o primeiro drink será por conta da casa.

Welcome back!

Ana Maria disse...

Eu vou sim, Riva. Se Deus quiser. Agora munida com seu guia. Com certeza poderei aproveitar mais.
Jorge, libere a incógnita. Ela tem participado de forma discreta e cortês.
Em suas primeiras participações, faz uns 2 anos, ela tinha uma língua afiada. Rs

Jorge Carrano disse...


Gostei de sua pesquisa, Ana Maria.

Com efeito a Incógnita já é quase sócia nossa. Ela tem participação efetiva dede 2017.

Vou aguardar que ela se cadastre (identifique)via e-mail. Guardarei sigilo como prometido. Assim mantenho a norma ...

Riva disse...

Sim, Kayla, enormes !!

Tem um restaurante chamado Santa Rita que tem um prato chamado Casadinhos. São 2 camarões enormes agarradinhos, a dorê. Impressionantes. Tenho a foto !

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g303503-d2328558-Reviews-Santa_Rita_Restaurant-Paraty_State_of_Rio_de_Janeiro.html

Bj