27 de janeiro de 2020

Foot-ball ou rugby?





 Nosso confrade Riva, apaixonado por futebol, torcedor do tricolor carioca, implica com a lei do impedimento, não se conforma.
Também eu faço restrição, só que também vejo inconveniência na eliminação da citada regra.
Fui a internet na busca da origem das regras do futebol, e verifiquei que já foi pior. A regra de impedimento era muito mais severa, mais restritíva.
Vamos a uma síntese:
No início várias regras do rugby eram adotadas no foot-ball.
Para se ter uma ideia, no football os toques com a mão eram permitidos – e por qualquer jogador em campo. Os goleiros não existiam qualquer jogador poderia agarrar a bola no alto – ganhando uma cobrança de tiro livre se fizesse isso.
O pênalti não existia.
As balizas sequer eram delimitadas em sua altura (com isso, cabia aos dois times decidir se a bola havia passado acima ou abaixo das traves laterais). E as Regras do Jogo não eram 17, como hoje, mas apenas 13 – o impedimento, o árbitro, o tempo e o pênalti foram introduzidos somente nos anos seguintes.
O impedimento é a regra mais polemica do futebol. Qualquer jogador do mesmo time à frente da linha da bola estava impedido, o que tornava os passes em progressão impossíveis.
Nos primórdios do futebol, os jogadores não tinham as posições definidas. Sendo assim, alguns se plantavam ao lado das balizas a fim de fazer o gol fazendo com que a partida ficasse sem emoção, ao mesmo tempo em que deixava um vazio no campo. Por isso, foi necessária a criação de regras de impedimento.
Em 1863, foram escritas as primeiras regras do football association.  Estão no documento “FA Minute Book”, publicado pela Federação Inglesa. Dito documento é considerado consensualmente o momento fundador do futebol moderno.
Em 1865 a revista “Bells Life” publicou 14 regras, formuladas em reunião da entidade em 26 de Outubro de 1863; que serviriam de base para a formulação das 17 regras atuais do futebol. Essa publicação trouxe mais duas alterações importantes na história do futebol. Foram autorizados os passes para a frente e a regra do impedimento foi alterada, considerando os jogadores em posição legal desde que houvesse três adversários entre eles e a linha de gol.
A partir de 1896, foi instituído que um atacante só poderia receber a bola se houvesse pela frente a presença de três zagueiros; se assim não fosse, era impedido de marcar o gol. Com essa nova lei, os times se obrigaram a adotar táticas relacionadas ao posicionamento dos jogadores em campo, visto que a partida não podia ser mais jogada de qualquer maneira.
Assim, os zagueiros passaram a avançar para que o atacante não recebesse a bola na presença de três zagueiros atrás.
Os estudiosos do esporte, então, viram uma falha e alteraram esta regra da seguinte forma: “Estaria impedido todo aquele que, do meio de campo para frente, não tivesse à sua frente pelo menos dois adversários”.

As 14 Regras publicadas pela “Bells Life” são:

#
Regra
1
O comprimento máximo do campo deverá ser de 200 jardas (180 metros) e a largura máxima deverá ser de 100 jardas (90 metros); o comprimento e a largura deverão ser separados com bandeiras, e o gol deverá ser delimitado por dois postes verticais distantes um do outro 8 jardas (7,32 metros) e não atravessados por nenhuma tira ou barra.
2.
A partida deverá iniciar com um chute de bola parada, do centro do campo, pelo time que vencer no sorteio por cara ou coroa; o time adversário não deverá aproximar-se da bola, num raio de 10 jardas (9,15 metros), até que o pontapé inicial seja dado. Após a marcação de um gol, a equipe perdedora terá direito a dar o pontapé inicial.
3.
Os dois times deverão trocar de balizas, depois que cada gol for marcado.
4.
Um gol será conquistado quando a bola atravessar o espaço entre os postes do gol (a qualquer altura), sem ser arremessada, socada ou carregada com as mãos.
5.
Quando a bola estiver fora de campo, o jogador que reiniciar a partida deverá fazê-lo, chutando ou arremessando a bola, desde o ponto da linha lateral em que deixou o terreno de jogo, numa direção tal que forme um ângulo reto com a linha lateral.
6.
Um jogador estará impedido quando se colocar à frente da linha da bola. E deverá retornar após a bola, o mais rápido possível. Se a bola for chutada do seu próprio lado, passada por um jogador, ele não deverá tocá-la, nem avançar, até que um jogador do lado adversário a tenha chutado primeiramente, ou um jogador do seu próprio lado posicionado a sua frente ou no seu mesmo nível, tenha condições de chutá-la.
7.
Caso a bola vá para trás da linha de fundo, se um jogador ao qual o gol pertence tocar a bola primeiramente, um jogador do seu lado terá direito a dar um tiro livre, da linha de fundo do ponto oposto onde a bola deverá ser tocada. Se um jogador adversário tocar a bola primeiramente, um jogador do seu lado terá direito a dar um tiro livre, de um ponto situado a 15 jardas (aproximadamente 14 metros) fora da linha de fundo, oposto ao local onde a bola é tocada.
8.
Se um jogador fizer um fair catch¹, terá direito a um tiro livre, caso o solicite, fazendo um sinal com o calcanhar, imediatamente; e, para dar tal tiro, poderá avançar além de sua marca, até que tenha chutado.
9.
Um jogador terá permissão de correr com a bola, em direção ao gol adversário, se fizer um fair catch, ou dominar a bola no primeiro limite do campo; todavia, em caso de fair catch, se ele fizer um sinal, então não deverão correr.
10.
Se um jogador correr com a bola, em direção ao gol do adversário, qualquer outro jogador do lado adversário terá permissão de atacá-lo, segurá-lo, passar uma rasteira, dar uma canelada³ ou tirar a bola dele; entretanto, nenhum jogador deverá ser detido e levar canelada ao mesmo tempo.
11.
Nem rasteira nem canelada serão permitidas, e nenhum jogador deverá utilizar as mãos ou os cotovelos para segurar ou empurrar o adversário, exceto nos casos prescritos pela Lei nº 10.
12.
Qualquer jogador poderá chargear (jogo de corpo) um outro, desde que ambos estejam em active play. Um jogador poderá chargear* mesmo que esteja impedido.
13.
Um jogador terá permissão de arremessar a bola ou passá-la para outro, se fizer um fair catch ou dominar a bola no primeiro limite de campo.
14.
Nenhum jogador terá direito a usar pregos, placas e ferro ou gutas-perchas, nas solas ou nos saltos de suas chuteiras.
    
