29 de abril de 2018

Pompeia precisava parecer, já Gilmar precisa ser

Todos, ou quase todos, conhecem a história. A frase célebre originária do episódio, é recorrente em crônicas, matérias jornalísticas, discursos e teses acadêmicas.

Pompeia, segunda mulher de César, promoveu uma festa privativa para mulheres, uma espécie de clube do bolinha feminino, dedicada a Bona Dea (deusa boa).

Havia um patrício, de nome Públio, tão rico quanto atrevido, que era apaixonado por Pompeia e queria se aproximar dela. Como a festa era só para mulheres, proibida a entrada de qualquer homem, que fez ele?

Fantasiou-se de mulher, fingindo ser uma tocadora de lira, e conseguiu penetrar na festa, com o intuito de seduzir Pompeia, que realmente pelo que consta era uma jovem muito bonita.

Só não contava que fosse descoberto pela mãe de César, de nome Aurélia.

Descoberta a farsa e a intenção do penetra, César resolveu se divorciar, mas não se colocou contra Públio. Antes pelo contrário, chamado como testemunha, fez como Lula, dizendo nada saber sobre o episódio e nada ter contra o sedutor.

Claro que tal fato gerou perplexidade. E César foi indagado:  "por que então se divorciou?"

Ao que ele respondeu: "a mulher de Cesar deve estar acima de qualquer suspeita".

Na Wikipédia a frese consta como "minha esposa não deve estar nem sob suspeita".

Desta frase, tanto faz a versão que entenda mais próxima da realidade, deu origem a um ditado, um provérbio conhecidíssimo: "À mulher de Cesar não basta ser honesta, deve parecer honesta".

Avançando no tempo e na história vivemos um caso curioso. O ministro Gilmar parece ser desonesto. Exageraria se dissesse haver uma unanimidade sobre este conceito.

Mas são muitos os brasileiros que pensam isso do ministro.

Melhor então que seja honesto, porque como parece não ser, no primeiro descuido vai virar réu.

Nota: são inúmeras as manifestações através de cartas endereçadas às redações de jornais e revistas.
Neste blog cujo link de acesso vai ao final, entretanto, encontrei uma referência sobre uma  crítica de um promotor, que acabará por ser investigado pela Corregedoria. Mas sua opinião é compartilhada por muita gente
http://falandodebrasil.com.br/?p=5624

6 comentários:

Ana Maria disse...

Já foi protocolado pedido de impeachment do Ministro.
Tomara que seja afastado. Pelo bem da Justiça.

Jorge Carrano disse...

Não conheço Gilmar Mendes pessoalmente. Meu juízo de valor foi construído à distância, avaliando suas posições e atitudes no plenário do STF, porque sempre que posso, por curiosidade profissional, assisto às sessões.

Já o ministro Luís Roberto Barroso convive com ele, inclusive nos bastidores.

E o que foi que Luis Roberto Barroso disse sobre seu par, numa sessão do STF no mês de março último?

Pincei algumas frases, que foram, como praxe, precedidas do V. Exa.:

- Não tem patriotismo, está sempre atrás de um interesse que não é o da Justiça.

- Você é uma pessoa horrível. É bílis, ódio, mau sentimento, mal secreto".

- Uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia.

- Vossa Excelência não consegue articular um argumento.


Aqui, nesta última frase, Barroso se enganou. Gilmar articula argumentos, só que sempre em defesa de seus interesses pessoais. Exatamente aqueles explicitados em outra das frases acima: "Não tem patriotismo, está sempre atrás de um interesse que não é o da Justiça."

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,

Não existe um, mais sim alguns pedidos de impeachment do ministro em questão.

Um que circulou na rede já teria mais de dois milhões de assinaturas. Leia em
https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2018/03/pedido-de-impeachment-de-gilmar-mendes-que-circula-na-internet-tem-ap.html

Se ele tivesse um mínimo de dignidade, de vergonha na cara, diante de um número tão expressivo de opiniões desabonadoras a seu respeito, teria adotado uma atitude digna.

