8 de dezembro de 2013

Diversão, informação, cultura e esportes


Noventa e nove por cento dos posts deste blog,  sejam de autoria do próprio blogueiro, sejam de autoria de colaboradores, valorosos e frequentes, ou mesmo eventuais, podem ser colocados num dos qualificativos do título.

Por vezes o post transita, em sua abordagem, por mais de um destes nichos. Assim, o assunto pode ser esporte, mas resvalar para cultura. Pode ser – o post – meramente informativo, mas tangenciar a diversão. E assim por diante. Acontece mesmo do post poder ser enquadrado como de entretenimento, cultura e informação.

Toda esta tergiversação foi para explicar o fato de ter enfiado no post sobre candidatos ao título de campeão mundial de seleções em 2014, uma síntese sobre a criação e o desmembramento da República da Iugoslávia.

A curiosidade era que dois países que se originaram  nas lutas pela desvinculação e independência em relação ao antigo  reino iugoslavo, acabaram por conquistar vagas para disputa da Copa. A Croácia mais de uma vez, e agora o Bósnia pela vez primeira.

Tal fato me levou a conjecturas, meras abstrações, sem nenhum contato com desejo, expectativa ou receio. E se o Brasil se desmembrasse, e tivéssemos, por exemplo, entre outros países independentes, dois muito importantes sob o ponto de vista da economia?

Por exemplo,  um país fruto da união dos estados do sul, com São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, outro reunindo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo e Bahia?

Alguém tem dúvidas de que estes dois novos países se classificariam nas eliminatórias sul-americanas?  Nas vagas de Equador e Colômbia, por exemplo?

Tenho certeza que os dois estariam classificados e iriam a Copa com chance de título.

É bem verdade que os tempos eram outros. O Brasil era realmente o país do futebol, um dos melhores do mundo indiscutivelmente, e o êxodo de jogadores para a Europa era inexpressivo, mas lembro muito bem da Copa de 1966, disputada na Inglaterra.

Naquele ano o Brasil convocou e formou três seleções. E sobraram bons jogadores. Houve um dia, e eu estava lá, que jogaram no Maracanã duas seleções brasileiras, uma contra o Peru e a outra contra a Polônia. Até os reservas das duas eram diferentes.

E tem mais, neste mesmo dia, um domingo, jogaram no Pacaembu, em São Paulo, uma seleção paulista contra o selecionado o húngaro que se preparava para a Copa.

Evidentemente que fizemos vergonha na Copa, eliminados que fomos logo na fase de grupos. Claro que foi um erro de planejamento imperdoável. Alguns jogadores foram convocados e foram à Copa, apenas pelo nome, pelo passado, mas que não tinham nenhuma condição técnica ou física para a disputa.

Como vínhamos de dois títulos consecutivos, obtidos em 1958 e 1962, foi necessário, por injunções políticas, e também em respeito e homenagem  as suas atuações nas copas anteriores,  acomodar  um contingente enorme de jogadores.

E era uma copa fácil para ganhar, tanto que a Inglaterra foi campeã.

E se fossem criados estes dois novos países? Onde eu gostaria de morar? Onde não houvesse o PT, porque vão ser incompetentes assim no mato. Sem contar a aproximação com gente da pior espécie, tanto internamente quanto no exterior.

Para não correr risco, optaria pela Inglaterra mesmo.

Um comentário:

Freddy disse...

Educada sua versão, esquecendo a 3ª parte do hipotético Brasil desmembrado. Eu teria sido mais contundente, dizendo que do Espírito Santo pra cima o Brasil não me interessa.

Eu também teria escolhido outro país para morar, mas não sei se seria a Inglaterra. Adoro a Europa (principalmente a continental), todos que me leem sabem, mas fica difícil optar... Apesar de tudo que tenho dito e falado, EUA não seria caso de se desprezar. Muito conforto e comodidade é tudo que quero a essa altura da vida, e lá tem.

=8-/ Freddy