31 de outubro de 2014

Ministério de Dilma – 2º mandato

Da mesma forma que ousei e me aventurei na montagem de um ministério para a hipótese de Aécio Neves ser eleito, arrisco agora a indicação de alguns nomes para composição do novo ministério de Dilma Rousseff.

São, atualmente, 39. Não tenho ideia de quantos serão. Mas alguns nomes serão muitos fortes. 

José Dirceu, que já obteve progressão de regime e cumprirá o restante da pena em sua residência, poderá ser, de novo, Ministro da Casa Civil.

Alexandre Padilha, terceiro colocado na eleição para o governo de São Paulo, tem tudo para voltar a ser Ministro da Saúde. Estará mais experiente?

Como Tarso Genro também perdeu a reeleição para o governo do Rio Grande do Sul; estando desempregado, é um bom nome para o Ministério da Justiça.

Nós, cariocas, teremos três nomes, candidatos potenciais para o ministério Dilma, em qualquer pasta  pois o critério do PT não é o do mérito, do preparo, da experiência,  e sim o da vinculação ao partido.

Portanto os também perdedores Crivela, Garotinho e Lindberg, todos engajados na campanha do PT no segundo turno, são nomes disponíveis. Crivela pode continuar - já foi -  cuidando da pesca ... das almas. Como de peixe mesmo nada entende, é capaz de incentivar a pesca e consumo do baiacu. E envenenar muito beneficiário do bolsa família.

Mantega tem que ser remanejado, porque foi tão incompetente que mesmo sua lealdade e vinculação ao partido não serão suficientes para mantê-lo na área econômica. Mas desempregado não pode ficar. Que tal a presidência de uma estatal? A Petrobrás está acostumada com incompetentes.

Para o Ministério das Relações Exteriores não há nome mais indicado do que o do ex-presidente Lula. Tem ótimo trânsito com Obama, que, bem me lembro, disse que ele (Lula), era "o cara". Além do mais, se Fernando Henrique Cardoso foi chanceler porque Lula não pode ser. Lula fez quase tudo que Fernando Henrique, no governo.

É bem verdade que  Itamar Fanco não passou de embaixador na Itália, depois que deixou a presidência. A embaixada do Brasil na França viria a caráter para Lula, pois ficaria mais próximo do "Romanée Conti" que tanto aprecia.

Para o Ministério do Trabalho, duvido que tenha nome mais qualificado do que o do deputado Vicentinho. Foi líder sindical e da CUT.

Com essa equipe daremos um passo à frente... em direção ao abismo. Salve-se quem puder!!!

Agora falando sério: o PT dispõe de quadros qualificados para assumir posições estratégicas no governo? Profissionais que além da qualificação tenham ilibada conduta, não tenham antecedentes criminais e não roubem nem em jogo de biriba?

Cartas para a redação.

6 comentários:

Jorge Carrano disse...

Esse ano não teve Halloween aqui no blog.
O circo dos horrores de um eventual ministério com a composição sugerida é também bom cenário para comemorar o dia das bruxas.

Anônimo disse...

Antigamente era preciso tirar "Atestado de Bons Antecedentes", no Instituto Felix Pacheco, para qualquer coisa.
Agora politico tem "folha corrida" e vida pregressa de marginalidade.

Jorge Carrano disse...

Caro Anônimo,
Você certamente é da minha ageração ou muito próximo a ela. Relmente este documento (Atestado de Bons Antecedentes) era exigido para qualquer fim que envolvesse órgão público.
Em alguns casos eram aceitos atestados passado por pessoas de notória reputação, como médicos, o sacerdote da paróquia, etc.
Era mais ou menos assim: "Declaro, para fins de direito, que Jorge Carrano (e ai qualificava) é pessoa de minhas relações e atesto que não há nada que desabone sua conduta." Tinha que reconhecer a firma.
E você tem razão. Hoje é difícil encontrar alguém ligado à atividade política a respeito do qual se pode afirmar que nada há que desabone sua conduta.

Jorge Carrano disse...

Análise perfeita:

https://www.youtube.com/watch?v=QueF5UTfMN

Jorge Carrano disse...

Parabéns para aqueles que votaram na Dilma, vocês abriram as porteiras para o comunismo, não foi por falta de aviso.
Confira este vídeo no YouTube:
http://youtu.be/cRSbTwE_t58

É um pronunciamento do Maduro.

Jorge Carrano disse...

Sarney é convidado para ser Ministro da Cultura!