18 de abril de 2018

Virus, bactérias, micróbios, vermes e lulas

Fui a Wikipédia para aprender a distinguir, e saber como prevenir contágio. Estes seres, extremamente nocivos à população humana, precisam ter sua multiplicação e difusão bem controlados. Precisamos de vacinas e medicamentos eficazes para cura, na hipótese de contaminação.

VIRUS
  1. 1.
    vir cada um de um grupo de agentes infecciosos diminutos, desprovidos de metabolismo independente, que se replicam somente no interior de células vivas hospedeiras.
  2. 2.
    med vir substância orgânica (p.ex., pus) capaz de transmitir doença.

 BACTÉRIAS

As bactérias são organismos unicelulares, sendo em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte. Costumam possuir uma parede celular rígida que envolve externamente a membrana plasmática, constituída por uma trama de peptídeos (proteínas) interligados a polissacarídeos (açúcares).

VERMES

O termo verme remete, de modo geral, a um vasto grupo de animais alongados e de corpo mole. Na original Taxonomia de Lineu, o grupo dos vermes designava todos os invertebrados não pertencentes ao grupo dos artrópodes, ou seja, todos os animais desprovidos de esqueleto externo e articulações móveis. O grupo vermes não é mais usado pela ciência, sendo agora dividido nos filos dos platelmintosnematelmintos e anelídeos.

MICRÓBIOS

Micro-organismos, microrganismos ou micróbios são organismos que só podem ser vistos ao microscópio. Incluem os vírus, as bactérias, os protozoários, as algas unicelulares, fungos e os ácaros. 


Nossos  laboratórios de pesquisas têm sido incansáveis e extremamente competentes no desenvolvimento de vacinas e drogas capazes de prevenir e combater doenças provocadas por micro-organismos, alguns unicelulares, que são agressivos e muito nocivos aos nossos organismos.

Butantan

Osvaldo Cruz

Vital Brazil

Tenho especial preocupação com os lulas, porque são, mais do que os outros fungos, suscetíveis a mutações: eles se transformam de líderes populares, preocupados com os mais carentes e inimigos ferozes da corrupção, em chefes de quadrilhas que assaltam os cofres públicos e das estatais provocando enorme estrago na atividade econômica, com desemprego e  queda da renda.



Cuidado com eles. O lula abelha rainha estará sob controle, mas deixou alguns óvulos que podem eclodir: Lindbergs, Amorins, Haddads, e outros que todos já conhecem do noticiário policial.

Nenhum comentário: