28 de junho de 2019

As imposibilidades


São muitos os aforismos sobre o impossível.

Selecionei alguns:









Lamento questiona-lo, perturbando seu merecido repouso, louvado ex-presidente, mas já sonhei com ela (Paola Oliveira), fazendo coisas do arco da velha e, inobstante, não pode ser feito.

3 comentários:

Riva disse...

Do arco da velha faz referência a um fato passado, antigo. "O meu avô começou a falar dos seus tempos de infância e contou muitas histórias do arco da velha".

É sabido que por volta do século XIX, a expressão "arco da velha" servia para descrever o arco-íris, algo que já não é tão comum nos dias de hoje. Uma das explicações por trás dessa expressão é que essa denominação foi criada graças à história bíblica de Noé, quando depois do dilúvio, Deus criou o arco-irís para demonstrar a sua aliança com o ser humano, e que não voltaria a enviar outro dilúvio dessa magnitude. Assim, na expressão "do arco da velha", o termo "velha" representa a velha aliança que Deus formou com o Homem. Por esse motivo o arco-irís também é conhecido como arco-da-aliança.

Uma explicação alternativa para a origem desta expressão é que originalmente ela seria "arca da velha" e não "arco da velha". Isto porque senhoras de certa idade tinham o hábito de guardar coisas incríveis e espantosas nas suas arcas.

Jorge Carrano disse...


Muito bom, Riva.

Foi exatamente no sentido de "algo que já não é tão comum nos dias de hoje", que empreguei a locução.

Não vou aprofundar para manter uma certa dignidade (rs).

Jorge Carrano disse...


Olhaí pessoal, o Generalidades também é cultura.