12 de dezembro de 2013

Fluminense volta à elite

Assim como a viúva Porcina (quem se lembra?), aquela que "foi sem nunca ter sido", o FLU vai voltar à série "A", sem ter verdadeiramente disputado a série "B". Os mais maliciosos, dentre os quais não me incluo, dirão que não será a primeira vez que o tricolor voltará à serie "A", no tapetão.

A situação agora é diferente. Mas antes de dar minhas razões para a diferença da situação atual, deixe-me confessar um medo. Gostei desta decisão, que será tomada na segunda-feira, porque assim o Vasco terá menos um sério candidato ao título da série "B" e aumenta sua possibilidade de voltar ao grupo de elite.

Notaram que falei em decisão que será tomada? A meu juízo, a decisão do tribunal de justiça desportiva não poderá vir em outra direção senão condenar a Portuguesa a perda de 4 pontos, o que significará seu rebaixamento pois sua pontuação final será menor do que a do Fluminense.

Ou acontece isto, que estou prevendo, ou teremos uma prova inequívoca que no Brasil as leis não têm valor, ou têm valor relativizado, em função de interesses políticos e/ou escusos.

Minha opinião está calcada na lei, que é clara e tão clara, que no dizer de Carlos Maximiliano, meu hermeneuta favorito, "o julgador não poderá distinguir onde a lei não distingue". Não se trata de interpretação controversa, não há exegese da lei, haverá  a aplicação da lei conforme seu espírito, a chamada mens legis.

A Portuguesa escalou e colocou em campo atleta punido, portanto tem que perder os pontos. Não me venham com alegação de que não foram informados do julgamento, porque as partes tomam ciência, no ato, na própria sessão. E os advogados foram intimados para a sessão de julgamento, com pauta definida.

Portanto, quem viver verá, ou não, mas aí será a falência total da justiça, já tão combalida, em todos os níveis.

Parabéns ao Tricolor por retomar seu lugar.

29 comentários:

Jorge Carrano disse...

Parabéns Ana Maria (irmã), Ricardo (dos Anjos), Riva e outros tricolores menos votados aqui no blog.

Jorge Carrano disse...

O caso do Vasco é diferente. Não vou nem falar de amparo legal, porque nos campos da moral e da ética esportiva o clube não merece ser salvo. Seria indecoroso.
Portando vamos sofrer na segunda divisão. E botar o tal Dinamite para fora.

Riva disse...

Caros,

A torcida tricolor está num enorme debate há 2 dias no Twitter - o melhor canal para se conversar sobre futebol.

Mas adianto que o maior beneficiado com a irregularidade da Lusa será o Flamengo, que cairia ao perder os 4 pontos que vai perder. (os verbos estão em vários tempos !!).

Há quem diga que o Héverton já trocou seu fusquinha por um Sportage .... há quem diga que o Michel Assef não foi contratado pela Lusa à toa .... há quem diga que a Globo está desesperada com a queda do Vasco e do Flu, e já negocia(va) com Luciano Huck a mudança da grade de sábado, para colocar os jogos de ambos no sábado à tarde...há quem diga que foi um baita planejamento estratégico engendrado com o Sestário .... há de tudo no Twitter.

Enfim, eu não tenho a menor dúvida de que em 2014 o FLU será linchado por todas as torcidas, pela imprensa Flapress e paulista, e pelos árbitros dos nossos jogos (o que é pior).

A torcida do FLU está dividida no Twitter : uns acham que "cumpra-se o regulamento" e não caímos, e outra acha que devemos jogar a B, mesmo que o STJD tire os pontos da Lusa.

Minhas "fontes" dizem que o Furacão e o Vasco pegam 20 jogos de inversão de mando de campo e mais uma bela multa ; Fla e Lusa perdem os pontos e o Flu não cai.Cai a Lusa.

No Twitter, já existe um movimento para que em 2014 o Brasileiro seja chamado de Torneio Osvaldo Sestário, com 24 clubes : os 20 atuais + os 4 que vieram da Série B. E em 2015 caem 8 e sobem 4 da Série B, voltando tudo à normalidade.

Também há movimento para que os times do BOM SENSO FC se recusem a jogar contra o FLU em 2014. Seríamos PENTAcampeões com 38 rodadas de antecedência.

Enfim, se o administrador desse prestigiado blog quiser divulgar minha conclusão pessoal, lá vai :

"Para aqueles que odeiam o meu FLU, ou torcem mais contra o FLU do que a favor dos seus próprios times, eu peço que olhem para o céu : esse é o tamanho do meu FODA-SE para vocês."

