14 de outubro de 2014

CHEGA UMA HORA EM QUE .....






Por
RIVA








Isso mesmo ... chega uma hora na sua linha do tempo em que você não tolera mais certas coisas. Ou melhor, reavalia ...

Avalia tudo, se vale a pena ou não, sem loucuras claro, financeiras principalmente, mas avalia a qualidade das situações, reflete sobre o que você já fez, o que você já passou, mas quando era mais jovem, quando tudo era “desafio”, como se diz hoje nos ambientes corporativos, hipócritas.

Estou assim, e por isso tenho assinado “Riva Repensando” nos meus últimos comentários do blog. Explico ...

Depois de 5 meses sem trabalho, fui contratado para o desenvolvimento, implantação e implementação da Governança Corporativa numa empresa do ramo de óleo e gás.  Tenho que ir e voltar de carro, pois moro em Niterói, e a empresa fica em dois locais no Rio : Barra e Barros Filho (Acari, Fazenda Botafogo). Apenas de 75 a 100 km por dia.

Estava há 19 anos sem tirar o carro da garage para trabalhar, e estava os mesmos 19 anos com horário de entrada no trabalho à 9hs. Agora é às 7hs.
Alie-se a isso o fato da região da fábrica em Barros Filho ser extremamente perigosa, o que me faz chegar e sair em total estado de alerta, e não sair para almoçar e espairecer em algum shopping da região – levo marmita, como há 19 anos também.

Os engarrafamentos são diários, e com isso levo em média 1h para ir e 2hs ou mais na volta para casa. Na última 6ª feira foram 3 horas no retorno, dirigindo pelo menos 2h30min em 1ª e 2ª marchas no carro.


Não dá .... estou reavaliando perdas e danos, riscos do desemprego sem bola de cristal, mas não dá mais ... chego em casa hiper estressado, saio de casa pela manhã tenso, não relaxo no almoço. E isso na 3ª idade, depois de ter ralado por mais de 40 anos !! (comecei a trabalhar com 20 anos).

Engraçado como há alguns meses eu não aguentava mais o sufoco das Barcas, todos os dias ... era feliz e não sabia. Well, pelo menos tenho o apoio de todos aqui em casa, qualquer que seja a minha decisão. 

E vamos em frente, lutando para continuar tocando meu violão todos os dias com alegria, dormindo mais tarde vendo meus programas favoritos, navegando na web descansado, tendo tempo para ler descansado meus livros de cabeceira, em resumo, vivendo e trabalhando com alegria.

Grokando uma decisão, um novo caminho velho ....




18 comentários:

Jorge Carrano disse...

Apoio moral também dou. Por experiência própria.
Já vivi situação semelhante. Também fiquei no mercado algum tempo e a oportunidade que surgiu foi na Klabin Cerâmica. Por causa da localização e principalmente por causa de um diretor pusilânime, pedi demissão em dois meses.
A história tem um final feliz, depois de alguma angustia, algum sofrimento.

Ana Maria disse...

Recomendo a leitura do Sermão da Montanha. Diversas vezes em minha vida analisei as palavras da Bíblia. Não sou evangélica e nem fanática, mas acredito que Deus proverá.
Viver não é o destino; é o próprio caminho, e é por isso que creio que viver bem é o primordial.
A gente trabalha em condições estressantes para ter direito de, uma vez ao ano,desestressar numa viagem.
Olhai os lírios no campo.

Freddy disse...

Espero que Riva encontre o ponto de equilíbrio. Com todo respeito, desenvolver, implantar e implementar governança numa empresa de óleo e gás me parece demais para balancear com a doce vida caseira que um sujeito que já alcançou a idade sexy merece depois do expediente, dado que sobra muito pouco tempo pra isso depois de cada dia de trabalho.

Tempo é o bem mais precioso depois de certa idade (junto com saúde), ainda mais que não nos é permitido saber que surpresas desagradáveis o amanhã poderá trazer para cada um de nós. Se há alternativas, mesmo que associadas a uma certa redução do padrão de vida (materialmente falando), realmente há que repensar.

Anônimo disse...

Ficar desempregado, para um homem saudável física e mentalmente, é muito doloroso.
O trabalho dá dignidade e respeitabilidade junto à família, vizinhos, amigos e à sociedade como um todo.
Procure outra ocupação antes de abandonar a que tem. É mais seguro e mais fácil conseguir emprego estando empregado. O desempregado tem que explicar o porquê.
Boa sorte.

Jorge Carrano disse...

Caramba, Anônimo. Seja você quem for, e tenha lá a formação profissional que tiver, o fato é que seu comentário tem muito de verdadeiro.
Fui, em priscas eras, durante 12 anos, gerente de recurso humanos e, modestamente, conheço ainda um pouco desta área.
Mas como tudo, em todos os campos, cada caso é um caso. Existem os semelhantes, mas não os idênticos.
Logo, acho que o Riva tem o direito de buscar paz, tranquilidade e qualidade de vida aqui e agora. Filhos criados, aposentadoria assegurada, sexagenário... e tricolor (rsrsrs), tem todo o direito de fazer o que lhe der prazer, inclusive profissionalmente. Já disse alguém que o trabalho é meio de vida e não de morte.
Torço para que a decisão, qualquer que seja, o faça feliz.

