19 de outubro de 2014

Exemplos dos irmãos do norte

Noutro dia recebi, anexado a uma mensagem eletrônica, mais conhecida como e-mail, um vídeo de um banco canadense que numa ação de marketing bem bolada e desenvolvida com competência, surpreendeu alguns clientes presenteando-os com alguns mimos.

Algumas das surpresas eram personalíssimas, o que denotava que fizeram estudos prévios sobre hábitos, constituição da família e planos pessoais dos  clientes.

Agora, para escrever este post, fui ao Google em busca de confirmação e encontrei um link com a matéria. Está em http://promoview.com.br/mundo/412632-banco-td-canada-trust-emociona-os-seus-clientes/

Coisa de primeiro mundo. 

Hoje, ainda há pouco, recebi e-mail do Beth, nossa amiga (os frequentadores habituais deste espaço virtual a conhecem), com uma outra novidade lá pelas bandas do continente americano do norte, só que desta feita abaixo do Canadá.

Melhor do que minha narrativa, a mensagem da Beth (copy and paste) explica o porquê de minha estupefação. Leiam:

CARO CARRANO,
HOJE ACORDEI E PRECISAVA RESOLVER UNS ASSUNTOS BANCÁRIOS. E PARA O BANCO ME ENCAMINHEI.
OS PROBLEMAS FORAM ESCLARECIDOS E RESOLVIDOS, ETC, QUANDO ME DEI CONTA DE QUE ERA SÁBADO...
ENTÃO DESCOBRI QUE OS BANCOS NOS ESTADOS UNIDOS FUNCIONAM NORMALMENTE DE SEGUNDA A SÁBADO, E ALGUNS ABREM AOS DOMINGOS, QUANDO INSTALADOS EM AEROPORTOS ETC.
NÃO ESTOU COM TEMPO PARA ESCREVER NADA MAIS ELABORADO, MAS ACHEI INTERESSANTE CONTAR ISSO PARA VOCÊ E NOSSOS AMIGOS, EIS QUE NO BRASIL O POVO FAZ GREVE E RECLAMA QUANDO TRABALHA DE SEGUNDA A SEXTA... KKKK
PEQUENAS DIFERENÇAS QUE FAZEM DIFERENÇA.
UM BEIJO
BETH

Para os não iniciados, que estão aqui de passagem, informo que há alguns poucos meses a Elizabeth Paiva esta vivendo em Wichita, no estado do Kansas, nos USA.

O que impressiona é que no mundo civilizado os banqueiros ganham dinheiro atendendo as conveniências dos cidadãos e retribuindo com presentes a fidelidade. A ganância, componente presente na atuação dos bancos tupiniquins, por lá é mais moderada. E o mais importante, as taxas de juros são domadas e o papel principal dos bancos é financiar a economia: atividade rural, indústria e comércio.

Aqui a galinha dos ovos de ouro é financiar ao governo comprando títulos da dívida pública. Com as escorchantes taxas que todos conhecemos.

Nota do editor: no link colocado acima tem acesso ao vídeo, que está em inglês: os diálogos (máquina e cliente). Para quem tiver dificuldade com o idioma, posso enviar, por e-mail,  o vídeo com legendas em português.

8 comentários:

Ana Maria disse...

O que fiz em outra encarnação para receber esse feed back (Carma)?
Por que nasci no Brasil????

Jorge Carrano disse...

Pior do que haver nascido no Brasil, será morrer no Brasil (rs).

Jorge Carrano disse...

Um gesto de respeito e de dignidade,na Europa, no esporte:
http://espn.uol.com.br/noticia/449856_apos-levar-8-a-0-goleiro-quer-que-elenco-do-sunderland-reembolse-torcedores

Jorge Carrano disse...

Na Ásia também são civilizados.
Quem me enviou foi a amiga MCS. Acho que ela pinçou de um texto da Martha Medeiros:

"Reproduzo o relato que minha filha recebeu pelo whatsapp de uma garota brasileira que mora no Japão: Ontem veio um homem aqui e deixou um galão dágua na frente da minha porta. Disse que durante a madrugada eles fariam uma vistoria nos encanamentos de água do bairro e por isso estavam passando para avisar, deixar o galão e pedir desculpas por terem que desligar o registro de água por algumas horas.
Eu disse para ele que não precisava deixar a água, afinal, estaríamos dormindo nesse horário, mas ele respondeu: Você paga suas contas todos os meses e nós temos obrigação de não deixar você sem água nem por um minuto. E ainda disse: Se precisar de mais, pode pedir. E assim seguiu a distribuir nas outras casas. Durante a madrugada, olhei pela janela e havia um grupo trabalhando nas ruas em silêncio. Hoje vieram novamente, casa por casa, só para agradecer.
Pois é. Não é assim que deveria ser tudo na vida? Decência, responsabilidade e educação: por que é tão raro, tão complicado? A simplicidade da cena: um galão d’água deixado de porta em porta para o caso de os moradores terem alguma eventual necessidade às duas horas da manhã, às três horas da manhã."

Ana Maria disse...

Preciso adaptar meu paladar para comer sushi.

Jorge Carrano disse...

KKKKKK
Lembra do episódio da retirada do lixo na arquibancada do estádio durante a Copa 2014? Varreram e coletaram todo o lixo.

Riva Repensando disse...

Freddy, que odeia a America, não tem nada a comentar ? rs

Freddy disse...

Não, estou ocupado tentando descobrir como denunciar a Oi na Anatel. Estou sem telefone fixo e sem internet Velox desde o dia 14/10 (foi quando percebi, pode ter sido antes) e a previsão atual é de retorno no dia 30/10.
O mesmo aconteceu com meu amigo Bento e depois de 43 dias ele migrou para a GVT, com portabilidade. Parece que ainda está correndo atrás de ressarcimento das contas pagas à Oi durante esse período.
Estamos no Brasil, não se esqueçam...

Obs.: estou aproveitando visita à minha filha para usar internet dela.