11 de dezembro de 2013

INTERLIGAÇÕES

Trabalhei, em momentos e locais diferentes, com os irmãos Fernando e Aristóteles Palma. Aristóteles, o filho. Com o pai apenas participei de um torneio de “buraco” na casa do Professor Carlinhos, também tratado com Mascarenhas, e que será mencionado a seguir.

O Fernando foi casado com uma das filhas do Professor  Mascarenhas, assim como outro amigo meu, José Carlos Ferreira Sena, com outra.

Na casa do professor, no quintal, havia uma pelada aos domingos. Chão de terra batida e balizas improvisadas, feitas com bambu. Jogávamos 5 contra 5. Lá conheci o Helio Cury, casado com Marly, que fora minha aluna no Colégio Oliveira Viana, por um breve espaço de tempo, quando substitui, a pedido de outro amigo, João Bazhuni, a professora titular que estava afastada por problemas de saúde. Minha credencial para dar as aulas de português, era o fato de ter estudado bastante para o vestibular da Faculdade de Direito.

O pai do Fernando e do Aristóteles também frequentava a casa do Mascarenhas, e com ele formava dupla nos torneios de biriba. Eu jogava em parceria com o Hermes.

O Hermes trabalhou no Departamento de Pessoal da Fiat Lux, e me indicou para uma vaga na empresa. Já havíamos trabalhado juntos, por breve período, no Banco Metropolitano. Fui contratado para substitui-lo, no banco,  porque ele havia sido contratado pela Fiat Lux, para, como integrante do setor de pessoal, aplicar testes psicotécnicos tão em moda naquela época. O Hermes estudou e se formou em psicologia e direito.

Fui para na casa do professor Mascarenhas levado pelo Mario Castelar, que era um amigo mais ou menos recente, desde que fizemos juntos uma viagem a Juiz de Fora, convidados pelo João Jorge Bazhuni. O José Carlos Senna também foi a esta viagem, de recreação para uns e de trabalho para outro. O Bazhuni foi fazer compras para abastecer a loja da família “Ao Leão de Ouro”, que ficava no prédio ao lado da Prefeitura de Niterói.

Numa das idas à casa do professor Mascarenhas, encontrei um primo (José Carlos), que era irmão do pai do Rick Carrano (meu primo distante), que frequenta este espaço virtual. O José Carlos Macedo Carrano é, portanto, tio do Rick, ora residindo em Greenville, na Carolina do Sul

Como eu disse o José Carlos, não o primo, mas o Ferreira Senna, com quem o Mario Castelar trabalhou alguns anos na Marplan, firma de pesquisa de mercado, era casado (o Senna), com outra filha do Mascarenhas, de nome Hermínia. Esta Hermínia não gosta nem um pouquinho de mim, por causa de um episódio ocorrido numa festa de fim de ano do Colégio Oliveira Viana, onde eu lecionara por dois ou três meses.

Deu-se que fui com Wanda, então minha namorada, que estava em Niterói a passeio, por alguns poucos dias,  com um grupo de amigas do Liceu, de Cachoeiro de Itapemirim, trazidas para Niterói, a convite da FESN e com acomodações garantidas no Ginásio do Caio Martins. Dona Julieta, mãe de Tereza, que foi namorada do Salvatore, era a chefe da delegação das meninas capixabas. Salvatore estudou no Oliveira Viana. Atualmente presto assessoria jurídica a firma que ele constituiu e é uma das maiores em seu ramo de atividade em Niterói. Falo da NOCE - Administração de Condomínios.

O Paulo March, ou Riva, seguidor deste blog e colaborador bissexto, conhece esta firma porque quando síndico do condomínio onde reside, tinha a NOCE como contratada. Salvatore faleceu há treze anos. Assim como o Bazhuni, há três anos e o Fernando Palma há mais tempo.