Sds TETRAcolores

Jorge Carrano disse...

OK, Riva.
Aguardemos até segunda-feira, minha opinião está consignada.

Jorge Carrano disse...

Anônimo,
Seu comentário foi censurado. O palavreado chulo não se coaduna com os princípios do blog.
Não se compare com o Riva, porque ele tem neste espaço liberdades e direitos que você ainda não tem. E não terá, se continuar se escudando no anonimato para perpetrar sandices e aleivosias.

Jorge Carrano disse...

Corretíssima a desconvocação do auditor Washington Rodrigues de Oliveira, do julgamento do processo que envolve a perda de pontos da Portuguesa.
Ele se manifestou sobre seu entendimento numa rede social.
O Fluminense perdeu um voto contra a Lusa, mas ainda não perdeu as chances.

Jorge Carrano disse...

O recurso do Vasco foi rejeitado. Momento de bom senso, e lucidez do tribunal de justiça desportiva.
O Vasco tem mais é que disputar a série "B".
E já que o Roberto Dinamite não tem dignidade e não renuncia, deveriam os conselheiros bota-lo para fora.
A história dele já manchou e se continuar manchará a do Vasco.

Riva disse...

Chegamos agora a um ponto interessante .....

Se o FLA for julgado antes da LUSA, e vai perder os 4 pontos, estará REBAIXADO momentaneamente.

Em seguida, a LUSA será julgada e LIVRA o FLA do rebaixamento !!!!

Pergunta : vão julgar nessa ordem ?

Resposta : DUVIDO !!!

Jorge Carrano disse...

Como diz o outro, os anônimos são como os Black Blocs, na rede mundial.
Aqui são repelidos e seus comentários deletados.

Riva disse...

Eis que o Juca Kfouri levanta agora, pela CBN, a bandeira do :
o que é de direito X o que é justo

Aguardemos quem vence a batalha.

O que vc acha disso, amigo Carrano, como advogado ?

Abrs,

Jorge Carrano disse...

Riva,
Falta pouco para a decisão oficial, do tribunal de justiça desportiva.
Sugiro, moderadamente, Red Label e, sem restrições, com som abaixo de 85 decibéis, um pouco de Led Zeppelin, até segunda.

Freddy disse...

Já que "Inês é morta" - expressão antiga - gostaria que tanto Portuguesa quanto Flamengo perdessem os pontos, para dar um susto na Urubuzada, que alardeia que time grande não cai!
Terá sido por um triz!!!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Mas por um triz já foi, caro Freddy. Não se consumou graças a um milagre do Joel Santana.
Diga-se que o veterano técnico esperava ser convidado pelo Vasco para assumir no momento crítico ali pela 30ª rodada. Mas o Vasco não convidou. Quando foram consulta-lo ele já tinha outro compromisso e botaram o Adilson Batista.
Tenho certeza que o Joel contava com o convite, que tardou e quando aconteceu ele declinou.

Jorge Carrano disse...

Perda de oito mandos de campo foi pouco, para quem esperava vinte. E na verdade serão apenas quatro, eis que nos outros quatro não pode é haver público.

Riva disse...

No TWITTER a VEJA disse hoje que a NISSAN vai cancelar o contrato com o VASCO, devido às imagens que rodaram o mundo daquela selvageria - que não vai acabar com essas penas ridículas do STJD, inócuas.

O problema é MUITO mais profundo, e requer delegacias especializadas, e inteligência no processo.

Jorge Carrano disse...

Ue´! Depois que o insensato do diretor de marketing da montadora conseguiu o que queria, ou seja, ver o Vasco na segunda divisão, deveriam estar comemorando.

Jorge Carrano disse...

A matéria da Veja repercutiu na rede, conforme se pode ver no link
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/12/montadora-quer-rescindir-apos-briga-diz-revista-vasco-nao-ve-fundamento.html

Mas o melhor desta matéria, foi o que disse o Cabral (argh!) sobre o Dinamite.

Se tem um político que eu acho mereceria uma chance de dirigir o Vasco, seria o Eduardo Paes, também vascaíno. Na verdade o clube não tem ninguém (conhecido) para dirigi-lo.

Freddy disse...

