10 de junho de 2019

Tudo junto e misturado


Na minha opinião e a Constituição me assegura o direito de ter uma, as agências reguladores são antros de corrupção. E cabides de empregos.

Não entendo porque são necessárias agências, com elevados custos, se na área de atuação de cada uma delas existe um ministério, que também tem estrutura dispendiosa.

Assim como, com raras e honrosas exceções, onde tem corregedoria, existe mais um covil a ser alimentado a base de propina. Os escândalos são frequentes, em todos os órgãos onde existem corregedorias, e até mesmo em tribunais de contas.

Acessem o link para ler a reportagem sobre o corregedor da secretaria da fazenda de São Paulo, que acumulou e ocultou num recinto, construído como subsolo na casa da ex-mulher, no interior, 180 milhões de dólares e mais alto valor em euros.

https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/us-180-mil-no-bunker-do-ex-corregedor-da-fazenda/

Ele teria que fiscalizar os fiscais corruptos, que se locupletavam em prejuízo do erário público, ou seja, cobravam propina de contribuintes em troca de alívio na aplicação de multas.

Ao invés de coibir a prática delituosa, preferiu entrar no jogo e cobrar propina dos fiscais que por sua vez achacavam os contribuintes.

Imaginem quanto o Estado não perdeu em arrecadação. Será que ele pensava que ladrão que rouba ladrão tem sem anos de perdão? Esta adágio (provérbio popular), felizmente caiu em desuso

A razão é simples: as funções são exercidas por homens. E o bicho homem, com raras e honrosas exceções, são desonestos, corruptos, espertalhões, fraudadores. Ditado popular e definição acadêmica militam a favor de minha opinião: 1) a ocasião faz o ladrão; 2) o poder corrompe.

Ao Millôr, uma vez mais, minhas homenagens: o homem não deu certo.

O desafio (chalenge) no volei e no tênis, são recursos úteis que ajudam na obtenção de resultados justos. As imagens falam por si, sem depender de interpretação e são tornadas públicas em telões.

A bola foi dentro ou fora fica resolvido em segundos, e como regra geral o jogo já está paralisado para saque.

Não há, nestes esportes, contatos físicos entre competidores, e o que é investigado nada terá de subjetivismo, ao contrário do tal do VAR. Teve um jogo aí que o juiz do VAR errou claramente ao alterar decisão do juiz de campo. Interpretação pessoal!

Se há VAR, no futebol, sou contra. Inventem outro nome para o esporte que foi gerado. E agora querem adotar o piso sintético como norma geral. 

Nilton Santos teria sido punido com cartão e o juiz teria marcado penalty contra o Brasil; Leonardo teria sido expulso pela cotovelada intencional no americano; Maradona teria sido punido pela tentativa de iludir o árbitro e o gol não teria sido validado. Ficaria aqui parágrafos imensos relatando marcações equivocadas que entraram para a história, sem que o futebol perdesse seu encanto, não despertasse paixões alucinantes.

Enfim, para fechar: o Brasil não teria conquistado o título mundial de 1962, a despeito do brilho do Garrincha. Estou fazendo apologia do roubo, segundo linguagem popular?  Não é isso, é que o politicamente correto muitas vezes é inoportuno. Muitas vezes as lendas são melhores do que os fatos. Ou como alguém já decretou, as versões são mais importantes do que os fatos em si.

"Tudo junto e misturado" seguirá. Isso é mesmo uma ameaça. Com perdão da piada surrada, do tempo em que não havia VAR no futebol.

6 comentários:

Jorge Carrano disse...


As pessoas que me distinguem acessando eventualmente este espaço virtual e aquelas que, generosas, fazem isto mais amiúde, sabem que escrevo, como se dizia antigamente, no correr da pena.

Não faço revisão do texto pois meu estilo não me agrada. Reler alguma coisa, só muito raramente. Shakespeare, João Ubaldo, Machado de Assis, Saramago, Shaw e pouquíssimo mais.

Faço esta preliminar para informar que encontrarão erros de grafia, pontuação e acentuação, pelo que me penitencio.

Pelo,pasado, pelo presente e pelo futuro.

Riva disse...

Hehehe ...se a Profª Rachel ainda nos lê - a credito que sim - está se remoendo para colocar um comentário ! rsrsrsrs

Gostei da frase "muitas vezes as lendas são melhores que os fatos" ...

Recentemente, em Verona/Italia, comprovei quanto faz bem a lenda de Romeo e Julieta. Milhares de casais crêem na história, vão lá admirar o local, e deixam mensagens de amor e esperança nas paredes da entrada da pequena vila.

O tema "lendas" daria muitos posts e centenas de comentários. Basta alguém tocar no assunto "Adão e Eva" e outras centenas de escritas da Bíblia.

PS: Dia dos Namorados à vista !

Jorge Carrano disse...


Bem lembrado, Riva.

Escreve aí, em nome dos "machos alfa", uma homenagem as nossas eternas namoradas, para publicação no dia 12.

Riva disse...

Freddy escreveu esse :

http://jorgecarrano.blogspot.com/2013/06/dia-dos-namorados-uma-opiniao-polemica.html

Riva disse...

Hoje ou amanhã mando um post sobre o Meu Dia dos Namorados, com a mesma poesia que publicamos em 11-11-2011.

Sds Tetracolores

Jorge Carrano disse...


Freddy esperava polêmica, mas não houve.

O tricolor obteve um bom resultado, principalmente porque tirou dois pontinhos do time dos urubus... com um time, digamos, alternativo.