Mas eu estava no motivo que fez a Hermínia, mulher do Senna, não gostar de mim. Falei da festa no Oliveira Viana. Pois então, cheguei com Wanda e apresentei para a Hermínia, como “esta é Wanda, meu passatempo de verão” (rindo). Hermínia levou a sério e me censura pela vida afora, até hoje, embora já não nos encontremos há pelo menos cinco anos, desde que o casal (Senna/Hermínia) nos convidou, a mim e a Wanda, para um jantar no desaparecido “Sagrada Família”, para comemorar nossa vitória num processo que patrocinei para o Senna. Observem que embora estejamos casados há 49 anos, que somados aos 4 que tivemos entre namoro e noivado, perfazem 53 anos, o “passatempo de verão” não foi deglutido pela Hermínia. A Wanda acha muita graça.

Mas não andamos as turras, eu e Hermínia, antes pelo contrário, foi a mim que ela confiou a direção de seu recém-comprado Fusca, zero quilômetros, para irmos a uma boate da moda na estrada Amaral Paixoto, onde ela, depois de umas três doses de cuba-libre, tantas quanto todos nós, pedia insistentemente ao crooner da bandinha que cantasse “Rock’n Roll  Lullaby”, grande sucesso daquele tempo. Anos 1960. Ouçam, se quiserem, utilizando o link a seguir:


Castelar e Senna, além de trabalharem juntos na Marplan por um período, moraram no mesmo prédio na Mariz e Barros aqui em Niterói. Prédio onde no salão de festas, há muitos anos (1972), fizeram uma festa de despedida para mim e Wanda, que estávamos de mudança para São Paulo.
 

Fui para São Paulo, levado pelo Mário Castelar, já então um amigo de fé, irmão camarada, desde a viagem a Juiz de Fora e as peladas na casa do Mascarenhas, pai da Hermínia e sogro do Senna. O Castelar, hoje morando em São Paulo, me honra com sua amizade até hoje, embora nossos contatos sejam mais virtuais do que presenciais. É autor do livro ao lado. Depois de ocupar uma vice-presidência na Nestlé, se aposentou. Mas ainda é um prestigiado e solicitado profissional de marketing, especialista em inovações.
Mas, dizia  eu, ele me levou para São Paulo, tendo me indicado ao Banco Português do Brasil, mais tarde absorvido pelo Itaú, quando fui demitido por conflito funcional. Haveria sobreposição de funções a partir da incorporação, pois o Itau já tinha uma boa estrutura na área de recursos humanos, que era a minha.

Anos mais tarde, indiquei o Castelar para a empresa textil do Grupo Matarazo, fato que provavelmente ele não me perdoa até hoje, embora não mencione.

Antes de mudar para São Paulo, por razões profissionais, o Castelar foi sócio do Hermes num estabelecimento de ensino, o “Colégio São Paulo”, em São Gonçalo. Com estrutura muito pobre e deficitário, o colégio não se aguentava e eles passaram adiante, lamentando muito. A grana deles era curta. Alias de todos nós.
 
Na foto estão  3 personagens aqui citados, além do blogueiro. De pé, a partir da esquerda, o Senna (primeiro), Bazhuni (terceiro) e Hermes (o quarto). O blogueiro está agachado, último à direita de quem está olhando a foto.
 
 

Estou hoje aqui com estas lembranças, reminiscências de uma época muito boa, quando as amizades eram sólidas, havia segurança e paz na cidade de Niterói, onde todo mundo conhecia todo mundo.

Teria outras interligações, mas vou poupa-los, por enquanto, da cansativa leitura. E esta foi apenas uma das tribos que frequentei. Mas houve outras.


Notas explicativas:
1) A foto foi tirada muito mais recentemente do que a ocorrência  da maior parte dos fatos narrados, na sede campestre do Clube Libano Fluminense, presidido pelo Bazhuni. Houve outros destes encontros, lá mesmo, com os mesmos e outros participantes que não os daquela vez.
2) Mario Castelar, José Carlos Senna,  Hermes Santos e Fernando Palma se bacharelaram em Direito. Nenhum advogou efetivamente porque tiveram melhor sorte em outras atividades.
3) O Aristóteles Palma Filho, hoje aposentado, chegou à presidência da Cia. Fiat Lux.
4) Sagrada Família era um restaurante localizado na Rua Domingues de Sá, em Niterói.
 

