5 de outubro de 2014

Doloroso dever

Às 8:30 h cumpri o doloroso dever do voto. Doloroso pela falta de opções de nomes confiáveis, que entusiasmem.

Já não é um dever para mim, que sempre fui um crítico da obrigatoriedade do voto. Se é um direito do cidadão não pode ser obrigação. Minha idade permitiria que eu não votasse, mas não poderia me omitir já que tenho um desejo.

Como era de se esperar o sistema biométrico apresenta falhas, porque a maquininha leitora não está funcionando perfeitamente. 

Assim como a leitora biométrica instalada nos ônibus, submetendo os pobres velhinhos a constrangimentos e riscos de quedas, a máquina comprada pelo Tribunal Eleitoral é uma droga.

Certamente alguém levou dinheiro para comprar do fabricante escolhido. Não estou acusando. Estou deduzindo, porque é fato notório que as licitações do serviço público têm pedras marcadas.

Se teve corrupção no Banco do Brasil, na Petrobrás e nos Correios, porque não haveria no Tribunal Eleitoral? No Tribunal do Trabalho, em São Paulo, houve bandalheira da grossa como sabemos. Superfaturamento absurdo.

Hoje só não congestionou, formando fila  enquanto eu tentava, com todos os dedos, das duas mãos, inclusive utilizando lenços umedecidos e guardanapos secos, oferecidos pelo mesários, porque minha seção, desde há muito é muito tranquila.

Bem, a solução, se querem saber, foi assinar a listagem, que é a alternativa prevista.

Se acontecer o que estou prevendo e torcendo, teremos Aécio e Dilma disputando o segundo turno, e terá valido a pena ter votado.

Tirar o PT do poder é tudo que quero, e só poderemos faze-lo através das urnas, com nosso voto. Cabe à sociedade civil decidir sobre isso, já que os militares não irão intervir, não darão golpe ou não farão revolução, como queiram chamar o movimento que viessem a fazer para apear o PT e sua ideologia ultrapassada, rejeitada e estranha as nossas tradições. 

Com nossos votos rechaçaremos Dilma,  e aos militares caberá o papel constitucional de assegur a posse do eleito e depois garantir o funcionamento das instituições.

Mas o primeiro passo tem que ser nosso. Portanto: às urnas e contra o PT e seus candidatos.

10 comentários:

Anônimo disse...

Tb tive problema na biometria. E outras pessoas em minha seção eleitoral.

Riva Repensando disse...

Minha esposa teve que assinar também. Eu passei no teste, mas as filas eram imensas, com a galera bem revoltada com o processo, que nitidamente, não deu certo no que tange ao tempo para votar.

Vim de Friburgo hoje cedo, passando por vários "vilarejos", e impressionou a sujeira devido aos santinhos jogados pelo chão e pela estrada.

Sou radical em muitas coisas, e essa é uma delas : chega de santinhos, de cortar árvores para fabricar papel para essa corja usar dessa maneira !

Usem rádio, TV, web, façam comícios, passeatas autorizadas, e só ... corram atrás dos eleitores. Nada de cartazes, outdoors ou santinhos. Quem fizer fica inelegível !!

Bem, agora com certeza vamos ouvir os perdedores falarem de fraudes nas urnas, etc.

E que consigamos fazer a mudança fundamental para tentar construir um futuro melhor para as próximas gerações brasileiras. resgatando valores do BEM.

Jorge Carrano disse...

YES WE CAN!
Falta muito pouco, vamos perseverar.

Riva disse...

Que alívio, que felicidade !!!
Vamos para o 2º tempo agora !!

Jorge Carrano disse...

Muita gente, que é contra Dilma e o PT, votou na Marina porque queria segundo turno e achava que a Marina tinha mais chance de enfrentar Dilma.
Na véspera as posições de Marina e Aécio se inverteram mais muita gente não estava informada (já havia decidido o voto útil na Marina).
E agora o tempo de propaganda na TV será o mesmo para os candidatos (10 minutos).
Por tudo isso acho que se o Aécio mantiver uma linha afirme, mas sem baixaria, ganha as eleições.
Vamos rumo a vitória!

Jorge Carrano disse...

O que narrei aqui cedo, sobre o sistema biométrico se confirmou em grande número. E botar a culpa nos mesários é leviandade. Vi a paciência e os recursos empregados para tentar utilizar o equipamento.
Fiz quase dez tentativas, com diferentes dedos e não conseguimos fazer a leitora identificar.
Minha mulher, segundo me narrou, teve que fazer três tentativas, passando gel oferecido pelo mesário. Aí a máquina aceitou.
Aqui em Niterói os idosos estão acostumados com estas maquininhas vagabundas cujo conceito é o mesmo das que são utilizadas nos ônibus.

Riva Pensativo disse...

Soube há dias - a confirmar - que aqui em Niterói os idosos NÃO PRECISAM MAIS usar a biometria nos ônibus.

Foi impressionante o tempo médio de votação por eleitor, em virtude dessas falhas.

Eu fiquei pouco tempo porque usei a fila de idosos, mas mesmo assim só tinha uma máquina, que alternava as 2 filas !

Niterói ficou em votação até quase 19h em alguns locais !!

Bem, agora é comemorar essa vitória parcial, e reunir MUITA força para a vitória final.

Sds e boa noite !

Jorge Carrano disse...

O pateta do presidente da Vasco, como era de se esperar, não foi reeleito.
Roberto Dinamite - O ex-jogador e atual presidente do Vasco teve 9.452 votos para deputado estadual no Rio de Janeiro, pelo PMDB. Ele não conseguiu ser eleito.
Merecido castigo para quem pretendeu dar um passo maior do que as pernas.

Enquanto isso, Romário, de quem ele tem ciúmes, foi eleito senador com
mais de 4,5 milhões de votos.

Jorge Carrano disse...

Minha carta sobre as máquinas de biometria, foi publicada na edição de 8 de outubro, do jornal O Estado de São Paulo.
Selecione o endereço abaixo e cole na barra de seu navegador.

http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,forum-dos-leitores-imp-,1573295

Riva disse...

Show ! E por aqui desistiram delas para o 2º turno.