Já nem falo em harquiri, não peço tanto, mas uma renúncia cairia muito bem.

Jorge Carrano disse...

São dezenas, centenas, e não chegam aos milhões por falta ade espaço, as cartes publicadas em dois dos maiores veículos de comunicação, como São "O Estado de São Paulo" e "O Globo", malhando o ministro Gilmar Mendes.

E cada um dos leitores, remetentes das cartas criticas, tem sua razões.

Pincei agora uma escrita por João Carlos Guimarães Matos, publicada n'O Globo, que é a um sótempo, sutil, bem humorada, inspirada e cortante.

Na dita carta o leitor compara a ida de Gilmar Mendes ao Palácio do Jaburu par um encontro fora da agenda com o presidente Temer, a uma hipotética visita do presidente de um dos clubes, às vésperas de um FlaXFlu, ao juiz da partida.

Mais claro impossível

Para quem está boiando, não captou a imagem, lembro que tal encontro se deu agora às vésperas da votação do fim do foro privilegiado no STF.

Jorge Carrano disse...

Esta na rede mundial de computadores (internet):

(1) Gilmar telefonou espontaneamente para Silval Barbosa, ex-governador do Mato Grosso, horas antes preso em flagrante na Operação Ararath, hipotecando-lhe solidariedade e prometendo interceder a seu favor junto ao Ministro Toffoli, que relatava o inquérito. Silval é, nas palavras do Ministro Fux, o protagonista de uma delação monstruosa.

(2) Gilmar votou contra a prisão do secretário da Casa Civil e da Fazenda desse mesmo ex-governador. Éder de Moraes Dias, segundo a Polícia Federal, foi o principal operador do esquema de corrupção descoberto na Ararath.

(3) Gilmar teve inúmeros encontros privados com o Presidente Michel Temer, fora da agenda oficial, alegando velha amizade e, ainda assim, com voto de minerva no TSE, absolveu a chapa Dilma-Temer de abuso de poder político e econômico na última campanha, de maneira a preservar o mandato do amigo. Nesse processo, a ex-mulher de Gilmar, Samantha Ribeiro Meyer-Pflug, emitiu parecer favorável a Temer, que depois viria a nomeá-la conselheira da Itaipu Binacional, sem contar que o Presidente ainda tornou um primo de Gilmar, Francisval Dias Mendes, diretor da Agência Nacional de Transporte Aquaviário.

(4) Gilmar, agindo como verdadeiro soldado do PSDB, a despeito de ser o relator de 4 entre 9 inquéritos contra Aécio Neves, aceitou o pedido deste para convencer o Senador Flexa Ribeiro a seguir determinada orientação no tocante a projeto de lei de abuso de autoridade.

(5) Gilmar, desprezando o fato de que sua atual mulher trabalha no escritório que defendia os interesses do notório Eike Batista, mandou libertá-lo da prisão.

(6) Gilmar por três vezes livrou do cárcere Jacob Barata Filho, milionário do setor de transportes do Rio de Janeiro, cuja filha casou com o sobrinho de Guiomar Mendes, mulher do Ministro. Mais: Francisco Feitosa, irmão de Guiomar, é sócio de Barata.

(7) Gilmar mandou soltar o ex-presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio Lélis Marcos Teixeira, como Barata, cliente do escritório de advocacia integrado pela esposa do Ministro.

(8) Gilmar votou no processo de anulação da delação premiada dos proprietários do Grupo J & F, a despeito de a JBS haver patrocinado com R$2,1 milhões eventos do IDP, Instituto de Direito Público, empresa da qual o Ministro é sócio.

(9) Gilmar determinou a soltura do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso José Riva, conhecido como o “rei da ficha suja no Brasil”, que foi defendido por Rodrigo Mudrovitsch, não só professor do IDP, mas também advogado do Ministro em outra causa.

Jorge Carrano disse...

A matéria do comentário acima, está em:

https://veja.abril.com.br/revista-veja/impeachment-para-gilmar/