4 de outubro de 2014

Cansei !

Os mais antigos, que são em número cada vez menor ao meu redor, lembram de um cantor, seresteiro, chamado Sylvio Caldas. No final de sua vitoriosa carreira, Sylvio Caldas resolveu fazer um show de despedida. Passados alguns dias, dado o sucesso, resolveu fazer outro show de despedida em outra casa. Despediu-se no rádio. Incentivado por amigos e fãs, não muito tempo depois, fez outra despedida.

Silvo morreu aos 89 anos. Deixou muitos sucessos, mas segundo alguns o maior deles é (as gravações estão ai) um samba canção (ou valsa brasileira) intitulado "Chão de Estrelas", que compôs em parceria com Orestes Barbosa, um dos maiores poetas da música popular de todos os tempos, como se pode comprovar nos versos desta canção citada:

".................................................
Nossas roupas comuns dependuradas
Na corda, qual bandeiras agitadas
Pareciam estranho festival!
Festa dos nossos trapos coloridos
A mostrar que nos morros mal vestidos
É sempre feriado nacional
A porta do barraco era sem  trinco
Mas a lua, furando nosso zinco
Salpicava de estrelas nosso chão
..................................................."

Lindíssima imagem. Com efeito, no passado os morros eram habitados por pessoas humildes que tinham suas modestas casas cobertas com folhas de zinco que por entre os encaixes ou pequenos orifícios provocados pela ação do tempo, permitiam que a luz solar, ou do luar penetrasse e se projetasse sobre o piso do barraco às escuras. O efeito daqueles pontos luminosos no chão deveria ser, mesmo, o de um céu estrelado.

E arremata Orestes Barbosa, em verso da canção: "tu pisava os astros. distraída,..."

Gente, não se fazem mais poetas populares como no passado. As letras das músicas atuais são impossíveis de qualificar, tal a pobreza, a vulgaridade, o absurdo.

Esta lembrança de Sylvio Caldas, parceiro de Orestes e interprete incomparável nesta música, tem uma razão de ser. As suas múltiplas despedidas dos palcos. Que acabaram virando um negócio.

Também eu, neste espaço, já ameacei e não cumpri encerrar o blog. Já me despedi, de vez ou temporariamente, algumas vezes. E não obstante aqui estou eu ainda postando protestos, criticas, historietas e passagens de minha vida, entremeadas de colaborações de pacientes e fieis amigos.

Como paciência tem limite e os fieis amigos estão rareando acho que desta vez será para valer. Não quero terminar falando absolutamente sozinho, apenas com meus botões, como foi no princípio, há cinco anos.

A diferença é que no princípio, considerando que o objetivo primordial do blog era deixar um repositório de úteis informações para meus pósteros, o silêncio dos leitores não fazia diferença, se me permitem a repetição.

Entretanto, tendo tido interlocutores nos últimos tempos, suas ausências tornam o silêncio ensurdecedor (não sei quem usou esta expressão). Desânimo e desmotivação são as palavras que melhor traduziriam meu estado.

Posso, como o "Caboclinho querido", carinhoso apelido dado ao Sylvio Caldas, voltar para outra despedida. Ou não.

Saio "à francesa", que seria a maneira como os franceses deixam (ou deixavam) as festas, sem se despedir, evitando interromper o divertimento dos outros. Chic, não?


Nota do editor: a partir do dia 5 de outubro ou, mais precisamente, após a apuração das eleições, o Brasil vai mudar. Para pior, por um tempo, para depois melhorar, ou vai piorar direto e por muito tempo, até quem sabe uma guerra civil que nós brasileiros, felizmente, conhecemos apenas dos livros de história, dos filmes e jornais televisivos. Façam suas preces aos deuses, santos ou orixás.

14 comentários:

Riva disse...

Caro amigo, bom dia. Aqui em Friburgo chegamos a 9º às 6h da manhã, e eu, desde que comecei a trabalhar lá em Barros Filho, acordo todo dia às 5:30h ... e hoje, sábado, não foi diferente.