Freddy disse...

O conceito de sujeito desempregado após tempo de aposentadoria alcançado é incompreensível pra mim.
Pra mim, o cara decide voltar ao (ou se manter no) mercado de trabalho para complementar renda ou por vontade de continuar exercendo a profissão - ou encarando outra que lhe agrade.
Tecnicamente eu não o consideraria desempregado, dado que é aposentado. No entanto concordo que, se ele precisa, é de fato doloroso.
Hmmm
Jogo de palavras?

Jorge Carrano disse...

WIKIPÉDIA
Desemprego corresponde ao termo usado para indicar a parcela da força de trabalho que se encontra sem emprego.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a condição de desemprego inclui:
• pessoas que não estão trabalhando;
• pessoas que estão disponíveis para trabalhar;
• pessoas que tomam alguma providência para conseguir trabalho.

AURÉLIO
desempregado
[Part. de desempregar.]
Adjetivo.
Substantivo masculino.
1.Que ou aquele que está sem emprego; descolocado.

Ana Maria disse...

Posso falar de cadeira, visto que a atividade laborativa é o que mais me faz falta. Sempre gostei de trabalhar, por sempre ter trabalhado em atividades e circunstâncias que me davam prazer.
Nas poucas ocasiões em que não eram prazerosas, eu as abandonava, mesmo que para auferir menores salários. Certa vez, professora primária (hoje ensino fundamental), preferi ser relocada em escola mais distante, que conviver com uma direção autoritária.

Jorge Carrano disse...

Riva,
Quando você tiver decidido, no seu ritmo, no seu tempo e segundo seu discernimento, sem sentimento de culpa, conta para nós.
Quem sabe num post falando de novo projeto de vida.
Ah! Não esqueça do ócio produtivo (rs).
Quem trabalha em área de criação sabe do que estou falando.

Jorge Carrano disse...

Para arredondar minha opinião, diria que tendo o apoio da família tudo fica mais fácil.
Abraço!

Ana Maria disse...

Ai, ai! É tão bom meter o bedelho na vida dos outros. rs Duro é administrar a nossa. hehehe

Riva Repensando disse...

Olá pessoal, boa noite.

Hoje saí da fábrica às 16:30h, e só consegui entrar em casa às 19:15h !! Impressionante os engarrafamentos na Linha Amarela, Avenida Brasil e Ponte. E olha que eu tenho o tal passe livre no pedágio ... muito estressante, em 1ª e 2ª marchas, motocicletas passando rente ao carro o tempo todo, abrindo espaço para ambulâncias e pseudo polícias, etc.

Conversei com os diretores da empresa hoje, expus a situação, e amanhã vou me reunir com eles para apresentar minha sugestão de horário, para apreciação deles.

Tentando, tentando ...

Grato a todos pelos comentários, todos muito legais mesmo. Era o que eu desejava, sentir a opinião de vocês também, sua experiência semelhante, etc.

Valeu !!

Freddy disse...

Curiosidade:
O IBGE inclui na conta do índice de desemprego no país os aposentados por tempo de serviço que assumiram essa condição, ficando em casa? Eu estou na lista?
=8-)

Riva Grokando disse...

Foram bastante flexíveis na negociação de horários comigo. Muito legais mesmo.

Mas o problema não está se resolvendo. Ontem, por exemplo, levei 3 horas da Barra até minha casa, saindo do trabalho às 16:30h.

Hoje saí bem cedo de casa, e acabei chegando cedo demais, 1h30min antes do horário de entrada ....

O fato é, hoje é 6ª feira, e posso grokar esse assunto mais 2 dias.

Sds !

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Você já explicou para mim o que é grokar.
Mas seria interessante explicitar para os eventuais visitantes, que tanto quanto eu antes, desconhecem o significado da expressão.
Explica aí, vai.

Jorge Carrano disse...

Ana Maria, via e-mail, vem em socorro:

Copiado do Google :
Grok é um termo inventado por Robert Heinlein, famoso escritor de ficção norte americano, que em 1961 publicou o livro “Um estranho numa terra estranha“, onde conta a história de um “marciano” que vem a terra e tenta entender nosso mundo. Lá pelas tantas ele conta que na cultura marciana há “grokar”, que significa “entender algo tão completa e profundamente que o observador e o objeto observado se tornam um só”. Pode parecer uma idéia estranha, meio Zen, mas faz muito sentido no contexto do livro e, acredito eu, é algo interesante para a vida real.

Riva Grokando disse...

Ok, mas antes .... hoje saí da Barra às 15:15h e cheguei em casa às .... 18:30h !!

Ok que 2ª feira é feriado do Comércio, mas não dá mais ir para o Rio às 6as feiras. Mais um item a negociar ... home office on Fridays.

Grokar = voltar-se para o seu interior, e estressar o assunto internamente, até obter uma luz, um caminho, uma solução adequada ao seu cenário atual.

FLUi

Riva Repensando disse...

E hoje recebo a triste notícia que meu querido Pé Pequeno sofreu um arrastão no domingo, acreditem, às 13:30h ! Assaltaram impunemente várias casas no bairro.

Acho que já é hora da população do BEM repensar se armar-se também é uma opção, já que estamos indefesos.

Estamos em guerra civil !! Ou não ?