4 de junho de 2019

ITALIA pela primeira vez – Parte 5



Por
RIVA





Observações e dicas finais
Quando planejei ir à ITALIA, dividi-a em 4 regiões : a Toscana, a Costa Amalfitana (sudoeste), a Sicília (sul) e a região do noroeste. Isso para mim significava 4 viagens !

Ah, tá .... E a emblemática Veneza ? .... em qualquer uma das viagens, pois é tudo perto.

Em sendo nossa primeira viagem, meu filho Breno insistiu em conhecermos Veneza e Roma. E assim o fizemos, mas dedicamos 7 dias para a Toscana.

Finda a viagem, posso dizer agora o que concluí ..... Veneza, tinha que conhecer, claro, idem Roma e seus sites históricos.

Mas a Toscana merece uma única viagem, em minha opinião. E era o que eu pretendia inicialmente. Mas tive que incluir as outras cidades.
Valeu ? Valeu, mas ....

Não me impressionei com Veneza nem com Roma, apesar da sua História.

De novo, a maior decepção foi o COLISEU, repleto de andaimes dos restauradores, estragando a paisagem, o “feeling” histórico ... uma broxada. A ARENA de VERONA é muito mais bonita, um mini Coliseu Romano.

A TOSCANA é uma loucura de tão bonita. Realmente, como eu achava, merece uma única viagem à ITALIA.

Entre por Roma, alugue um carro e saia para a TOSCANA por pelo menos 12 noites maravilhosas. Depois volte e devolva o carro em Roma, dedique 2 a 3 dias à cidade para conhecer os pontos históricos principais, jiboiar no bairro Trestevere, e FIM !

Essa a minha dica para realmente conhecer a belíssima região da Toscana.
Que cidades conhecer?

Putz, sei lá, abre o mapa e sai rodando de carro, é tudo perto.
Onde dormir ?

Também sei lá kkkkkkk, tudo é fácil e simples de rodar e dormir.

ASSIS ou ASSISI é imperdível, e é fora da Toscana, fica na região da Umbria, mas é imperdível. Não a deixe de fora.

Conclusão, temos que voltar à ITALIA kkkkkkkkkkkkkkk para ver o que não vimos, ou seja, muita coisa ainda !

Nesse post vamos concluir com fotos e outras “coisitas mais “ :

- não deixe de comprar pela internet ainda no Brasil seus ingressos para os pontos principais de algumas cidades.

- viagens de trens são super interessantes em termos de preço, conforto e tempo de deslocamento. Avalie sempre essa possibilidade.

Nunca esqueça de VALIDAR seu ticket antes de entrar no trem. Isso vc faz numas maquininhas de validação em vários locais.
Se não encontrar, PERGUNTE.

Ficamos TRISTES como o Brasil está na contramão do transporte ferroviário, largamente implementado na Europa e nos Estados Unidos.

- Lei Seca : vai rodar a Toscana ? não sei o que falar, porque a região é para admirar sua beleza, comer e beber.

Nunca li ou vi ou ouvi nada a respeito de multas ou punições sobre teor alcoólico na região, mas é melhor não “dar sopa para o azar”, e se informar mais sobre o assunto.

Na nossa viagem, Breno dirigia e eu bebia kkkkkkkkkkk.

Nessa viagem à ITALIA nos impressionou a qualidade e precisão do transporte público checado no GoogleMaps (ônibus e VLTs), e também a assertividade das previsões do clima nos APPs (será que é mais preciso aqui?), então pode confiar. E é importante checar o clima do dia, para saber que tipo de roupa ou acessório você vai usar durante o dia.

Para finalizar, antes de algumas fotos legais da vg que nós selecionamos, vale pontuar a importante necessidade diária de você definir mais ou menos quantas vezes vc deverá usar os transportes públicos.

Isso para vc definir/decidir se é melhor comprar tickets nas diversas  máquinas para ou cada viagem, ou para o dia inteiro, ou até para um período maior.

Well, estamos aqui à disposição para o que vcs quiserem perguntar sobre nossa maravilhosa viagem para a ITALIA. Vamos às fotos ....











Arrivederci



5 comentários:

Jorge Carrano disse...


Riva,

Para aqueles que não tiveram, ainda, o privilégio e/ou a oportunidade de viajar para a Itália, sugiro que você faça objetiva legenda para cada foto, na sequência de cima para baixo.

Abraço e obrigado por eleger este blog como veículo para suas narrativas, interessantes e úteis para pretendentes a viagens pela bota.

A Itália é linda, o Planeta é lindo, os seres humanos vamos de mal a pior.

Jorge Carrano disse...


E Capri, Riva? É um pouco menor do que Fernando de Noronha, mas é igualmente um espetáculo da natureza.

E a Gruta Azul, tão badalada? Você atravessa os 60 metros praticamente deitado, num barquinho, isso se a maré permitir.

Não se motivou? Ou ficou para a segunda viagem, em gestação?

Riva disse...

Toda essa região de Capri e arredores foi orçada por mim, mas tomamos a decisão de fazer a Toscana primeiro.

Breno esteve com a Alina nessa região ano passado - Costa Amalfitana - e gostou muito, apesar de achar o trânsito muito perigoso, com ruas muito estreitas e motoristas loucos rsrsrsrs.

Eu quero muito conhecer Pompéia.
É um site em que vc realmente consegue perceber o que existiu ali, diferentemente do Palatino em Roma, onde somente uma visão aérea te faz entender o todo. Eu fui ao Palatino, mas sabendo que ia ver um monte de ruínas e pronto.

Agora, ainda sob o impacto da beleza da Toscana, a vontade mesmo HOJE é voltar para a ITALIA, mas para a TOSCANA kkkkkkkkk.

Em relação às fotos, tenho que resgatar a coleção para "tentar" identificar os locais.





Riva disse...

Continuando minhas dicas para ninguém (rsrs), novamente nos chamou a atenção os desfibriladores que existem nas cidades, com instruções fáceis de uso e suporte pelo telefone acoplado. Super bacana.

Também de fácil implementação por aqui, todos os sinais de pedestres sonoros para os cegos saberem se podem atravessar ou não - o sinal vai acelerando conforme vai acabando o tempo.

Pontuo novamente que estamos na contramão dos transportes : bikes, scooters, motocicletas e trens - arrasador !

Jorge Carrano disse...

Riva,

Permito-me ser mais radical. A situação no mundo está tão difícil que imagino o planeta estar na contramão. Giramos no sentido inverso dos demais em torno do sol

Como seria girar em torno do sol no sentido inverso? Ainda assim seria translação? Ou teria outro nome?

Os migrantes centro-americanos atravessando o México em direção aos USA. Venezuelanos invadindo a Colômbia e o Brasil. Sírios buscando melhores dias em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Refugiados asiáticos e africanos acolhidos ou repelidos na Europa todos os dias. Estão estabelecendo sistema de cotas, para alguns países.
Se o Brasil pode ser o paraíso para tantos povos, imagino como estará a situação deles em suas origens.

Vsmos comemorar o que temos, antes que acabe.