Cá estou eu às 7:30h, teclando e vendo o "nosso" blog, já de banho tomado, café da manhã na barriga, vendo a minha querida SKY ao mesmo tempo, e também horrorizado com as manchetes do G1, que mais parecem um jornal de anos atrás chamado O POVO, que nem sei se ainda existe. Era daqueles jornais que se torcêssemos, sangrava ....

Então nas manchetes tem aquelas coisas horrorosas dos nossos candidatos sem qualquer projeto sólido para o Brasil, tem cachorro sendo arrastado por um motociclista se divertindo, mais um refém decapitado covardemente na Síria, mais um quase tropeço do seu Vasco e da Isa, e para piorar tudo, vem você se despedindo do blog ...

Como dizia meu querido pai ... mas será o Benedito ?

Não, não é o Benedito, é o Caldas ?também não ... é o Carrano mesmo.

Meu amigo, não faça isso conosco, com você. Sei que não tenho participado como antes, e talvez outros também. Mas os acessos devem estar acontecendo, vc tem aí sua estatística. Talvez seja, como eu, um momento de menos tempo para comentar ou postar (esse comentário meu já é quase um post !).

Ao mesmo tempo imagino o trabalho que deve dar gerenciar o Blog, mas ao mesmo tempo, deve ser bem prazeiroso.

Conclamo aqui todos os participantes a protestarem veementemente contra esse blogcídio do nosso amigo.

Vc perdeu a propriedade sobre o mesmo (rs). Não mais pertence somente a você. Nos pertence !!!!!! E portanto, temos que fazer uma votação, qual num Conselho de acionistas, para aprovarmos ou não seu blogcídio.

Forte abraço, e que 2ª feira tenhamos uma luz no fim desse túnel mega escuro, chamado Brasil.

Anônimo disse...

Blog, assim como restaurante e boates, são modismos. Passada uma fase o movimento cai e as portas se fecham. Uns demoram mais outros menos.
Acho que o blog não deve ser eliminado, deveria ficar na internet porque tem coisas interessantes mesmo.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Muito obrigado pela generosidade. De valor mesmo, o que este blog tem é a assinatura de alguns de vocês, amigos fieis, em vários posts que escreveram.
O tempo é um bem precioso e anda escasso nestes dias. Dois trabalhos que mais se parecem os 13º e 14º de Hercules, estão acabando com meus neurônios.
Veja você: a Alessandra, que caiu do céu nos últimos meses, com participação ativa nos debates, além dos posts que agradaram pela sinceridade e sentimentos neles colocados, prometeu, através de e-mail, duas colaborações na semana passada, e nada. Um dos posts seria sobre os animais de estimação, analisados sob o ponto de vista da fidelidade. O outro seria sobre a primavera, estação das flores. Está sem computador, como aconteceu com você recentemente.
Ana Maria, minha irmã, as voltas com saúde. A Erika nem no blog dela tem escrito ultimamente. Só me autoriza pinçar alguma coisa que ela já publicou, mas escrever coisa nova não pode.
Teu irmão preferiu colocar as colaborações que já tem alinhavadas no freezer. Para depois das eleições. Você, por justo motivo, relevante razão, está menos presente. E assim sucessivamente, como os Ricardos (Carrano primo e dos Anjos) que só frequentam agora o Facebook. Convidam-me para lá, mas não vêm para cá.

Recado para o Anônimo: o blog não será retirado do ar. Continuarei monitorando as participações em comentários porque embora não sejam frequentes aparecem vez ou outra em posts mais antigos.
Sua comparação interessante merece apenas um reparo: o blog nunca foi uma coqueluche, uma febre momentânea, um point obrigatório, a exemplo de algumas casas noturnas e restaurantes.
Obrigado pelas "coisas interessantes". Muitas vezes as coisas interessantes estão nos comentários oportunos e inteligentes.

Anônimo disse...

Heheheheh
Gostei da comparação com os "Doze trabalhos de Hércules."
Da-lhe Héracles"

Jorge Carrano disse...