Parece que a Nissan já está antevendo que os vascaínos estão prontos para um boicote à marca. Aliás, ouvi dizer que a Unimed está preocupada, já que a torcida do Flamengo está fechada em não compactuar com decisões no tapetão e pretendem boicotar os planos de saúde da empresa (patrocinadora do Fluminense) em represália. Como Flamengo representa 50% do mercado no Rio, a Unimed entrou em alerta amarelo.
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
O caso da UNIMED é diferente. É complicado um eventual boicote, por várias razões. Vou dar duas. Existem muitos planos empresariais. As opções seguras, na faixa onde opera a Unimed, são poucas.
Quanto a NISSAN devo deixar claro que nada tenho contra a empresa (pessoa jurídica). Minha birra é contra o "gênio" que perpetrou aquele comentário infeliz, inoportuno, insensível. Trata-se a meu juízo de um incompetente que eu demitiria urgente.
Embora a empresa seja uma entidade abstrata, e são seus empregados que fazem sua "personalidade", vejo que não havendo punição ao "marqueteiro" significa endosso da empresa.Então, xô Nissan.
E para não esquecer, FORA DINAMITE!

Riva disse...

E hoje o STJD finalmente se reúne, para uma decisão que não valerá nada, pois os recursos é que vão determinar o veredicto final, em outro julgamento - parece que ocorrerá ainda esse ano.

Já tem até o ICASA na parada, bem como outros clubes interessados numa "não punição" da Lusa e daquele outro time do mal, para entrarem com recursos referentes a punições outras, ao longo do campeonato.

O resumo disso tudo é que o futebol brasileiro está à beira do caos ...regulamento ruim, julgamentos mal conduzidos, nível técnico rastejante, uma zona total, que provavelmente se refletirá no resultado da Copa do Mundo.

E rezem para termos estádios seguros (em termos de engenharia), pois com esse corre-corre, tudo pode estar sendo feito para entregar no prazo - engenheiros civis sabem do que estou falando .... e o CREA também, embora só apareça para dar entrevista depois da tragédia consumada.

Eu torço para a Lusa e aquele outro time do mal perderem os pontos, o FLU ser reconduzido à Série A, e posteriormente abrir mão, preferindo jogar a B, tendo em vista que foi rebaixado no campo de jogo. Essa seria a minha postura, se fosse o representante do meu FLU.

NO TWITTER, a nossa torcida fechou questão na contratação do EURICO MIRANDA como nosso relações públicas e porta-voz, no lugar daquela dondoca educada chamada Peter.

#simplesassim

Obs final : tudo isso é uma real fotografia do BRASIL BANDIDO, safado em toda e qualquer área que se queira debater. Gestão ZERO, corrupção, etc.

Jorge Carrano disse...

Como você disse, Riva, esta decisão é recorrível, e qualquer que seja a parte insatisfeita, entrará com recurso.
Mais algum tempo de expectativa e dúvidas.

Riva disse...

Olhem o caos : 2 empresas aptas para uma perícia, mas peritos já às voltas com Natal e Ano Novo .... e o prazo da obra ....

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2013/12/1386043-falta-de-laudo-impede-ministerio-de-liberar-retirada-de-guindaste-no-itaquerao.shtml

Jorge Carrano disse...

Veja a importância da reputação. Os peritos precisam ser engenheiros formados no ITA ou no IPT.
Isto é que dá existirem faculdades de segunda linha. Na área do Direito tem até de quarta linha (rs).
Falando sério o ITA é realmente um poto fora da linha.

Riva disse...

Às 14h, bombando no TWITTER que o STJD, qual Pilatos, lavará as mãos, aplicando a regra e tirando pontos da Lusa e daquele outro time do Mal, transferindo para outro plenário a responsabilidade da decisão definitiva.

Jorge Carrano disse...

Falta pouco...

Jorge Carrano disse...

Agora essa, que não havia sido ventilada até agora. Há dispositivo no código disciplinar da FIFA que admite a perda de pontos em competição futura. Segundo pincei na internet, o redação seria a seguinte:
"Dedução de pontos: Um clube pode ter pontos deduzidos daqueles já conquistados no campeonato corrente ou em um campeonato futuro".
Se a norma é aplicável ou não ao caso em tela é outra discussão hermenêutica.
A norma internacional, portanto externa, poderá ser aplicada em casos especiais.

Jorge Carrano disse...

Prevaleceu a letra fria da lei. Fluminense permanece na série "A".
Até segunda ordem.

Freddy disse...

O STJD agiu a favor do interesse dos grandes. Recolocou o Fluminense na série A e preservou o Flamengo de ser sacaneado se fosse julgado antes da Portuguesa. Ele teria sido rebaixado à série B nem que por algumas horas.
Tá tudo dominado!
=8-/
Freddy

Riva disse...

Acertei na mosca ... lavaram as mãos, e outros que as SUJEM, se tiverem coragem ...

A Polícia vai investigar essa relação daquele time do mal com esse jogador da lusa ?