FAIR CATCH: É quando a bola é dominada, após ter tocado o adversário, ou ter sido chutada, socada ou arremessada pelo adversário, e antes de ter tocado o campo ou algum jogador do lado que a está dominando; contudo, se uma bola for chutada de fora do campo, ou de trás da linha de fundo, um fair catch não poderá ser feito.

Fonte: Wikipédia

5 comentários:

Jorge Carrano disse...


As mais novas e recentíssimas regras, a meu juízo, ao invés de trazerem mais clareza na marcação do impedimento, pioraram as coisas.

Agora o assistente de arbitragem (bandeirinha) só assinala o impedimento depois do lance concluído, Não gostei.

Oura bobagem foi acabar com o "tiro de meta", na acepção da expressão cunhada há anos. Agora os zagueiros saem jogando mesmo estando ainda dentro de sua área, ao receberem do goleiro.

Riva disse...

A FIFA é uma tragédia, se comparada às outras federações.

Eu insisto que o futebol seria maravilhoso sem essa maldita regra do impedimento, como é na praia, no racha da rua, no salão, no society.

Enfim ....

Agora vejam a esculhambação do falecido Campeonato Carioca : Aquele Time do Mal tem 3 mandos de campo na Taça Guanabara (1º Turno), em 6 jogos.

Pois acreditem : vão jogar os 6 jogos no Maracanã, porque os times adversários querem jogar contra eles lá, devido à GRANA que combinaram receber. E a FEERJ disse que nada pode fazer.

Pergunto : o que dizem Vasco, Flu e Botafogo ??????

Jorge Carrano disse...


Riva,
Qual é o poder mais forte numa República?
Errou se pensou em executivo, legislativo ou judiciário.
A resposta correta é poder econômico.

No momento o clube da urubuzada está com a faca o queijo nas mãos. Estão exigindo da Globo R$ 81 milhões somente pelo campeonato carioca.

Riva disse...

O Camp. Carioca foi o evento esportivo mais importante da minha vida de torcedor durante pelo menos 3 décadas.

Não me importava com Rio-São Paulo, Libertadores nem pensar. Via até jogos de aspirantes no Maraca antes dos jogos dos titulares.

Novos tempos ..... um novo mundo do futebol, e um ridículo teatro criado pela ultrapassada FIFA. Até a Copa do Mundo perdeu a graça - o Brasil entra em campo com um grupo de mercenários, sem identificação com o povo brasileiro.

Esse mundo não me pertence. Me compete apenas torcer quando o FLU entra em campo. Nada mais que isso.

E hoje tem FLU x CR ATM !!

Jorge Carrano disse...


O Campeonato Carioca foi o evento esportivo mais importante do país, Riva.

Se até hoje muitos clubes do Rio têm torcedores no Norte e no Nordeste foi graças as transmissões, pelo rádio, dos jogos do "carioca" para todo o país.

O Rio de Janeiro era a capital federal e seu torneio tinha importância nacional.

O "carioca" tinha um intruso, nosso querido Cantusca.