1 de junho de 2019

ITALIA pela primeira vez – Parte 4


Por 
RIVA




ROMA & VATICANO

Depois de 7 dias rodando a maravilhosa Toscana, pegamos um trem a 250 km/hora para Roma, onde ficamos por 5 dias.


Família do autor: esposa, filho e nora
Roma todos vcs conhecem, né, seja por ouvir falar, seja vendo no YouTube ....Coliseu, Palatino, Forum Romano, Fontana di Trevi, etc, etc .... pois é, nós também. Claro, vindo a Roma tenho que ver de perto tudo isso, e vi.
Nada me impactou, até o Coliseu, esbranquiçado como se tivesse sido jateado, e internamente com muitos andaimes modernos das equipes de restauração. Enfim, quase nada em Roma me impressionou (exceto o Altar da Pátria), mas..... estive em ROMA.







Gastronomicamente e charmosamente falando, TRESTEVERE, um bairro para vivenciar. Muito legal, tanto de dia quanto à noite. Imperdível numa visita a Roma. Tudo a pé, ok ?

ROMA é uma grande cidade, mas vc pode percorre-la quase 100% a pé, muito poucas vezes usando o Metro, ou o Tram (VLT) ou os ônibus. Como falei em post anterior, um App de navegação deixa vc “na cara do gol” para se deslocar sem erro.
ATENÇÃO com os trombadinhas do Metro, batedores de carteira...são eficientes ! rsrsrsrs.

Se estiver a fim de comprinhas, percorra a Via del Corso .... longa e tentadora !

E aí, tem o VATICANO.

Não sou católico, mas um dos objetivos dessa viagem era levar a MV para ver o Papa Francisco, e ele está todos os domingos às 12h realizando o “Angelo” para toda a multidão na praça principal....e lá estava, e lá estávamos ! Foi inesquecível vê-lo citando o Novo Mandamento para todos nós, em sua simplicidade. Demais !

A Catedral no Vaticano é algo surpreendente. Eu, como engenheiro civil, não consigo imaginar a sua construção numa época sem energia elétrica, sem os equipamentos que hoje temos ... não dá para compreender a sua inacreditável construção.

Autor, esposa, nora e filho


CAPELA SISTINA: acho que demos azar. Uma multidão, muitos grupos com guias, a China toda por lá, não deu para curtir o Museu do Vaticano. E a Capela super congestionada. Uma visita cara e frustrante.

ROMA foi vista e vivenciada por nós, seu “mood”, seus pontos turísticos principais, enfim, o Vaticano, mas não volto. Vi e pronto. Estivemos em Roma. Não vale uma volta, não há o que fazer lá a não ser que tenha algum motivo muito especial. Já a TOSCANA .... voltaria muitas vezes com certeza !! Encantadora.

Termino aqui minha sintética narração da nossa 1ª viagem à ITALIA, e fico aguardando perguntas cujas respostas possam enriquecer mais os posts com mais informações esquecidas.

Arrivederci !


3 comentários:

Jorge Carrano disse...


Os leitores que perderam as primeiras partes ou tenham a intenção de voltar a consulta-las, informo que são encontráveis nos links a seguir.

Basta selecionar e colar na barra do navegados, cada um a seu tempo:

https://jorgecarrano.blogspot.com/2019/05/italia-pela-primeira-vez-parte-1.html

https://jorgecarrano.blogspot.com/2019/05/italia-pela-primeira-vez-parte-2.html

https://jorgecarrano.blogspot.com/2019/05/italia-pela-primeira-vez-parte-3.html

Riva disse...

Amigo Carrano, boa noite.

Super grato pelo seu trabalho de edição e publicação.
Uma pena que parece ninguém passar por aqui para ler, muito menos comentar.

Como já comentei antes, pelo menos para nós serve como valioso repositório das nossas aventuras e desventuras, enquanto existimos.

Forte abraço e uma super semana para todos nós.

PS: hoje meio que "desisti" do meu FLU. Não abandonei o Twitter (que frequento há 10 anos), mas mandei mensagem a todos por lá que vou hibernar por muito tempo, e para isso "silenciarei" meus seguidores. Não dá mais para perder meu precioso tempo com o clube.



Jorge Carrano disse...


Riva,

Curti editar e principalmente ler.

Não troco a posição de combatente pela de mero expectador.

Melhor ser protagonista do que parte da plateia amorfa, inodora, incolor e insossa.

Mas se a plateia é vibrante, participativa, aguerrida, transforma-se em protagonista. Aí estou dentro.