25 de abril de 2018

Que semifinal, gente !





                      X






Choveu o dia todo em Liverpool. Mas este fato não afastou a torcida, que compareceu e ocupou todos os 54 mil lugares disponíveis no "Anfield Road", estádio do Liverpool Football Club.

E também não comprometeu as condições do gramado. Foi um jogão de 7 gols.

Anfield Road, estádio do Liverpool
O Liverpool, avassalador, colocou a Roma nas cordas e fez 5X0. Mas aconteceram duas coisas que  são fundamentais no futebol: não se pode deitar sobre os louros e não se pode arrefecer os ânimos.

E as duas coisas aconteceram: o Liverpool tirou o pé do acelerador e os romanos não se entregaram.

Daí que uma equipe aparentemente nocauteada conseguiu dois gols fora de casa, que poderão ser decisivos no jogo da volta, no Estádio Olímpico de Roma, na próxima semana.

Com absoluta certeza todos os 72 mil lugares do Estádio estarão tomados, em Roma. E a fanática torcida irá empurrar sua equipe na busca pelo resultado senão impossível, muito difícil.

Estádio Olímpico de Roma

Mas nas quartas-de-final a Roma conseguiu um feito e tanto ganhando do Barcelona - eu escrevi Barcelona mesmo - por 3X0, levando ao delírio os romanistas.

Por acaso estávamos em Roma no ano 2000, num dia de jogo vencido pela Roma. A cantina onde estávamos fervilhava, Era uma festa incrível. Por isso na vitória sobre o Barcelona minha mulher logo comentou: imagine as cantinas romanas hoje como estarão!

Pois é, será que a história se repetirá e a Roma consegue tirar a diferença? Contra o Barcelona havia perdido o jogo de ida por 4X1. Precisava 3 gols e conseguiu. Na próxima semana precisará dos mesmos 3  gols.

Conseguirá? Eu não duvido de coisa alguma em se tratando de futebol. Por isso é apaixonante.

Hoje foi um egípcio, que jogou na equipe romana antes de ir para Liverpool, que desequilibrou. Com gols e passes para gols.

Salah, este é seu nome, acaba de ser eleito pelos jogadores como o melhor da liga inglesa nesta temporada. Não é pouca coisa não.


O último registro que faço deste jogo, é de um fato  arrepiante mas corriqueiro nas partidas do Liverpool, sobretudo em seu estádio. Antes do início da partida, um fantástico coral de 54 mil vozes entoa, em alto e bom som, esticando e erguendo cachecóis nas cores vermelho e branco sobre sua cabeças a música "You'll never walk alone".

Mesmo para um torcedor do Arsenal, como eu, é arrepiante. Ouçam e vejam:



Notas: 
1) Este jogo foi ontem. Hoje, dia 25, tem Bayern X Real Madrid. Mais  emoções.
2) O vídeo acima não é de hoje. Mas é sempre assim.

11 comentários:

Jorge Carrano disse...

Vejam só. Nos últimos anos Cristiano Ronaldo e Messi vêm conquistando o titulo de melhor do ano. Cada um ganhou 5 vezes.

O último brasileiro a conquista a honraria foi Kaká, em 2007.

E nesta temporada (2018) não há a menor chance de um brasileiro ganhar o titulo de melhor, atribuído pela FIFA.

O Brasil tem o melhor futebol do mundo e nossos jogadores são igualmente os melhores do mundo?

Jorge Carrano disse...

Se arrependimento matasse ...

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/diretor-da-roma-diz-que-vendeu-salah-por-conta-de-fair-play-financeiro.ghtml

Paulo Bouhid disse...

Bom dia, Jorge. Assino (quase tudo) embaixo o que vc escreveu sobre ontem. O técnico errou ao retirar Salah pensando que o jogo estava liquidado. Um time que tem Mané no ataque corre tanto risco quanto quem tem uma defesa como o Vasco.

Sobre a música, acredito que vc saiba a sua origem, e sua adoção pela torcida do Liverpool. Nunca é demais relembrar a final de 2005, com Kaká no Milan, primeiro tempo Milan 3x0. O background - tb acredito que vc conheça - é a gravação original de "You´ll never walk alone", pela banda Gerry and The Pacemakers, que a levou ao sucesso, nos anos 60.

https://www.youtube.com/watch?v=tCJ5uBA3DU4

Já vi esse vídeo várias vezes, e sempre me arrepio.