Minha sobrinha mais velha - Fernanda - está completando hoje 50 anos de idade.
A família toda estará em torno dela cantando o indefectível "Happy Birthday to You" (Parabéns a você).
Estou indo para Maricá juntar-me aos demais.
Bom final de semana para todos!

Unknown disse...

POXA, CARRANO. SOU CONTRA.
ATÉ DEIXO VOCÊ TIRAR UMA SEMANA DE FÉRIAS, MAS É SÓ.
FIQUEI DESAPONTADA COM ESSA SUA EXTEMPORANEA DECISÃO.
EM SENDO ASSIM, E FACE AOS PROTESTOS DE TODOS OS SEUS FIÉIS LEITORES, ACREDITO PIAMENTE QUE VOCÊ VOLTARÁ ATRÁS.
LOGO AGORA, DEPOIS DAS ELEIÇÕES, QUANDO TEREMOS TANTOS ASSUNTOS PULULANDO, VOCÊ SAI À FRANCESA???
NÃO, NÃO E NÃO.
AGUARDO SUAS PRÓXIMAS EDIÇÕES.
SERÁ O BENEDITO? REPITO EU...
BETH

Riva Repensando disse...

Engraçado, não estou me lembrando se festejei meus 50 anos. Os 60 foi com Serguei e sua banda, no Velho Armazém.

Os 40 eu me lembro, porque planejei uma mega festa, cheguei a produzir os convites com a imagem de Jimi Hendrix em Woodstock, mas a Isa me "convenceu" a esquecer essa festa, que tiraria dos armários muitos fantasmas da década de 60 ..... kkkkkkkkkkkkk .... e acabei gastando essa grana com uma viagem a NY.

De qualquer maneira, é uma data especial, sem dúvida. Vou aqui tentar me lembrar porque não me lembro de como comemorei meus 50 anos.

Abraçasso !!

Jorge Carrano disse...

Querida amiga Beth,
Você foi uma das pessoas que se aproximaram do blog, para minha alegria, chegando mesmo a colaborar com interessantes posts. Depois ficou arredia e sem participar dos "debates".
Eu lanço um repto (I challenge you): envie um série de matérias sobre Wichita, sobre Kansas, ou sobre como é viver nos USA atualmente, e certamente irei publicando, enquanto me refaço do desânimo e desincubo as tarefas mais espinhosas?
Que acha?
Ah! Pode ser em inglês, se preferir, porque atenderemos aos internautas internacionais. O pessoal mais assíduo daqui é bem versado no idioma.
Quando chegarem os netinhos você entra em férias (KKKKKK).
Beijo.

Jorge Carrano disse...

Riva,
Como comemorei meus 50 anos é titulo de post(rsrs).

Riva Pensativo disse...

Esse é o NOSSO blog rsrsrs !

Boa sugestão para a Beth, Carrano !

Acabei de chegar da minha votação, e o sistema de biometria não está funcionando bem, como não funciona nos ônibus também.
Filas enormes e muita reclamação !!

Nada dá certo ..... que fase !

Carrano, VIVA o NOSSO BLOG !!

Jorge Carrano disse...

Você leu o post de hoje, Riva?
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2014/10/doloroso-dever.html

Alessandra disse...

Esta é a segunda tentativa de comentar este post. O anterior deve ter se extraviado. Mas, como você já sabe, estou sem computador tendo perdido os trabalhos da faculdade e os textos prometidos.
Eu encaro essas adversidades como obstáculos a serem superados e assim, redigirei tudo outra vez.
Espero da mesma forma que você não desista de ser o moderador dessa nossa "terapia de grupo".
Não consigo me adaptar a net nem notebook, Beijos

Jorge Carrano disse...

Ter amigo intelectual é outra coisa. Por e-mail, o RicardosAnjos lembrou Fernando Pessoa, via Álvaro de Campos:

Não, não é Cansaço...
(Álvaro de Campos)

"Não, não é cansaço...
É uma quantidade de desilusão
Que se me entranha na espécie de pensar,
E um domingo às avessas
Do sentimento,
Um feriado passado no abismo... "

Riva Repensando disse...

Perfeito, Ricardo dos Anjos !