13 de dezembro de 2013

Está faltando macho

A solução dos problemas do país passa pela falta de macho, no sentido da coragem e independência para implantação de medidas enérgicas mesmo que não sejam populares.

Falta quem ponha os colhões na mesa, ou os tenha roxo como na fala do Collor.

O problema atual do Vasco é o mesmo. E não poderia ser diferente, pois o clube e sua torcida são um extrato do país e sua sociedade.

Quando aqui neste espaço se escreve sobre saudades da ditadura, o sentido é exatamente este, o da determinação e vontade política para solucionar os problemas.

Não há necessidade de implantar  um regime ditatorial para se obter um governo forte, que impõe as medidas necessárias, a despeito de críticas ou reações adversas. Quantos países no mundo você conhece onde a democracia é exercida e respeitada quanto na Inglaterra?

Talvez nenhum. Basta lembrar, para não ficar divagando, a existência do speaker’s  corner no   Hyde Park , para demonstrar que há liberdade plena de opinião. Basta um caixote ou um banco de madeira.

Bem, e o Parlamento do Reino Unido, constituído em 1707, que tem poder soberano sobre os demais corpos políticos do Reino Unido,  é padrão de democracia, com suas duas câmaras, a dos Comuns e a dos Lordes.

Chego onde queria, todas estas característica mencionadas, vontade política,  coragem e determinação, encontramos numa mulher, que não tinha colhões roxos, mas era mais macho do que muito marmanjo que a gente conhece. Seu nome está ligado, assim como à guerra das Malvinas, a extinção (quase total), de uma das torcidas mais violentas,  mais selvagens, de que se tem notícia: os hooligans. Ou seja, vândalos.
 
Portanto não precisamos de ditadura, precisamos de autoridade com responsabilidade.

Gente, frequentei estádio de futebol, acompanhando  o Vasco, quando nossa torcida era comandada pela Dulce Rosalina.  Ela presidia a TOV. E tínhamos o Ramalho e seu indefectível talo de mamona, que convocava a torcida ao grito de casaca! Dulce é considerada a torcedora símbolo.

Alias que a história da torcida do Vasco tem origem em outra mulher, conforme poderá ser constatado no texto encontrável em http://www.netvasco.com.br/n/127267/conheca-cartola-aida-de-almeida-ramalho-e-dulce-rosalina-torcedores-simbolo-do-vasco 

A torcida utilizava faixas, bandeiras e instrumentos musicais. Era ambiente social, reunia famílias.

Não era esta quadrilha que agora vemos, integrada por ex-presidiários (que deveriam ainda estar na cadeia), viciados, ladrões, delinquentes de todo gênero, baderneiros, vagabundos sem emprego fixo, tipo de gente que afugenta as pessoas de bem.

Nestes episódios de brigas nos estádios, é bem feito que os clubes sejam penalizados, mesmo quando os arruaceiros são identificados e presos, porque são “financiados” pelos clubes, que lhes oferecem ingressos, passagens e lanches.

Clube que se presa, que tem um enorme contigente de admiradores apaixonados não precisa de baderneiros. Eles existem para enfrentamentos com as torcidas adversárias. Não são torcedores, pois o que eles menos fazem é incentivar seu time, preocupados que estão em agredir e ofender a torcida  oponente.

Isto tem que acabar. E os clubes têm que ter coragem para adotar a antipática medida, ou seja acabar com a ajuda a estas quadrilhas pseudo-organizadas.

Com o fim delas, será possível manter o Maracanã e outras  arenas esportivas sem fosso, sem aramados.  Caso contrário, conflitos com muitos feridos e até mortes ocorrerão. É só esperar.

Quanto aos delinquentes identificados e presos, precisam ser severamente punidos, inclusive com banimento total dos campos de futebol, no caso dos reincidentes.  E isso é fácil controlar. Outros países controlam com eficiência. Portanto o que precisamos é de machos para decidir.
 

19 comentários:

Jorge Carrano disse...

A implantação de um sistema de controle digital nas entradas dos estádios é fácil e será eficaz para impedir a entrada de delinquentes já identificados como vândalos e baderneiros.

Riva disse...

Como já disse o JABOUR, estamos vivendo sob o domíniodo espantoso.

Hoje não aguentei, e desabafei pelo Face da minha esposa.

Está brabo ....

Riva disse...

esqueci .... e o ARSENAL, amigo ? rs

Jorge Carrano disse...

