24 de dezembro de 2013

Mensagem natalina

Pedi a minha irmã, Ana Maria, que tem bom texto e inspiração, para escrever a mensagem de natal do blog. Em resposta a meu pedido, enviou o soneto abaixo publicado:

Soneto de Natal
Machado de Assis

Um homem, — era aquela noite amiga,
Noite cristã, berço no Nazareno, —
Ao relembrar os dias de pequeno,
E a viva dança, e a lépida cantiga,

Quis transportar ao verso doce e ameno
As sensações da sua idade antiga,
Naquela mesma velha noite amiga,
Noite cristã, berço do Nazareno.

Escolheu o soneto... A folha branca
Pede-lhe a inspiração; mas, frouxa e manca,
A pena não acode ao gesto seu.

E, em vão lutando contra o metro adverso,
Só lhe saiu este pequeno verso:
"Mudaria o Natal ou mudei eu?"


Texto extraído do livro "
Poesias Completas - Ocidentais", 1901, pág. s/nº.


10 comentários:

Jorge Carrano disse...

Pois é, escapuliu da empreitada valendo-se dos versos de Machado de Assis que, diante da folha em branco, lamentou a inspiração que lhe faltou, parecendo-lhe "frouxa e manca".
Ana Maria, nestes quase setenta anos, para você, e um pouco mais para mim, mudamos nós e o Natal.

Riva disse...

Acho que o Natal não mudou, nem nunca mudará.
Nós é que o sentimos de formas diferentes, de acordo com a nossa idade, com o que vivenciamos ao longo da nossa estrada.

Vc ainda acredita em Papai Noel ?

Eu ainda acredito - meu FLU é a maior prova disso ! (lá vem o futebol de novo, em qualquer assunto que se coloque aqui kkkkk).

Deixei a minha pista bem iluminada, bem colorida, para um pouso suave das renas com Papai Noel. Espero que ele traga o que pedi - as always.

Desejo o mesmo para todos vocês : muito pão, amor e fantasia em suas vidas.

Tim, Tim

#pentaFLU

Freddy disse...

Eu sempre tive conflitos no Natal. Em primeiro lugar, por ter uma formação católica que, durante bom tempo, foi bastante forte. Aprendi que a comemoração do nascimento de Cristo é mais importante que as reuniões festivas. Participei de grupos religiosos atuantes quando tinha por volta de 20 anos.

Depois, por conta de problemas familiares, a ceia de Natal passou a ser, a cada ano que passava, cada vez mais tensa e desagradável. Cheguei a considerá-la um suplício a ser suportado por obrigação com minha mãe, a essa altura já viúva. Temia a aproximação da data...

Mais recentemente, resolvi desapegar e, apesar de eventualmente cear com filhas e parentes, restaurei o sentimento cristão e não mais faço troca de presentes. Faço doações para organizações beneficentes, nem sempre em cima da data, mas faço.

Hoje está combinada mais uma reunião com filhas e anexos. Não comprei presente algum, mas pode ser até que receba porque os outros nada têm a ver com minha determinação de ser contra o consumismo orientado pela mídia. Basta-me o meu próprio.

Feliz Natal para quem é cristão. Pra quem não é, também elevo o pensamento e desejo coisas boas, ninguém é obrigado a seguir o meu credo.
Boas Festas!
Freddy

Jorge Carrano disse...

Desejo aos amigos que passaram por este cantinho virtual ao longo do ano, e também àqueles que ignoram este espaço de troca de ideias, mas nem por isso deixam de merecer, que tenham BOAS FESTAS e um ANO NOVO pleno de alegrias, com muita saúde, paz e pro$peridade.

Ana Maria disse...

Penso que o Natal mudou e seguramente, mudamos.
Na minha infância não havia esta troca de presentes , muitas vezes sacrificante. Acertar o presente certo para um sobrinho (ou neto, cunhada, nora etc) é uma prova de criatividade e discernimento. E a mídia insistindo que não esqueçamos a "lembrancinha" da Jequiti.
Nos idos tempos, ganhava-se, nas famílias rmeediadas, um brinquedinho simples. Bolas, carrinhos e panelas e bonecas.
Porém, mudam os costumes e hábitos, mas persiste o motivo da comemoração.Milhões de pessoas formulam desejos de saúde e paz, em homenagem a Jesus de Nazaré.
Dentre estas, estou eu, aqui, aproveitando este espaço para enviar ao blogueiro e demais participantes deste blog, meus mais fervorosos votos de Boas Festas. Deus nos abençoe a todos.

Freddy disse...

Alguém aí?
Já passou o Natal faz tempo!
Aproxima-se o meu aniversário, quero dizer, a passagem do ano! No ano passado escrevi:

http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/12/primeiro-de-janeiro.html

Este ano será diferente e não estarei em casa e sim na de minha filha na hora H. Mudamos de apartamento, mudamos de modo de vida, reiniciamos com novas metas e expetativas.
Desejamos a todos um feliz Ano Novo, cheio de realizações, muita saúde, paz, harmonia.
<:o)
Freddy

Riva disse...

FELIZ 2014 para todos do blog !

Que o novo ano seja mais harmonioso, com menos violência, mais justiça, mais bom senso, mais alegria e grandes realizações pessoais !

Tim Tim !!

#pentaFLU

Anônimo disse...

Senhor, boa noite.

Me chamo Eduardo e através do excelente trabalho de Pedro Albuquerque (http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=166&cat=Ensaios) descobri que descendo de CARLO MICHELE CARRANO – JULIO CARRANO...

Desde então venho buscando contato com os mais antigos para tomar mais informações sobre a genealogia.

Não encontrei aqui um e-mail.

Assim, peço a gentileza de me contatar, se possível:

eduardo.caires@msn.com

Um abraço.

Jorge Carrano disse...

Olá pessoal,
Eis-me de volta de poucos e mericidissimos dias de folga. Estive em Piriápolis, balneário pertinho de Punta del Este (onde também estive).
Deverá render um post futuramente, ou não.
Agradeço os votos recebidos, inclusive por e-mails, que foram respondidos automaticamente (resposta programada).
Renovo meus votos de próspero, alegre e tranquilo ANO NOVO para tantos quantos frequentam assiduamente este pequeno espaço virtual, assim como para aqueles que passam por aqui eventualmente, como é o caso do Eduardo, para quem darei uma resposta específica abaixo.

Jorge Carrano disse...

Eduardo,
Adquiri o livro do Pedro Henrique, bem elaborado, resultado de pesquisas e viagens. Interessante a parte dedicada ao brasão da família, pois o Pedro é estudioso de heráldica e nos dá boas explicações a respeito.
Passarei seu endereço de e-mail para minha irmã, que foi pequena colaboradora cedendo inclusive fotos para ilustração da obra, o que de resto foi registrado pelo Autor com agradecimentos a ela.
Acho que ela tem os telefones de contato com o Pedro Henrique e também o seu (his) endereço eletrônico.
Obrigado pela visita virtual.