Abs.

Jorge Carrano disse...

Paulo,

Você andou meio arredio, mas chega hoje em alto estilo, relembrando um jogo épico. Conhecido como "O milagre de Istambul". Inesquecível. Assisti.

Final da Liga Europeia. O Milan do Carlo Ancelotti tinha, além do Kaká citado por você, três outros brasileiros: o goleiro Dida, o lateral direito Cafú e o lateral esquerdo Serginho (era reserva).

O Liverpool, dirigido pelo Rafa Benítez, perdia por 3X0 no primeiro tempo e tudo levava a crer que não só perderia a parida e o título. como levaria uma goleada implacável.

Reagiu na segunda etapa, empatou e na disputa das penalidades, depois da prorrogação, com os jogadores no bagaço por causa ada intensidade da partida, o Liverpool ficou com o título (3X2).


Lembra do Vasco X Palmeiras? Igualmente memorável.

Jorge Carrano disse...

Neymar? Quem é Neymar?

O jogador que pode desbancar o Cristiano Ronaldo e Messi é um egípcio de nome Salah.

https://www.terra.com.br/esportes/futebol/internacional/liga-dos-campeoes/m-salah-o-farao-que-pode-destronar-os-deuses-messi-e-cristiano-ronaldo,2f531b0a5b26fc63f670282ac6a04ef0isfjbrci.html

Não é a minha opinião, entretanto. Os dois laureados nos últimos anos ainda estão queimando óleo 30.

Doravante aprenderemos que são três as pirâmides mais conhecidas – Quéops, Quéfren e Miquerinos (pai, filho e e neto), que o Egito era uma dádiva do Nilo, e Salah é o grande astro do futebol africano.

Correndo por fora, para receber o prêmio da Fifa, o belga Kevin De Bruyne, que gostaria de ter no Vasco (mas só em sonho).

Jorge Carrano disse...

Esqueci de comentar o vídeo, Paulo.

Muito legal mesmo.

https://www.youtube.com/watch?v=tCJ5uBA3DU4

Jorge Carrano disse...

O Real Madrid venceu o Bayern em Munique. Agora basta empatar em Madrid para ir à final, provavelmente contra o Liverpool.

Mas futebol é "uma caixinha de surpresas". Esta expressão vai pegar (rsrsrs).

Riva disse...

.... e por isso, apaixonante. Eu nunca acreditei nesse time do Real Madrid. Assim como nunca acreditaria no Palmeiras vencer o Boca lá na Bambonera.

Não sei, estou com um pressentimento de surpresas nessa Copa do Mundo, do tipo, um campeão que nunca conquistou uma Copa antes. Já é atípica pela ausência da Italia, e até da Holanda, uma potência desde a década de 70.

Well, aguardemos.

PS: vou me ausentar por 2 semanas aki do pub - férias finalmente, depois de 3 anos de trabalho ininterrupto. Na volta escrevo sobre nossa viagem.

FLUi



Jorge Carrano disse...

Boa viagem!

Aproveitem bem e retornem em paz e segurança.

Aguardaremos os relatos de viagem.

Até breve!!!

Jorge Carrano disse...

Que outra semifinal, gente. O jogo da volta, entre Real Madrid e Bayern, realizado em Madrid, foi de tirar o fôlego.

Por muito pouco o Bayern não eliminou o Real dentro do Santiago Bernabeu.

O empate, em 2X2, demonstra o quanto a equipe alemã jogou bem. É, sem dúvida uma bela equipe; Aguerrida e com muita técnica individual.

Não se fala em justiça ou injustiça em futebol. Mas se estas duas equipes fossem fazer a final, estaria perfeito o script.

Dois grandes times. Pena o Bayern ficar fora da disputa pelo título.

Jorge Carrano disse...

Na segunda partida, realizada em Roma, o time local ganhou mas não levou. O Liverpool perdeu e seguiu na competição. Foi 4X2 para os romanistas, mas não bastou porque haviam perdido de 5X2 em Liverpool.