Vamos mudar de assunto, Riva. Até o Arsenal, que vinha bem no campeonato, liderando, perde de seis. É bem verdade que o Man City não é um qualquer, ainda mais em casa.
Aquele Agüero é o demômino. Se o Messi estiver bem e jogar com Agüero e Di Maria na Copa, a Argentina vai dar um trabalhão à Alemanha (rs).
Falando sério faltou o Özil jogar o que vinha jogando nas últimas partidas. Esteve muito escondido, ausente do jogo.

Helga Maria disse...

Não sei se haverá outra oportunidade, então desejo a vocês todos Boas Festas e Feliz 2014, com muitos assuntos bons para comentar, de alegrias e conquistas.
Helga

Freddy disse...

39ª Rodada do Campeonato Brasileiro de 2013 tem todos os jogos marcados pra hoje à tarde (16/12/2013).
Olho no lance!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Quais são os favoritos, Freddy?

Jorge Carrano disse...

A espetada do Sergio Cabral foi bem sacada: "São necessários 350 kg de dinamite para derrubar uma parede. Bastou apenas um Dinamite para derrubar o Vasco."

E o palerma não vai renunciar pelo visto. Quosque tandem abutere Dinamite patientia nostra".

FORA!

Freddy disse...

Eu gostaria de acreditar que a Portuguesa receberia o mesmo tratamento do Cruzeiro quando fez trapalhada parecida: multa sem perder pontos.
Há uma grande discussão acerca da aplicação pura e simples da lei, caso em que a Portuguesa cai e o Fluminense escapa. No entanto, uma vertente acredita que haverá considerandos sobre dolo e rigor de pena, situação em que a Portuguesa seria apenas multada e a justiça seria feita: Fluminense, que caiu em campo, em campo permaneceria caído.
Torço para o segundo caso, apesar de complicar a volta do Vasco no ano que vem, pois teria mais um adversário de peso no caminho.
<:o)
Freddy
PS: a tradução do dito em latim seria "até quando Dinamite abusará de nossa paciência"?

Jorge Carrano disse...

Tradução correta. Trata-se de uma paráfrase. A sentença original foi proferida por Cicero em discurso no senado romano.
Catilina (o alvo do original) era desafeto de Cicero.

Jorge Carrano disse...

Agora essa, que não havia sido ventilada até agora. Há dispositivo no código disciplinar da FIFA que admite a perda de pontos em competição futura. Segundo pincei na internet, o redação seria a seguinte:
"Dedução de pontos: Um clube pode ter pontos deduzidos daqueles já conquistados no campeonato corrente ou em um campeonato futuro".
Se a norma é aplicável ou não ao caso em tela é outra discussão hermenêutica.
A norma internacional, portanto externa, poderá ser aplicada em casos especiais.

Jorge Carrano disse...

Prevaleceu a letra fria da lei. Fluminense permanece na série "A".
Até segunda ordem.

Freddy disse...

A letra da lei só é fria para alguns. Mensalão e embargos infringentes que o digam.
=8-/
Freddy

Riva disse...

hehehe ...Anônimo deve estar fazendo touco, de ódio ......

Cuidado, Anônimo, ódio é foda pra saúde .....

Mas ainda teremos o 2º tempo disso tudo.

O legal é que Aquele Time do Mal acabou salvo pela Lusa !!

Riva disse...

E se prevalescer essa decisão, seremos como os judeus perseguidos por todas as torcidas, imprensa e juízes, e PENTAcampeões, para desespero total kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Freddy disse...

Sinto cheiro de peixe no ar (os americanos diriam que "it smells fish"). O STJD já sabia dos resultados antes do julgamento e organizou a coisa de maneira a preservar o Flamengo de ser sacaneado por ter permanecido na série B por algumas horas.
<:o/
Freddy

Jorge Carrano disse...

Acabei de ouvir um comentário bem humorado sobre a propaganda da UNIMED.
O slogan ou frase de propaganda passará a ser: "Se salvamos o Fluminense imagine o que podemos fazer por sua saúde."

Riva disse...

Quem se salvou (por enquanto) foi Aquele Time do Mal. Se o Héverton não tivesse entrado em campo no domingo ao 32 do 2º Tempo, aquele time estaria rebaixado !

It smells dirty fish .... negócio é checar os celulares desse jogador e do Jurídico daquele time, e também checar se papai Noel vai trocar o fusquinha dele.

Caso de polícia !!!

Seremos PENTA em 2014 ! Contra tudo e contra todos ! hehehe

Jorge Carrano disse...

Vejam que babado:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/12/troca-de-e-mails-expoe-discordia-no-flamengo-sobre-caso-do-stjd.html