30 de outubro de 2014

O sofá e o Além



Por
RIVA






Ontem, uma 4ª feira linda e ensolarada no Rio de Janeiro. Muitos que aqui não vivem, ou que nunca vieram, imaginam e sonham com aquele Rio do Pão de Açúcar, do Corcovado, Copacabana e Ipanema, Maracanã, deve ser demais ......

E eu lá em Barros Filho, que se confunde com Costa Barros, Acari, Fazenda Botafogo, trancado dentro da fábrica onde trabalho, portões lacrados, e as balas voando para todo lado lá fora. Isso às 16h de uma linda 4ª feira ensolarada no Rio de Janeiro. Um Rio que muitos não conhecem, e irreconhecível para aqueles que conhecem

Impressionante a fuzilaria, com armas automáticas. E como um instinto de maldade mesmo, sem nenhuma lógica, atiraram contra a fábrica, que estava fora da linha de tiro entre as duas facções rivais. Maldade pura.

Impressiona também a postura e atitude daqueles que, diferente de mim, estão acostumados ao cenário e dizem tranquilamente : “Calma, vamos ficar aqui quietos porque daqui a pouco acalma.” E acalmou mesmo. Às 17h, saí tranquilamente pelo portão da fábrica em “segurança”, rumo à Linha Amarela (vou por dentro atravessando Coelho Neto, Vicente de Carvalho, Ihaúma e outros bairros) até o encontro com a Avenida Brasil.

Só que aí começa um outro drama .... o engarrafamento diário da Ponte Rio-Niterói, imprevisível em termos de tempo de travessia. Na ida posso levar de 15 a 25 minutos, mas na volta, todo dia, é no mínimo 45 minutos, em 1ª e 2ª marchas no carro. Caótico ! Já levei 3 horas da Barra até Icaraí, em casa.

Na última 6ª feira, saí da Barra – onde fica o escritório da empresa onde trabalho – às 13h, e qual não foi minha surpresa ao me deparar com um mega engarrafamento na Ponte, àquela hora. Inacreditável !

O pior nessa estória toda é que a gente vai se acostumando, aos poucos, igual siri na lata cozinhando. Olha em volta, companheiros de engarrafamento por todo lado, um Led Zeppelin rolando no player do carro, um pacote de biscoitos estratégicos, e vamos em frente ......


Não sei o que fazer .... as oportunidades de trabalho são quase todas na Barra ou na Zona Oeste do belo e ensolarado Rio de Janeiro. E mesmo que fosse no Centro, o ir e vir para quem mora em Niterói é caótico – barcas, catamarãs das Charitas caríssimos, ônibus pela Ponte.

Não tem solução a médio prazo. Talvez a longo, mas muito longo prazo mesmo, o que provavelmente não irei usufruir ... ou por estar no sofá vendo TV ou por estar em outra, bem longe .....





10 comentários:

Freddy disse...

Trabalhei na R. Senador Pompeu, de frente para o morro do Livramento. Muitas paredes eram apenas frágeis divisórias externas e balas se incrustaram em equipamentos, no teto e no antebraço de uma copeira, coitada.
Fomos aconselhados a não usar à noite um bebedouro que ficava em frente a uma janela que virava "alvo" - figuras humanas destacadas na referida janela eram uma "tentação" para atiradores de plantão.
Isso desde há uns 20 anos atrás ou mais...
A violência, velha conhecida de quem trabalha no Rio, apenas se ampliou.
=8-/
Freddy

Freddy disse...

Cheguei a pensar por instantes que o blog manager tivesse inadvertidamente usado uma imagem de Riva no lugar do pastor Caio Fabio.
<:O)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Trabalhei no Rio de Janeiro durante 12 anos, sempre no centro da cidade. Um período na Ria Visconde de Inhaúma e outro na Rua da Carioca.
Não havia registro de violência entre os anos de 1960 e 1972 que foi meu período de atravessar a baia diariamente.
No máximo, vez ou outra, apareciam uns punguistas que conseguiam tirar seu dinheiro do bolso sem que você percebesse. Bons tempos. A Av. Rio Branco era a via preferida dos punguistas pelo constante vai e vem de transeuntes.

Jorge Carrano disse...

Então vamos escalar o Riva para fazer as folgas do pastor (rsrsrs).

Riva disse...

Já eu trabalhei 18 anos em Cordovil, construindo em diversos bairros da região metropolitana do Rio. Isso de 77 a 95.

Não tem comparação. Hoje é faroeste.

Em tempo : hoje levei 2h45min da Barra para Icaraí !!!!

Ana Maria disse...

Eu consultei nossa PresidentA sobre seu problema. Ela sugeriu que vc faça um cursinho no Pronatec pra conseguir um empreguinho. hehehehe
Desculpe a brincadeira, não resisti.
Mas falando sério, a situação está mesmo sinistra. Em 2003 ou 2004, eu estive internada na Casa de Saúde Santa Martha e, durante a noite, podíamos ver as balas voando de um para o outro morro. Funcionários recomendavam não circular no final do corredor.
Já naquela época jovens armados circulavam pela Rua Pe Anchieta no Centro e nas ruas que circundam alguns morros de Niterói. Se não foi reprimida naquela ocasião, é natural que tenha aumentado o criminalidade.

Riva disse...

Esse PRONATEC é danado de bão mesmo, hein ? rsrsrsrs

Mas está caótico. Hoje saí da Barra às 12h e cheguei em Niterói depois de 13:30h .... Ponte caótica, chegada à Lagoa complicada (experimentei voltar por ali). E chegando em Niterói, os sinais de trânsito não estavam funcionando, transformando tudo num circo romano ! Isso tudo a 42ºC !!

Abs e bom fim de semana a todos.

Freddy disse...

Houve piques de luz em Niterói no início da tarde, deve ser o motivo dos sinais parados.

Jorge Carrano disse...

A julgar pela intensidade e estrondo dos trovões, deveremos ter um pé-d'água não demora.
Diluvio é necessário em São Paulo e outros estados que sofrem com falta d'água.

Freddy disse...

Eu me proponho a ser contratado.
Basta levar meu carro, um balde c/ água, shampoo de auto e acessórios, como esponja, flanela, essas coisas.
Começo a lavar meu carro. No mais tardar, em 4 horas começará a chover! Em Friburgo já aconteceu de chegar uma tempestade por trás das montanhas DURANTE a lavagem. Fantástico!
<:o)