23 de abril de 2018

Jorge e o trono britânico

A igreja, em Niterói, é muito pequena. Se avaliada em relação ao número de devotos é como uma casca de noz.


Uma profusão de camisas vermelhas. Quem não vestia vermelho, tinha na blusa a imagem do santo estampada no peito. Sim, e havia muita gente de vermelho e com a imagem  na altura do peito. Quod abundat non nocet.

A rua, no trecho entre São João e Marechal de Deodoro, fica intransitável. Mas com paciência todos acabam por se aproximar da igreja. E muitos conseguem até mesmo nela penetrar para reverenciar Jorge, o santo mais popular no Rio de Janeiro.


Nasceu hoje, dia dedicado a São Jorge, em Londres, o terceiro filho de William e Kate, o quinto na sucessão  ao trono britânico, obedecida a hierarquia. Como o primogênito, que está com 4 anos, se chama Jorge, o bebê hoje nascido terá outro nome.


São Jorge é, todos sabem, o padroeiro da Inglaterra. Um futuro rei nascido neste dia tem tudo para ser um soberano amado e respeitado. 

Isto se um dia chegar ao trono, porque a julgar pela longevidade da bisavó (Elizabeth II) que acabou de completar 92 anos de idade, no dia 21 último,  levará tempo.

Os milhares de fieis, aqui no Estado do Rio, não precisam faltar ao trabalho (hoje é feriado estadual), para render suas homenagens e sobretudo agradecer a São Jorge a proteção e graças alcançadas. 


Imagino que, assim como eu, a maioria tem mais a agradecer neste dia. Pedir a agente pede todos os dias (rsrsrs).


Algumas imagens colhidas na internet, mostram as multidões que, desde cedo, enchem as igrejas do santo  existentes na cidade do Rio de Janeiro.





Notas:
1) Postagem sobre São Jorge em

2) Matérias de hoje, na imprensa:

4 comentários:

Jorge Carrano disse...

Tenho com o santo uma ótima relação.

Não faço milagres, isto fica por conta dele. Em compensação trabalho duro e cumpro todas as minhas obrigações profissionais e familiares, para não deixar tudo por conta dele.

Jorge Carrano disse...

Papa presenteia com sorvetes, em comemoração ao seu onomástico.

Se nome de batismo é Jorge.

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/papa-da-sorvetes-a-pobres-para-celebrar-dia-de-sao-jorge,c7722b567b6e6662651fcf1f3d2024a85kwco0sv.html

Ana Maria disse...

Há exatamente quantos anos vc segue a procissão, ou pelo menos vai até a pequena Igreja de São Jorge?

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,

Difícil precisar. Morei 17 anos em São Paulo, em duas temporadas. Lá não acompanhava.

Quando voltei fui para São José de Imbaçaí - Maricá, e desde então não deixei de ir um só ano. São 22 anos ininterruptos.

Antes de mudar para São Paulo costumava ir até e igreja no dia 23. As procissões nem sempre eram realizadas no dia e sim num domingo.