14 comentários:

Riva disse...

Com todo o repeito .... você tem certeza de que a Hermínia ficou chateada por isso ?

(pano rápido)

FLU retornando à Série A

Jorge Carrano disse...

Certeza não tenho. Mas ela era (ou ainda é) extremamente ciumenta e aquele meu comentário poderia ser nocivo, incentivando o Senna a ter passatempo (aventuras) de verão.
Não me recordo de qualquer outra coisa que possa ter feito.
Mas reafirmo que nos relacionamos com respeito mútuo, sem traumas.
Caramba, Riva, já são passados pouco mais de cinquenta anos.
Bom tê-lo de volta ao blog.

Riva disse...

Parece que o pulso ainda pulsa .... rsrsrs

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Se você fala do FLU, boa sorte. Quanto ao Vasco acho vergonhoso tentar ganhar no tapetão o que não teve competência para ganhar no campo de jogo. O time é ruim mesmo, talvez o pior que vi em meus 64 anos de torcedor (comecei aos 9 anos de idade, por cauda do Ademir).

Riva disse...

Meu caro, sim, falo do meu FLU e da burrada que a LUSA (ou seu advogado) fez.

Só que parece ter mais coisa embaixo desse angú. Aguardemos o desfecho.

Depois te mando um email.

abrs

Jorge Carrano disse...

Em 2009 o Vasco perdeu seis pontos ficando sem chance de disputar a Taça Guanabara, por haver escalado num jogo o perna-de-pau do Jéferson, que estaria com situação irregular.
Nestes casos acho que "dura lex sed lex". Ninguém pode alegar ignorância da lei. Se havia jogador punido, portanto sem condição de jogo, tem que perder os pontos. E ponto.
O caso da Vasco é diferente. É indecência tentar melar o jogo.

Helga Maria disse...

Eu assisti ao filme "Ligações Perigosas". Mas não é caso do relato.
Acho bonito depois de tantos anos haver ainda amizade e boas lembranças.
Helga

Jorge Carrano disse...

As amizades mais sólidas, mais verdadeiras (?) são as que têm início na infância e adolescência.
Não existe o "mais novo amigo de infância" como se costuma dizer em relação a amizades construídas rapidamente, salvo honrosas exceções.
Mal comparando, é como a diferença entre paixão e amor.

Jorge Carrano disse...

Riva,
A Wanda me lembrou, a propósito da Hermínia, que ela mesma alimenta a história, pois sempre que nos encontramos ela faz alusão ao "passatempo de verão".

Riva disse...

Que verão longo, hein ?? rsrsrsrs

Abração

Jorge Carrano disse...

Mario Castelar, citado no post, faleceu em julho deste ano. Foi, seguramente, mais que um amigo, um irmão.
R.I.P meu caro Amigo.

Jorge Carrano disse...

Mario Castelar faleceu em julho de 2014.
R.I.P velho amigo.

Manuel Sanches disse...

José Carlos Ferreira Senna, da Marplan, é meu primo. Você ainda tem contato com ele. Sabe se está vivo? contato: harvard.msanches@gmail.com





Jorge Carrano disse...

Não Sanches. Perdi inteiramente o contato com ele, há alguns anos.

Na última vez em que nos encontramos, jantamos juntos no Sagrada Família. Ele com Ermínia e eu com minha mulher. Mas faz muito tempo.

Fomos muito amigos. Saíamos juntos, com outros casais. Durante um período jogávamos pelada na casa do sogro dele, o prof. Carlinhos.

Conheci Luciano (acho que era este o nome do irmão) e a irmã, cujo nome não me ocorre.

A última notícia que tive é de que mudara para Maricá. Antes morava na Mariz e Barros.

Lamento, Sanches, não poder ajudar.

Abraço